Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se esforços de tração como positivos (+) e de compressão como negativos (-), os valores dos esforços normais nas barras CE, CF e DF da treliça abaixo são, em kgf, respectivamente iguais a:
Uma instalação predial de água fria deve ser projetada e executada de modo que não haja possibilidade de a água potável deixar de atender ao padrão de potabilidade, devido a uma contaminação. Um dos cuidados que devem ser observados é o de evitar o refluxo de água usada ou servida, para a fonte de abastecimento ou para a própria instalação predial de água fria. Um exemplo efetivo de dispositivo (ou disposição construtiva) de prevenção ao refluxo de água em instalações prediais de água fria é a:
válvula antigolpe
conexão cruzada
separação atmosférica
válvula redutora de pressão
No escoamento livre, em canais, existe um valor mínimo de energia específica, que corresponde a uma certa profundidade denominada de profundidade crítica. A profundidade crítica, para um canal de seção retangular de base igual a 20 m, que apresenta vazão constante de 40 m3/s, com velocidade média igual a 2 m/s, é igual a 0,74 m. O regime de escoamento neste canal é o:
crítico
subcrítico
hipercrítico
supercrítico
O grau hiperestático da estrutura abaixo vale:
2
3
4
5
O índice de esbeltez de uma coluna de comprimento l e seção transversal quadrada de lado a , tendo uma extremidade livre e a outra engastada, é igual a:
Em instalações prediais de água fria, a prevenção e a atenuação do golpe de aríete podem ser obtidas com o seguinte procedimento:
executando-se as tubulações embutidas na alvenaria
reduzindo-se as perdas de carga nas tubulações
evitando-se choques mecânicos na tubulação
evitando-se o fechamento brusco de válvulas
Nas unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares, de acordo com a NBR 5410/97, que define as condições desejáveis de instalações elétricas de baixa tensão, deve ser atribuída às tomadas de uso geral de banheiros, cozinhas, copas, copa-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, a seguinte previsão de carga:
no mínimo 600 VA por tomada, até 3 tomadas, e 100 VA por tomada, para as excedentes, considerando cada ambiente separadamente
no mínimo 1000 VA por tomada, até 3 tomadas, e 600 VA por tomada, para as excedentes, considerando cada ambiente separadamente
no máximo 600 VA e no mínimo 100 VA, por tomada
no mínimo 100 VA por tomada
Ao projetar as instalações de esgoto sanitário de uma edificação, um dos fatores que garante o adequado funcionamento do sistema é a correta ventilação devido à presença de gases oriundos da matéria orgânica em decomposição. Entre outras, deve-se prever ramais de ventilação na tubulação que liga:
a bacia sanitária ao ramal de descarga do ralo sifonado:
o ralo sifonado ao ramal de descarga da bacia sanitária;
a bacia sanitária ao ramal de descarga do tubo secundário;
a caixa de gordura à caixa secundária;
a bacia sanitária à caixa secundária.
As condições meteorológicas influem na evacuação dos agentes poluidores da atmosfera. Considerando os diversos fenômenos a seguir, marque a alternativa que os associa corretamente com as suas causas:
Fenômenos:
I – Diluição;
II – Dispersão Horizontal;
III – Dispersão Vertical;
IV – Inversão atmosférica;
V – Camada de Inversão.
Causas:
1 – Em virtude da temperatura mais alta na parte superior da atmosfera, o ar poluído não consegue subir e vai ficando cada vez mais confinado nas camadas superiores.
2 – Representa a mistura do ar poluído com o não poluído.
3 – A temperatura aumenta com o acréscimo de altitude.
4 – Sob ação dos ventos.
5 – A temperatura diminui com o acréscimo de altitude.
I-5; II-3; III-1; IV-2; V-4;
I-4; II-5; III-3; IV-1; V-2;
I-3; II-1; III-2; IV-4; V-5;
I-2; II-4; III-5; IV-3; V-1
I-1; II-2; III-4; IV-5; V-3.
As impurezas podem se encontrar na água de vários modos:
– Partículas de uma substância A, com dimensões da ordem de um milimícron, podem estar dissociadas ao nível de moléculas, em outra B. Nesse caso diz-se que A está ___________ B; – Partículas muito pequenas da substância A, de dimensões entre um a mil milimícron, podem estar dispersas na substância B. Nesse caso diz-se que A está ___________ B; – Partículas relativamente grandes da substância A, com dimensões maiores do que mil milimícron, estão flutuando dentro da substância B. Nesse caso diz-se que A está ___________ B.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
em estado coloidal dentro da substância, em suspensão em, dissolvida em;
dissolvida em, em suspensão em, em estado coloidal dentro da substância;
em estado coloidal dentro da substância, dissolvida em, em suspensão em;
em suspensão em, dissolvida em, em estado coloidal dentro da substância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...