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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em pavimentos de vias de trânsito de veículos, são utilizados, em geral, três tipos de asfaltos: cimento asfáltico de petróleo (CAPs), asfaltos diluídos e emulsões asfálticas. Acerca desses materiais, julgue os próximos itens.
As emulsões asfálticas são suspensões de materiais asfálticos finos dispersos em uma fase contínua, que é a água.
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Para garantir um desempenho satisfatório na aplicação dos diversos tipos de asfaltos, vários ensaios são promovidos, levando em conta as propriedades físicas, químicas e reológicas dos asfaltos. A respeito dos ensaios mais importantes de controle laboratorial para a certificação da qualidade de asfaltos, julgue os itens a seguir.
A viscosidade Saybolt de materiais betuminosos é o tempo necessário para o escoamento de 60 mL de material, no viscosímetro de Saybolt, sob determinadas condições de temperatura.
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Para garantir um desempenho satisfatório na aplicação dos diversos tipos de asfaltos, vários ensaios são promovidos, levando em conta as propriedades físicas, químicas e reológicas dos asfaltos. A respeito dos ensaios mais importantes de controle laboratorial para a certificação da qualidade de asfaltos, julgue os itens a seguir.
A determinação da resistência a cargas é feita pelo método da penetração, medindo a distância, em décimos de milímetros, que uma agulha padrão penetra verticalmente em uma amostra do material betuminoso.
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Para garantir um desempenho satisfatório na aplicação dos diversos tipos de asfaltos, vários ensaios são promovidos, levando em conta as propriedades físicas, químicas e reológicas dos asfaltos. A respeito dos ensaios mais importantes de controle laboratorial para a certificação da qualidade de asfaltos, julgue os itens a seguir.
A determinação do teor ideal — valor no qual a consistência de um ligante asfáltico passa do estado plástico ou semissólido para o estado líquido — de betume é feita com o método de anel e bola.
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Em obras de arte especiais, barreiras de concreto são dispositivos rígidos, de concreto armado, de proteção lateral de veículos. Com relação à finalidade e concepção desse tipo de obra de arte, julgue os itens seguintes.
As barreiras de concreto devem ser dimensionas de forma a impedir a queda do veículo desgovernado, absorver o choque lateral e propiciar sua recondução à faixa de tráfego.
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Em obras de arte especiais, barreiras de concreto são dispositivos rígidos, de concreto armado, de proteção lateral de veículos. Com relação à finalidade e concepção desse tipo de obra de arte, julgue os itens seguintes.
Em obras de pista simples, as barreiras laterais são posicionadas logo após as faixas de segurança ou acostamentos incorporados. Já em rodovias de pista dupla sem separação entre as obras de arte especiais, usa-se a barreira mediana como elemento separador.
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Em obras de arte especiais, barreiras de concreto são dispositivos rígidos, de concreto armado, de proteção lateral de veículos. Com relação à finalidade e concepção desse tipo de obra de arte, julgue os itens seguintes.
Nas pontes em que há passeios laterais, para proteção de pedestres e ciclistas, são colocadas duas barreiras rígidas, em ambos os lados do passeio.
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A implantação de uma rodovia gera diversos impactos ambientais negativos nas fases de planejamento, construção, operação e manutenção, mas os diretos e mais significativos estão relacionados com a construção propriamente dita. No funcionamento de equipamentos de construção e detonações ocorre a produção de pó e ruído. A respeito das medidas mitigadoras desses impactos, julgue os próximos itens.
Uma medida adequada refere-se à substituição do maquinário tradicional, cuja propulsão é feita geralmente por motores a dísel, por veículos do tipo elétrico, mais silenciosos.
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A implantação de uma rodovia gera diversos impactos ambientais negativos nas fases de planejamento, construção, operação e manutenção, mas os diretos e mais significativos estão relacionados com a construção propriamente dita. No funcionamento de equipamentos de construção e detonações ocorre a produção de pó e ruído. A respeito das medidas mitigadoras desses impactos, julgue os próximos itens.
Para o controle da produção de poeira, recomenda-se umedecer periodicamente os locais de circulação de veículos durante a implantação da obra.
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A implantação de uma rodovia gera diversos impactos ambientais negativos nas fases de planejamento, construção, operação e manutenção, mas os diretos e mais significativos estão relacionados com a construção propriamente dita. No funcionamento de equipamentos de construção e detonações ocorre a produção de pó e ruído. A respeito das medidas mitigadoras desses impactos, julgue os próximos itens.
Uma das medidas apropriadas para evitar a geração de pó é proteger as superfícies desprovidas de cobertura vegetal com materiais impermeáveis ou de permeabilidade adequada como telas e bidim.
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