Questões de Engenharia Civil do ano 2005

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Ao realizar a inspeção de uma cantina constatou-se manchas escuras próximas à base da edificação, em todas as paredes externas. Após breve análise do local, entrevistas com trabalhadores na obra e algumas observações, concluiu-se que as manchas eram decorrentes de infiltrações. Pode-se afirmar que as infiltrações são provocadas por

  • A.

    umidade do solo decorrente da falta de impermeabilização dos baldrames.

  • B.

    utilização de argamassa com cal hidratada.

  • C.

    imperfeições na execução das juntas entre blocos ou nas fiadas

  • D.

    solo altamente permeável ao lençol freático.

  • E.

    condensação interna da umidade decorrente de cocção e chuveiro.

A elaboração do orçamento de uma obra é etapa fundamental do projeto e visa garantir a eficiência do processo construtivo. Com relação aos orçamentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Para a elaboração do orçamento, é desnecessário um memorial descritivo da obra.

  • B.

    Equipamentos podem ser considerados insumos na composição de custos.

  • C.

    O conceito de produtividade variável é aplicado unicamente à mão-de-obra.

  • D.

    Taxa de benefício e despesas indiretas são acréscimos que devem ser aplicados sobre os custos indiretos.

  • E.

    Previsão de problemas e despesas inesperadas durante a execução da obra devem ser consideradas despesas diretas.

As despesas indiretas a serem consideradas em uma obra incluem a despesa financeira e a despesa tributária. Acerca dessas despesas, assinale a opção correta.

  • A.

    A despesa financeira independe do tempo de construção da obra.

  • B.

    A utilização de capital de giro próprio não exige taxa de acréscimo para perdas financeiras.

  • C.

    A carta de fiança bancária gera despesa financeira.

  • D.

    O imposto sobre serviços (ISS) é despesa tributária de caráter federal.

  • E.

    A maioria dos impostos que incidem sobre o valor da obra é municipal.

Com base no texto VIII, é correto afirmar que o tempo mínimo para o término da etapa H

  • A.

    é menor que 15 dias.

  • B.

    está entre 15 e 30 dias.

  • C.

    está entre 30 e 45 dias.

  • D.

    está entre 45 e 60 dias.

  • E.

    é maior que 60 dias.

Ainda com relação ao diagrama do texto VIII, considere que uma mudança tecnológica elimine a etapa C. Em face dessa consideração, é correto concluir que, até a etapa G,

  • A.

    não haverá antecipação.

  • B.

    haverá antecipação entre 1 dia e 5 dias.

  • C.

    haverá antecipação entre 5 dias e 10 dias.

  • D.

    haverá antecipação entre 10 dias e 15 dias.

  • E.

    haverá antecipação superior a 15 dias.

No processo de avaliação de imóveis urbanos, tem-se procurado padronizar métodos para permitir identificar valores de um bem de maneira confiável e com capacidade de comparação. Os métodos de identificação do valor de um bem não incluem o método

  • A.

    comparativo direto de dados de mercado.

  • B.

    involutivo.

  • C.

    evolutivo.

  • D.

    da capitalização da renda.

  • E.

    dos valores virtuais.

A atividade relativa à efetivação das avaliações e medidas possíveis, parciais e final, de levantamento e apropriação de custos, e composições de preços, de processamento das faturas, verificação dos prazos contratuais e das demais condições contratuais da mesma natureza, de modo a assegurar o atendimento das disposições contratuais entre o contratante e o contratado, é:

  • A.

    Fiscalização Administrativa;

  • B.

    Fiscalização Técnica;

  • C.

    Fiscalização de serviços e obras de engenharia e arquitetura;

  • D.

    Medição;

  • E.

    Apropriação de custos.

Associe corretamente:

I – Preço Global;

 II – Preço Inicial;

 III – Preço Parcial;

 IV – Preço Reajustável;

V – Preço Total;

VI – Plano Especial.

 a) Preço acordado entre contratante e contratado para fazer serviços ou obras cujas quantidades ou características foram alteradas, observadas as condições estabelecidas no contrato;

b) Preço pelo qual o contratado se obriga a executar determinado serviço ou obra;

c) Preço básico estabelecido no contrato;

 d) Preço de determinada quantidade ou etapa definida de um serviço ou obra;

 e) Preço contratual que admite variações para mais ou menos, de acordo com os critérios de revisão estabelecidos no contrato;

f) Preço de um serviço ou obra computado segundo a soma dos preços parciais, preços especiais e reajustes.

 A associação correta é:

  • A.

    I-b; II-c; III-d; IV-e; V-f; VI-a;

  • B.

    I-c; II-d; III-e; IV-f; V-a; VI-b;

  • C.

    I-d; II-e; III-a; IV-f; V-b; VI-c;

  • D.

    I-e; II-f; III-a; IV-b; V-c; VI-d;

  • E.

    I-f; II-a; III-b; IV-c; V-d; VI-e;

O conjunto de documentos escritos composto de discriminações técnicas, condições, procedimentos e normas é denominado:

  • A.

    memorial descritivo;

  • B.

    memorial justificativo;

  • C.

    caderno de encargos;

  • D.

    programas de fornecimento e previsões gerais;

  • E.

    cronograma físico e financeiro.

Ao elaborar um estudo de terraplenagem, um engenheiro levantou os seguintes custos:

 Pc = R$100,00 – Preço unitário de 1 m3 de corte. Pt = R$ 1,00 – Preço unitário do transporte de 1 m3 a 1 Dam.

Ao analisar o diagrama de massas, constatou sobra de material no ponto A e necessidade de material no ponto B, sugerindo uma possível compensação a uma distância média de 500m.

Considerando a ocorrência de material homogêneo ao longo do trecho e a disponibilidade de empréstimos laterais em B e bota-foras em A, concluímos que:

  • A.

    é mais barato aproveitar o material disponível em A, transportando-o para B, do que fazer um bota-fora em A;

  • B.

    os custos de compensação dos trechos ou de empréstimos e bota-fora locais são os mesmos;

  • C.

    como a distância entre A e B é igual a 5 Dam, custará mais caro aproveitar o material disponível em A, transportando-o para B, do que jogá-lo fora em A;

  • D.

    é sempre preferível fazer bota-foras e empréstimos laterais, pois desta forma minimiza-se o momento total de transporte;

  • E.

    é sempre preferível transportar e compensar a necessidade de cortes com a de aterros, independente da distância média de transporte, pois isso conduz a máxima compensação.

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