Questões de Engenharia Civil do ano 2007

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O eixo Tandem Duplo, usado no dimensionamento de pavimentos rodoviários, é composto por:

  • A.

    Dois eixos, com dois pneumáticos em cada, num total de 4 pneumáticos.

  • B.

    Dois eixos, o dianteiro com 2 pneumáticos e o traseiro com 4 pneumáticos, num total de 6 pneumáticos.

  • C.

    Dois pares de dois eixos, com quatro pneumáticos em cada, num total de 16 pneumáticos.

  • D.

    Dois eixos, com quatro pneumáticos em cada, num total de 8 pneumáticos.

  • E.

    Dois eixos, com seis pneumáticos em cada, num total de 12 pneumáticos.

Com base no Regulamento do Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR, é correto afirmar que o Nível de Atuação Programática do Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR é composto por:

  • A.

    Gabinete, Assessoria de Planejamento, Auditoria Interna e Procuradoria Jurídica.

  • B.

    Conselho de Administração, Conselho Diretor, Diretor Geral e Superintendências Regionais.

  • C.

    Gabinete, Diretoria de Operações e Diretoria Administrativo-Financeira.

  • D.

    Conselho de Administração, Conselho Diretor, Assessoria de Planejamento.

  • E.

    Diretoria Técnica, Diretoria de Operações e Diretoria Administrativo-Financeira.

Na elaboração de projetos rodoviários as etapas a serem seguidas são, seqüencialmente, as seguintes:

  • A.

    Vôo e restituição, anteprojeto, levantamento ambiental, projeto básico e projeto executivo.

  • B.

    Vôo e restituição, anteprojeto, projeto básico, levantamento ambiental e projeto executivo.

  • C.

    Anteprojeto, vôo e restituição, projeto básico, levantamento ambiental e projeto executivo.

  • D.

    Levantamento ambiental, vôo e restituição, anteprojeto, projeto básico e projeto executivo.

  • E.

    Vôo e restituição, projeto básico, anteprojeto, levantamento ambiental e projeto executivo.

A definição da obrigatoriedade da realização do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto Meio Ambiental - RIMA para um empreendimento rodoviário, por parte do órgão ambiental responsável, ocorre na:

  • A.

    Fase anterior à licença prévia.

  • B.

    Fase de licença prévia.

  • C.

    Fase de licença de instalação.

  • D.

    Após a fase de licença de instalação e antes da fase de licença de operação.

  • E.

    Fase de licença de operação.

De acordo com o Highway Capacity Manual - HCM, a taxa de fluxo total de serviço (Sfi) em estradas de pista única com duas faixas é calculada através da seguinte expressão:

SFi = 2.800 x (v/c)I x fd x fw x fhv

Onde:

  • SFi é taxa de fluxo total de serviço em ambas as direções para as condições de pista e de tráfego num nível de serviço i, em vph. 
  • (v/c)i taxa de fluxo pela capacidade ideal por nível de serviço.
  • fd fator de ajuste por distribuição direcional do tráfego. 
  • fw fator de ajuste para faixas estreitas e restrições de larguras de acostamento. 
  • fhv fator de ajuste devido a veículos pesados na corrente de tráfego.

A estrada tem velocidade de projeto de 110 km/h. O comprimento do trecho é de 8,0 km. São encontrados 1,6 km de pista com proibição de ultrapassagem. A topografia é plana.

A tabela seguinte traz o Nível de Serviço para segmentos de estradas com pista única e duas faixas.

NÍVEL DE SERVIÇO PARA SEGMENTOS DE ESTRADAS COM PISTA ÚNICA E DUAS FAIXAS

 

* Velocidades em estradas com velocidade de projeto igual ou superior a 96 km/h.

Os valores de fd = 0,89; fw=1 e fhv =0,83 são dados.

Assinale a alternativa que contém a taxa de fluxo máxima no nível de serviço C:

  • A.

    681 vph.

  • B.

    703 vph.

  • C.

    744 vph.

  • D.

    889 vph.

  • E.

    807 vph.

Usando o mesmo enunciado da questão anterior, a taxa de fluxo máxima no nível de serviço E será:

  • A.

    1944 vph.

  • B.

    2006 vph.

  • C.

    2068 vph.

  • D.

    2074 vph.

  • E.

    2102 vph.

Dentre as condições ideais, considerada, no Highway Capacity Manual – HCM no dimensionamento da capacidade de vias, é correto afirmar:

  • A.

    Em rodovias de múltiplas faixas não deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,60 m.

  • B.

    Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual ou maior que 3,00 m.

  • C.

    Em rodovias de múltiplas faixas deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,30 m.

  • D.

    Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,40 m.

  • E.

    Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,20 m.

Pesquisas de Origem-Destino feitas em 3 linhas de ônibus (v. figura) trouxeram os resultados apresentados nas tabelas a seguir, que resumem os embarques e desembarques de passageiros ocorridos em três trechos para cada linha. Pretende-se implantar uma linha tronco no trecho comum entre B-C. Admite-se a demanda do horário de pico como 10% da demanda diária, ocupação de projeto para o veículo de 68 passageiros e índice de renovação igual a 1. Com base nas informações fornecidas, a demanda de passageiros a ser atendida na linha tronco (sentido Oeste – Leste) no horário de pico será igual a:

  • A.

    6620 passageiros /h.

  • B.

    6690 passageiros /h.

  • C.

    710 passageiros /h.

  • D.

    669 passageiros /h.

  • E.

    662 passageiros /h.

Usando o mesmo enunciado da questão anterior, é correto afirmar que o número de viagens no horário de pico, no sentido Leste-Oeste, será igual a:

  • A.

    8 viagens/h.

  • B.

    10 viagens/h.

  • C.

    15 viagens/h.

  • D.

    20 viagens/h.

  • E.

    22 viagens/h.

As contagens volumétricas de tráfego fornecem como produto principal:

  • A.

    Levantamento quantitativo e qualitativo dos veículos que passam pelo posto de pesquisa.

  • B.

    Informações sobre a origem e destino dos veículos.

  • C.

    Informações sobre o tipo de carga transportada pelos veículos.

  • D.

    Informações sobre o peso dos veículos que passam pela seção pesquisada.

  • E.

    As informações b, c e d estão corretas.

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