Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diversos são os tipos de soluções para fundações de obras civis que podem ser dimensionadas de forma a atender os requisitos técnicos exigidos. A fundação em estaca do tipo hélice contínua é um tipo de
estaca metálica em forma de hélice que é inserida no terreno por meio de torção aplicada no seu topo.
fundação profunda constituída por concreto, moldada in loco e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado.
estaca de concreto em que a ponta é aumentada de volume por injeção de concreto sob elevadas pressões.
tubulão em que o comprimento do fuste é maior que 10 vezes o seu diâmetro.
Assinale a opção correta acerca de acidente de trabalho.
Acidente de trabalho é aquele que decorre do exercício da atividade laboral, obrigatoriamente no horário e no local de trabalho.
Em caso de acidente de trabalho, deve-se preencher a comunicação de acidente de trabalho (CAT), independentemente do tempo de afastamento do trabalhador.
O trabalhador acidentado deve ser submetido a perícia médica no INSS sempre que houver afastamento do trabalho.
O auxílio-doença é benefício vitalício assegurado ao trabalhador que desenvolva seqüelas decorrentes de acidente de trabalho.
Em relação ao método árvore de causas (ADC), uma técnica muito utilizada para a investigação dos acidentes de trabalho, assinale a opção correta.
O ADC é uma metodologia desenvolvida na França e se baseia na teoria dos sistemas.
O ADC utiliza a lógica matemática para avaliar, a partir das características do ambiente onde ocorreu o acidente, os principais fatores envolvidos em sua gênese.
A investigação por intermédio do ADC busca identificar situações eventuais semelhantes a acidentes anteriores, para definir variáveis causais estatisticamente plausíveis.
Essa metodologia prevê três diferentes componentes da atividade: tarefa, material e meio de trabalho.
A respeito da Norma Regulamentadora n.º 12 (NR-12), que define algumas normas de proteção para máquinas e equipamentos, julgue os itens a seguir.
I As transmissões de força de máquinas e equipamentos devem estar a, pelo menos, 3 m de distância da máquina.
II As transmissões de força, quando estiverem a uma altura superior a 1,5 m, podem ficar expostas, exceto nos casos em que haja plataforma de trabalho ou áreas de circulação em diversos níveis.
III Quando há risco de ruptura de partes de máquinas e equipamentos, projeção de peças ou partes dessas projeções, os seus movimentos, alternados ou rotativos, devem ser protegidos.
IV As máquinas e os equipamentos que, no seu processo de trabalho, lancem partículas de material devem ser protegidos para que essas partículas não ofereçam riscos.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Considerando o tema higiene do trabalho, assinale a opção correta.
A higiene do trabalho ocupa-se exclusivamente da antecipação, do reconhecimento e da avaliação dos riscos ocupacionais no ambiente do trabalho.
A substituição de um material utilizado no processo de trabalho por outro de mesma toxicidade, porém mais pulverulento, é uma ação prevista pelos princípios do controle de riscos na fonte.
Amianto, compostos de berílio e fósforo branco são substâncias banidas no Brasil.
O enclausuramento da fonte sob pressão negativa é medida adequada para diminuir a concentração de contaminantes atmosféricos no ambiente de trabalho.
Um aerodispersóide sólido, produzido pela ruptura mecânica de um sólido, é classificado como
fumo.
névoa.
neblina.
poeira.
A ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a lhes proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O peso máximo de cargas a ser transportado manualmente por mulheres e trabalhadores jovens deve equivaler a 80% do peso admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
Sempre que a atividade de trabalho é realizada na posição sentada, deve-se utilizar suporte para os pés.
No processamento eletrônico de dados, a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais.
Em todos os locais de trabalho, deve haver iluminação natural adequada à natureza da atividade e a iluminação geral deve ser distribuída de forma a concentrar-se nos locais de maior demanda.
Acerca das doenças do trabalho, assinale a opção correta.
Doenças do trabalho são as produzidas ou desencadeadas pelo exercício peculiar a determinada atividade.
Doenças latentes desencadeadas pelo trabalho, como distúrbios psiquiátricos ou bronquite crônica, não podem ser classificadas como de origem ocupacional.
O indicador biológico de exposição ocupacional ao chumbo tetraetila é a dosagem de chumbo na urina.
A exposição ocupacional ao asbesto causa asbestose, doença de evolução benigna.
Segundo os preceitos constantes da NR-23, que trata da proteção contra incêndios, os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente, que devem ser dispostas de modo a permitir o abandono do local com rapidez e segurança. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A largura mínima das aberturas de saída deve ser de 1,20 m.
A porta dessas saídas deve-se abrir para o interior do local de trabalho.
Onde não for possível o acesso imediato às saídas de emergência, deve haver corredores de acesso contínuos, seguros e completamente desobstruídos, com largura mínima de 1,50 m.
Aberturas, saídas e vias de passagem devem ser obrigatoriamente assinaladas por meio de sinais luminosos que indiquem a direção da saída.
Acerca de sistemas de detecção e alarme de incêndios, assinale a opção incorreta.
O sistema de detecção e alarme de incêndio exerce papel fundamental no combate a incêndios visto que, além de possibilitar a localização remota do ponto onde está ocorrendo o incêndio, para que possam ser tomadas as devidas providências, antes que surjam maiores problemas, chama a atenção dos ocupantes da edificação, o que permite a saída das pessoas do local, de forma rápida e eficiente, bem como aciona os meios automáticos de combate a incêndio.
São classificações de detectores de incêndio: pontuais, lineares e por amostragem.
O sensor iônico de fumaça possui, no interior de seu encapsulamento, duas câmaras, sendo uma de referência e outra, de amostragem.
Em algumas edificações, tais como em shopping centers e outros locais de alta concentração de público, recomenda-se que o alarme seja transmitido aos usuários assim que for acionado, pois tal procedimento proporciona a melhor atuação das equipes de serviço (brigadas); nesse caso, a confirmação de existência de incêndio deve ser feita após a evacuação do local.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...