Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O eixo Tandem Duplo, usado no dimensionamento de pavimentos rodoviários, é composto por:
Dois eixos, com dois pneumáticos em cada, num total de 4 pneumáticos.
Dois eixos, o dianteiro com 2 pneumáticos e o traseiro com 4 pneumáticos, num total de 6 pneumáticos.
Dois pares de dois eixos, com quatro pneumáticos em cada, num total de 16 pneumáticos.
Dois eixos, com quatro pneumáticos em cada, num total de 8 pneumáticos.
Dois eixos, com seis pneumáticos em cada, num total de 12 pneumáticos.
Com base no Regulamento do Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR, é correto afirmar que o Nível de Atuação Programática do Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR é composto por:
Gabinete, Assessoria de Planejamento, Auditoria Interna e Procuradoria Jurídica.
Conselho de Administração, Conselho Diretor, Diretor Geral e Superintendências Regionais.
Gabinete, Diretoria de Operações e Diretoria Administrativo-Financeira.
Conselho de Administração, Conselho Diretor, Assessoria de Planejamento.
Diretoria Técnica, Diretoria de Operações e Diretoria Administrativo-Financeira.
Na elaboração de projetos rodoviários as etapas a serem seguidas são, seqüencialmente, as seguintes:
Vôo e restituição, anteprojeto, levantamento ambiental, projeto básico e projeto executivo.
Vôo e restituição, anteprojeto, projeto básico, levantamento ambiental e projeto executivo.
Anteprojeto, vôo e restituição, projeto básico, levantamento ambiental e projeto executivo.
Levantamento ambiental, vôo e restituição, anteprojeto, projeto básico e projeto executivo.
Vôo e restituição, projeto básico, anteprojeto, levantamento ambiental e projeto executivo.
A definição da obrigatoriedade da realização do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto Meio Ambiental - RIMA para um empreendimento rodoviário, por parte do órgão ambiental responsável, ocorre na:
Fase anterior à licença prévia.
Fase de licença prévia.
Fase de licença de instalação.
Após a fase de licença de instalação e antes da fase de licença de operação.
Fase de licença de operação.
De acordo com o Highway Capacity Manual - HCM, a taxa de fluxo total de serviço (Sfi) em estradas de pista única com duas faixas é calculada através da seguinte expressão:
SFi = 2.800 x (v/c)I x fd x fw x fhv
Onde:
A estrada tem velocidade de projeto de 110 km/h. O comprimento do trecho é de 8,0 km. São encontrados 1,6 km de pista com proibição de ultrapassagem. A topografia é plana.
A tabela seguinte traz o Nível de Serviço para segmentos de estradas com pista única e duas faixas.
NÍVEL DE SERVIÇO PARA SEGMENTOS DE ESTRADAS COM PISTA ÚNICA E DUAS FAIXAS
* Velocidades em estradas com velocidade de projeto igual ou superior a 96 km/h.
Os valores de fd = 0,89; fw=1 e fhv =0,83 são dados.
Assinale a alternativa que contém a taxa de fluxo máxima no nível de serviço C:
681 vph.
703 vph.
744 vph.
889 vph.
807 vph.
Usando o mesmo enunciado da questão anterior, a taxa de fluxo máxima no nível de serviço E será:
1944 vph.
2006 vph.
2068 vph.
2074 vph.
2102 vph.
Dentre as condições ideais, considerada, no Highway Capacity Manual – HCM no dimensionamento da capacidade de vias, é correto afirmar:
Em rodovias de múltiplas faixas não deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,60 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual ou maior que 3,00 m.
Em rodovias de múltiplas faixas deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,30 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,40 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,20 m.
Pesquisas de Origem-Destino feitas em 3 linhas de ônibus (v. figura) trouxeram os resultados apresentados nas tabelas a seguir, que resumem os embarques e desembarques de passageiros ocorridos em três trechos para cada linha. Pretende-se implantar uma linha tronco no trecho comum entre B-C. Admite-se a demanda do horário de pico como 10% da demanda diária, ocupação de projeto para o veículo de 68 passageiros e índice de renovação igual a 1. Com base nas informações fornecidas, a demanda de passageiros a ser atendida na linha tronco (sentido Oeste – Leste) no horário de pico será igual a:
6620 passageiros /h.
6690 passageiros /h.
710 passageiros /h.
669 passageiros /h.
662 passageiros /h.
Usando o mesmo enunciado da questão anterior, é correto afirmar que o número de viagens no horário de pico, no sentido Leste-Oeste, será igual a:
8 viagens/h.
10 viagens/h.
15 viagens/h.
20 viagens/h.
22 viagens/h.
As contagens volumétricas de tráfego fornecem como produto principal:
Levantamento quantitativo e qualitativo dos veículos que passam pelo posto de pesquisa.
Informações sobre a origem e destino dos veículos.
Informações sobre o tipo de carga transportada pelos veículos.
Informações sobre o peso dos veículos que passam pela seção pesquisada.
As informações b, c e d estão corretas.
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