Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é obrigatório para as obras verticais e obedece aos parâmetros estabelecidos na NBR 5914. Esse sistema pode ser externo à edificação ou embutido na sua estrutura. Neste caso, o sistema é concebido por
malha ou gaiola de Faraday distribuído pelo poço dos elevadores para permitir a dissipação das energias acumuladas pela incidência da defasagem e da diferença de potencial entre a extremidade das antenas e a lança de captação da descarga elétrica do pára-raios.
cabos de cobre entrelaçados à armadura dos pilares e segmentados a cada 6 metros, permitindo a formação do arco elétrico necessário para a dissipação do calor promovido pela ação da descarga elétrica e condutividade térmica decorrentes da fricção dos elétrons na armadura das lajes.
barras de aço galvanizado a fogo incorporadas à armadura dos pilares e ou vigas em toda extensão da altura do edifício, com o objetivo de realizar o aterramento das instalações elétricas e transmitir a descarga atmosférica dos pára-raios ao solo.
prumadas de arame de aço galvanizado de Ø 4,2 mm, distribuídos ao longo do perímetro da armadura das vigas, proporcionando a conexão dos aparelhos elétricos que estejam sendo utilizados ao mesmo tempo em cada uma das unidades pertencentes ao andar.
tirantes confeccionados em malha de arame de aço doce com banho de cobre de 0,005 mm de espesura, distribuídos na extensão da laje, formando um campo impermeável à penetração de corrente elétrica proveniente de intempéries e de fluxo termoquímico.
Para verificar o desligamento da energia elétrica ocorrido na cozinha do Tribunal, após avaliação verificou-se a existência de um defeito de isolamento entre um condutor ativo e um condutor de terra, causando a interrupção automática da alimentação. Neste caso, o dispositivo responsável pela detecção do defeito e pelo desligamento é
disjuntor diferencial.
relé térmico.
disjuntor magnético.
relé de impulso.
contator bipolar.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Materiais de construção são substâncias ou objetos empregados em obras de construção civil responsáveis pelas características finais da obra. Dessa forma, é de grande importância o controle desses materiais ao longo de todo o processo construtivo. Com relação a essa atividade de controle, assinale a opção correta.
O controle da granulação do cimento é importante para a resistência do concreto.
O controle da cura do concreto visa garantir a evaporação da água de amassamento logo após o lançamento.
Telhas para cobertura devem ser controladas quanto à resistência ao cisalhamento.
Aparelhos sanitários em louça devem possuir juntas na região acima da linha de água.
Ensaios de aderência de aços ao concreto devem ser realizados com esclerômetro, diretamente na estrutura.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Nas argamassas para assentamento de tijolos, os componentes comumente utilizados e a consistência da mistura são
cimento, saibro e areia fina com consistência muito plástica.
cimento, saibro e brita com consistência plástica.
cimento e areia grossa com consistência plástica.
cimento e areia grossa com consistência fluida.
cimento, areia fina e areia muito grossa com consistência fluida.
Em vistoria ao pátio de armazenamento de materiais, verificou-se que os sacos de cimento apresentavam as embalagens com marcas de umidade, rasgadas, e estavam acondicionados sobre paletes. Na disposição do empilhamento, os produtos fabricados e recebidos aais recentemente estavam por cima. Após conclusão da análise deve-se
dispor os produtos empilhados em paletes com altura entre 18 a 20 sacos, com os produtos mais novos por cima da pilha, procurando cobrir com lona plástica para que, mesmo que chova no local, não umedeça o produto.
utilizar os produtos armazenados nas embalagens manchadas e rasgadas, imegiatamente, solicitando para que os ajudantes refaçam o empilhamento dos sacos, mantendo a mesma odrem, em lugar seco e bem arejado.
solicitar os produtos armazenados das embalagens danificadas e deterioradas com produtos das embalagens perfeitas, em silos, para uso no concreto de forma que não ocorra grandes problemas estruturais, caso os produtos estejam comprometidos.
segregar os produtos com embalagens danificadas, selecionar outro lugar para armazenamento isento de umidade, coberto e fechado, promovendo o empilhamento de 10 sacos de altura, com os produtos mais novos por baixo.
escolher local plano com piso em concreto, para permitir o empilhamento com altura de 15 sacos dispostos diretamente sobre o piso, facilitando a retirada dos produtos de cima que deverão ter a data de produção mais antiga.
Para executar uma obra em uma casa de alto padrão é necessário analisar quais materiais devem ser empregados. É preciso uma sala de música (1) com isolamento acústico. Um atelier (2) à prova de fogo e com paredes resistentes a impactos. Uma sala para meditação (3) em formato redondo e um laboratório (4) resistente à umidade, pois abrigará flores que ficarão fixas nas paredes recebendo irrigação direta. O laboratório é o único cômodo que possui três das quatro paredes em contato com o meio externo. Os outros cômodos da casa são todos internos. Todas as vedações serão executadas "entre lajes", ou seja, todos os cômodos terão cobertura de laje impermeabilizada.
Sabendo que:
I. Deve-se utilizar um tipo diferente de vedação para cada ambiente.
II. Os tipos de vedação à disposição são gesso acartonado pintado, alvenaria de blocos cerâmicos (revestidos de argamassa comum), placas cimentícias revestidas de azulejos e alvenaria estrutural aparente.
III. Nenhum dos cômodos será impermeabilizado interna ou externamente.
IV. Nenhum dos cômodos possui paredes contíguas.
Pode-se afirmar que os tipos de vedação mais indicados para os casos (1), (2), (3) e (4), são, respectivamente,
alvenaria estrutural, gesso acartonado, placa cimen- tícia, alvenaria de blocos cerâmicos
alvenaria de blocos cerâmicos, alvenaria estrutural, gesso acartonado, placa cimentícia.
gesso acartonado, placa cimentícia, alvenaria de blocos cerâmicos, alvenaria estrutural.
placa cimentícia, gesso acartonado, alvenaria estru- tural, alvenaria de blocos cerâmicos.
gesso acartonado, alvenaria de blocos cerâmicos, alvenaria estrutural, placa cimentícia.
Uma das atividades atribuídas na fase de concretagem de estruturas, para promover o aumento da racionalização na produção em edifícios, é
exigir ensaios tecnológicos destrutivos para cada etapa da retirada dos escoramentos das lajes.
padronizar a modularização das peças da estrutura gerando vãos com medidas múltiplas de 20 cm.
empregar projeto de sistema de formas e modularizar os vãos da estrutura, conforme materiais empre gados.
utilizar projeto de armazenamento de formas, objetivando a garantia da impermeabilidade das chapas
Um prédio passou por uma reforma e acabou recebendo, na entrada, uma cobertura em policarbonato. Este é um tipo de plástico usado em engenharia que substitui o vidro, com freqüência, desde que observados certos detalhes construtivos. Após poucos meses algumas das placas de policarbonato começaram a amarelar e perder a transparência. Sabe-se que elas são de um mesmo fabricante e que foram instaladas por uma mesma equipe. De acordo com as características inerentes ao policarbonato utilizado para esses fins pode-se afirmar que
toda placa de policarbonato instalada ao relento deve, obrigatoriamente, receber verniz protetor para evitar o que ocorreu com as placas defeituosas.
algumas das placas foram instaladas com o uso de maçarico e, portanto, sofreram reação química que mudou a cor e a transparência das mesmas.
o uso de ferramentas de corte inadequadas, como serra tico-tico e ou serra de disco diamantado, promove a perda da transparência de algumas placas.
as placas que amarelaram tinham água de chuva empoçada sobre elas permitindo o desenvolvimento de algas que oxidaram o policarbonato.
as placas que perderam sua transparência foram instaladas invertidas, com sua face protegida voltada para baixo deixando exposta a face desprotegida.
Ao coordenar o trabalho de pintura de um ambiente do tribunal, quando da análise preliminar do local observou-se marcas de sujeira nas paredes, além de mofo e algumas bolhas, que em alguns pontos se confundiam com ondulações e imperfeições. Observou-se ainda que as portas e janelas, assim como o ambiente como um todo não passa por manutenção e pintura há algum tempo. O local, que recebe trânsito intenso, teve sua pintura anterior feita com tinta à base de óleo. As dimensões do local são 20,00m x 12,00m e pé direito de 2,70m. No planejamento do trabalho, antes da iniciar a pintura, deve-se
proteger locais com jornais e plásticos e aplicar uma camada de tinta sem diluição para promover a co- bertura das imperfeições, ao mesmo tempo que au- mentará a resistência da pintura sem que haja necessidade de remoção de mofo e fungos.
proteger locais com jornais e plásticos e aplicar uma camada de tinta sem diluição para promover a cobertura das imperfeições, ao mesmo tempo que aumentará a resistência da pintura sem que haja necessidade de remoção de mofo e fungos.
definir o número de demãos de seladora e o tempo entre o primeiro e o segundo lixamento a ser realizado, a partir do levantamento preliminar que definirá também, a ordem e a relação de produtos a serem aplicados.
limpar a superfície com uma solução de água sanitária diluída em água, realizando o lixamento da superfície a ser pintada, limpando-a a seguir com pano úmido e após, aplicar selador e corrigir as imperfeições.
aplicar uma demão de fundo preparador de paredes, após 5 minutos decorridos da remoção das bolhas e manchas com o auxílio do picador e pano molhado com sabão neutro, aguardando 1 hora para aplicar a primeira demão de tinta.
Nos processos de acabamento em edificações é muito comum o uso de pinturas técnicas e ou aplicação de texturas. A composição da tinta e a qualidade dos produtos componentes determinam o poder de cobertura e a durabilidade da camada do revestimento. Algumas tintas utilizam veículo termoplástico não-aquosos, dentre as quais cita-se, exclusivamente,
PVA
epóxi
a óleo
esmalte
acrílica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...