Questões de Engenharia Civil do ano 2006

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Os pavimentos podem ser divididos basicamente em dois tipos: flexíveis e rígidos. A respeito das características desses dois tipos de pavimento, assinale a opção correta.

  • A.

    A distribuição de cargas ao subleito é idêntica em ambos os tipos de pavimento.

  • B.

    A durabilidade dos pavimentos flexíveis é maior que a dos pavimentos rígidos, isto é, os pavimentos flexíveis exigem manutenção menos freqüente que os pavimentos rígidos.

  • C.

    A estrutura do pavimento flexível é composta por uma única camada de material betuminoso ou asfáltico.

  • D.

    O pavimento rígido se caracteriza por ter módulo de elasticidade menor que o da base compactada.

  • E.

    O pavimento rígido pode ser reforçado por telas ou barras de aço.

Todo sistema viário deve estar dotado de um sistema de sinalização horizontal (que utiliza cinco cores), constituído por tudo o que está escrito, desenhado ou pintado na pista de rolamento para definir os diversos tipos de sinais. Considerando o significado e utilização de cada cor na sinalização horizontal, é correto afirmar que a cor

  • A.

    branca é utilizada na regulação de fluxos de igual sentido.

  • B.

    vermelha é utilizada na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e parada.

  • C.

    azul é destinada ao estacionamento regulamentado de veículos em serviços oficiais.

  • D.

    preta é destinada à regulação de espaços de uso restrito das forças armadas.

  • E.

    amarela, além de ser utilizada na sinalização de ciclovias, é usada também para a pintura de símbolos.

Num prisma solicitado ao esforço de flexão simples, "as seções transversais permanecem planas e ortogonais ao eixo longitudinal deformado". Essa afirmação é conhecida como:

  • A.

    Lei de Navier

  • B.

    Hipótese de Bernouilli

  • C.

    Lei de Hooke

  • D.

    Princípio de Saint-Venant

  • E.

    Teorema de Cauchy

A figura acima corresponde ao desenho de uma estrutura plana, rígida e com peso desprezível, que se encontra em equilíbrio. A carga concentrada Q (não-nula) atua a uma distância x do apoio A. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Independentemente do valor de x, é nulo o esforço cortante na seção da viga II sobre o apoio B.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima corresponde ao desenho de uma estrutura plana, rígida e com peso desprezível, que se encontra em equilíbrio. A carga concentrada Q (não-nula) atua a uma distância x do apoio A. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima corresponde ao desenho de uma estrutura plana, rígida e com peso desprezível, que se encontra em equilíbrio. A carga concentrada Q (não-nula) atua a uma distância x do apoio A. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Para x = a, o módulo do momento fletor na seção da viga sobre o apoio B é igual a 0,5 × Qa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima corresponde ao desenho de uma estrutura plana, rígida e com peso desprezível, que se encontra em equilíbrio. A carga concentrada Q (não-nula) atua a uma distância x do apoio A. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima corresponde ao desenho de uma estrutura plana, rígida e com peso desprezível, que se encontra em equilíbrio. A carga concentrada Q (não-nula) atua a uma distância x do apoio A. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

O controle tecnológico cuidadoso do concreto permite a execução de obras duráveis e de boa qualidade. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

O ensaio de ressonância é um ensaio dinâmico destrutivo que permite a determinação da resistência do concreto à compressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

NÃO é função da armadura de concreto com barras, malhas ou telas de aço:

  • A.

    aumentar a segurança das peças esbeltas tracionadas contra a flambagem;

  • B.

    limitar a abertura das fissuras;

  • C.

    aumentar a capacidade resistente à compressão em peças comprimidas;

  • D.

    absorver os esforços de tração em peças estruturais solicitadas à flexão e à tração;

  • E.

    fazer com que as fissuras no concreto, sob a ação das cargas de utilização, permaneçam na ordem de grandeza de capilares (não sejam facilmente visíveis a olho nu).

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