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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na topografia, as representações dos terrenos só são possíveis graças aos recursos de planimetria e altimetria. Sobre estes dois conceitos, é correto afirmar:
A planimetria é a parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que serão utilizados na representação do terreno. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse são projetados ortogonalmente sobre um plano (plano horizontal de referência), sem a preocupação com o relevo.
A altimetria é a parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que serão utilizados na representação do terreno. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse são projetados ortogonalmente sobre um plano (plano horizontal de referência), sem a preocupação com o relevo.
A planimetria é parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que levam à representação do relevo. Para tal, é necessário medir apropriadamente o terreno, calcular as alturas (cotas ou altitudes) dos pontos de interesse e representá-los em planta, mediante uma convenção planimétrica adequada.
A altimetria é a parte da Topografia que estuda os métodos de medição dos ângulos diedros entre o plano do meridiano de um lugar e o plano vertical que contém a direção considerada. A altimetria é, em geral, medida de 0 a 360º, a partir do Norte, no sentido horário.
Tratando-se de sistemas construtivos, na opção pela utilização de uma estrutura de concreto armado moldada "in loco", ou por outra estrutura de concreto armado pré-moldada, deve-se levar em consideração, dentre outros, os seguintes fatores.
I. Características arquitetônicas e disponibilidade de equipamento de montagem.
II. Distância entre os canteiros de fabricação e de montagem e o volume de concreto a ser utilizado na obra.
III. Características rigorosas de desempenho do concreto e dificuldades de escoramento.
IV. Disponibilidade de agregados para o concreto e dificuldade de mão-de-obra.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Considere-se um reservatório metálico cilíndrico com o diâmetro da base medindo 1,0 metro e altura 2,0 metros, totalmente cheio com água, cuja base se apóia em um bloco de concreto de base quadrada de lado A, apoiado sobre o solo, cuja espessura lhe permite ser considerado como rígido.
Os centros de gravidade do reservatório e o do bloco estão no mesmo eixo vertical. Com base no exposto, considere as afirmativas a seguir. I. A pressão exercida pela água no fundo do cilindro é 2,0 KN/m2.
II. A pressão exercida pela água na parede do reservatório, na metade da altura deste, é de 10 KN/m2.
III. A velocidade inicial de um jato d'água que ocorreria se fosse feito um furo na face lateral do cilindro, na metade da altura, é 200 m/s.
IV. Para garantir a estabilidade do conjunto, a lateral A do bloco deve medir 2,0 metros.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Considere o sistema da estrutura esquematizado, composto por uma roldana suspensa na extremidade em balanço de uma barra "Gerber" ABCD. Para que o sistema possa estar em equilíbrio, os valores das reações de apoio VA, VB e VC , e da força F são:
VA = 0 ; VB = -1,5 KN ; VC = 4,5 KN ; F = 1 KN
VA = 1 KN ; VB = -1,0 KN ; VC = 2,0 KN ; F = 3,0 KN
VA = 0 ; VB = -2,0 KN ; VC = 6,0 KN ; F= 2,0 KN
VA = 2,0 KN ; VB = -2,0 KN ; VC = 5,0 KN ; F=4,0 KN
VA = 1,5 KN ; VB = -3,0 KN ; VC = 3,0 KN ; F= 1,0 KN
Considere as afirmativas a seguir.
I. Redes de abastecimento de água, quando em funcionamento estão submetidas à pressão interna.
II. Redes de coleta de esgotos funcionam somente sob a ação da gravidade.
III. Medidas metigadoras e compensatórias podem ser levadas em consideração na elaboração de projetos ambientais.
IV. A fórmula de Hazen-Willlians é utilizada em redes de distribuição de água, para cálculo da perda de carga.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
A utilização do gráfico de Gantt no planejamento de obras permite:
I. Visualizar os diversos eventos com o estabelecimento dos seus períodos de execução.
II. Visualizar o caminho crítico da seqüência de atividades.
III. Estabelecer um vínculo com a necessidade de desembolso financeiro ao longo do período de execução da obra.
IV. Estabelecer o prazo de execução da obra.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Considere as afirmativas a seguir.
I. Na execução de fundações profundas em tubulões, a opção pela utilização de ar comprimido para escavação do fuste e da base, depende do nível do lençol freático.
II. O concreto ciclópico é um concreto comum acrescido da adição de pedras amorroadas.
III. O sistema Pert - CPM é uma forma de representação de atividades (eventos) de uma obra perante o tempo, baseada na seqüência e dependência de atividades.
IV. O concreto aerado é aquele cuja cura ocorre ao ar livre.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
II e III.
I e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
No dimensionamento de pavimentos, o número N significa:
O número de repetições (ou operações) dos eixos dos veículos, equivalentes às solicitações do eixo padrão rodoviário de 9,2 tf durante o período considerado de vida útil do pavimento.
O número de repetições (ou operações) dos eixos dos veículos, equivalentes às solicitações do eixo padrão rodoviário de 8,2 tf durante o período considerado de vida útil do pavimento.
O número de repetições (ou operações) dos eixos dos veículos, equivalentes às solicitações do eixo padrão rodoviário de 9,2 tf durante os 10 primeiros anos de vida do pavimento.
O número de repetições (ou operações) dos eixos dos veículos, equivalentes às solicitações do eixo padrão rodoviário de 10,2 tf durante o período considerado de vida útil do pavimento.
O número de repetições (ou operações) dos eixos dos veículos, equivalentes às solicitações do eixo padrão rodoviário de 9,2 tf durante os 10 primeiros anos de vida do pavimento.
O HDM-4 é um software desenvolvido para aplicações em:
Desenvolvimento de projeto geométrico de rodovias.
Orçamentação de obras rodoviárias.
Dimensionamento estrutural de pontes e obras de arte especiais.
Gerência de conservação rodoviária.
Elaboração de projetos de drenagem em rodovias.
A portaria 251/2006, do DER/PR, dispõe sobre a circulação de veículos de carga no Estado do Paraná. De acordo com o nela disposto, os valores máximos de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e comprimento de veículos de carga admissíveis são, respectivamente:
57 toneladas e 18,00 metros.
74 toneladas e 30,00 metros.
57 toneladas e 30,00 metros.
70 toneladas e 25,00 metros.
57 toneladas e 20,00 metros.
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