Questões de Engenharia Civil do ano 2005

Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O croqui abaixo mostra a instalação de água fria de um vestiário de quadra de esportes, onde:

AB, BC, CD... são trechos de ramal.

LV = lavatório

CH = chuveiro

VS = vaso sanitário com caixa acoplada.

Você sabe, também, que após uma competição, todos os aparelhos são usados simultaneamente.

Dados e informações adicionais:

Diâmetro mínimo dos sub-ramais dos aparelhos:

Para a situação acima descrita e os dados fornecidos, qual das afirmações abaixo é falsa?

  • A.

    Neste tipo de uso, o melhor método de dimensionamento é o "método das seções equivalentes", que considera o máximo consumo possível.

  • B.

    O método de Hunter (também conhecido como método dos pesos) considera que os aparelhos não são usados todos simultaneamente.

  • C.

    A ordem de colocação dos aparelhos afetará o diâmetro do trecho CD.

  • D.

    No método de Hunter o critério de dimensionamento é pelo consumo máximo provável.

A respeito da composição analítica simplificada do custo de um serviço, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O custo unitário total é a soma do custo unitário direto com o valor do BDI.

  • B.

    O custo unitário é o produto do valor do coeficiente pelo preço do componente.

  • C.

    No caso da mão-de-obra e equipamentos, a unidade de tempo normalmente utilizada é a hora por dia.

  • D.

    O coeficiente refere-se à quantidade com que cada componente participa na composição analítica.

Ao planejar estacionamentos nas ruas, deve-se considerar que a área ocupada por cada automóvel, estacionado em paralelo, a 45º e a 90º, vale, respectivamente, em metros quadrados:

  • A.

    12,5; 15,0; 17,5.

  • B.

    15,0; 12,5; 17,5.

  • C.

    15,0; 17,5; 12,5.

  • D.

    17,5; 12,5; 15,0.

As declividades longitudinais máximas de 4 e 10% são, respectivamente, recomendadas para vias de pedestres executadas com acabamento em:

  • A.

    concreto rugoso e concreto liso.

  • B.

    granito polido e bloco articulado.

  • C.

    lajotas de grês e lajotas cerâmicas.

  • D.

    ladrilhos hidráulicos de cimento e granito sem polimento.

Para prevenir a erosão do pavimento, caracteriza a faixa de declividade longitudinal admissível:

  • A.

    0,8 a 6% para vias de pedrisco sem penetrar.

  • B.

    0,5 a 12% para vias de pedrisco sem penetrar.

  • C.

    0,5 a 12% para vias de concreto de cimento moldado in loco e acabado com cuidado.

  • D.

    0,3 a 14% para vias de concreto de cimento moldado in loco e acabado com cuidado.

É desejável que um laudo ou um parecer apresente como qualidade fundamental a concisão, que é:

  • A.

    a expressão fácil e compreensível das idéias.

  • B.

    a maneira atraente de expor as idéias.

  • C.

    a expressão do pensamento com o menor número possível de palavras.

  • D.

    o emprego da palavra ou construção mais exata para expressão das idéias.

Em função do tipo de fluxo de tráfego, o número de pessoas que podem circular por minuto e metro de largura, em vias horizontais ou de pouca declividade, numa única direção, é:

  • A.

    4 a 6 para fluxo completamente livre.

  • B.

    18 a 30 para fluxo obstaculizado.

  • C.

    30 a 60 para fluxo apertado.

  • D.

    6 a 10 para fluxo congestionado.

Em relação às camadas dos pavimentos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    As sub-bases são somente do tipo flexível.

  • B.

    As bases de macadame hidráulico são flexíveis.

  • C.

    Os revestimentos de paralelepípedos são rígidos.

  • D.

    As bases de solo tratado com aditivos cimentantes são semi-rígidas.

Em um projeto de drenagem urbana, os emissários deverão contar com poços de visitas para atender às seguintes situações:

  • A.

    Mudanças de declividade e a cada 75 m de trecho longo de 60mm de diâmetro.

  • B.

    Mudanças de direção e a cada 50 m de trecho longo de 40 mm de diâmetro.

  • C.

    Mudanças de diâmetro e a cada 100 m de trecho longo de 80 mm de diâmetro.

  • D.

    A cada 50 m de trecho longo de 40 mm de diâmetro e a cada 200 m de trecho longo de 80mm de diâmetro.

Em uma obra de pavimentação, a regularização, camada de espessura irregular construída sobre o sub-leito, deve ser executada sempre que possível em aterro, evitando que:

  • A.

    sejam executados cortes difíceis no material da "casca" já compactada pelo tráfego.

  • B.

    seja mantida uma camada já compactada naturalmente.

  • C.

    o equipamento de escarificação não atue sobre todas as camadas, inclusive as já compactadas.

  • D.

    a regularização dê à superfície características geométricas do pavimento acabado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...