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Para a construção de estradas com sub-base ou base de solo-cimento preparadas em usinas, o tempo decorrido entre o início da compactação e o acabamento final da camada não deve exceder a
5 horas.
4 horas.
3 horas.
2 horas.
1 hora.
A superfície acabada da sub-base ou base de solo-cimento deve ser imprimada. Contudo, a imprimação não deve ser aplicada em dias chuvosos, dias nebulosos prestes a chover e em dias com temperatura ambiente abaixo de
16°C.
20°C.
14°C.
10°C.
12°C.
O ensaio realizado por meio da extensão ou alongamento de pequenas amostras de cimento asfáltico de petróleo (CAP) define sua característica de
solubilidade.
ductilidade.
fadiga.
densidade.
ponto de amolecimento.
Denomina-se tratamento primário os procedimentos técnicos voltados à melhoria das condições de rolamento e aderência do tráfego nas estradas de terra. Basicamente, existem três tipos de tratamento primário: revestimento primário, agulhamento e mistura de areia e argila. Entende- se como agulhamento
a operação de lançamento e nivelamento de material impermeável sobre a sub-base do pavimento.
a operação de cravação, por compactação, de material granular grosseiro diretamente no subleito, se este for argiloso, ou sobre uma camada argilosa colocada sobre o subleito.
a regularização e a escarificação do leito da estrada vicinal.
a execução de caixa no leito da estrada para evitar a perda do material nas laterais, aumentando a duração do seu revestimento primário.
o lançamento da camada de revestimento poroso flexível.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O conhecimento e a determinação de propriedades de materiais betuminosos são importantes para o dimensionamento e a execução de obras rodoviárias em que são utilizados tais materiais. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.
O recipiente utilizado para acomodar a amostra no ensaio de penetração independe das características do material a ser ensaiado.
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O conhecimento e a determinação de propriedades de materiais betuminosos são importantes para o dimensionamento e a execução de obras rodoviárias em que são utilizados tais materiais. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.
O método de ensaio definido pelo antigo DNER, atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a determinação do teor de betume em cimentos asfálticos de petróleo pode também ser aplicado para outros materiais aglutinantes contendo mais de 95% de betume.
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Julgue os próximos itens, relativos à determinação de propriedades relevantes de solos para obras rodoviárias.
O método para a realização do ensaio de índice suporte Califórnia, padronizado pelo DNER (atual DNIT) fornece também informações acerca da capacidade de expansão do solo.
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Julgue os próximos itens, relativos à determinação de propriedades relevantes de solos para obras rodoviárias.
No método de ensaio definido pelo DNIT para a determinação do módulo de resiliência de um solo, o procedimento de ensaio independe de o solo ser arenoso ou argiloso.
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A respeito dos materiais betuminosos, julgue os itens que se seguem.
Entende-se por estabilidade Marshall a resistência máxima à compressão axial apresentada pelo corpo de prova de material betuminoso, quando moldado e ensaiado de acordo com procedimento estabelecido em norma específica.
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Considerando a figura acima, que esquematiza um equipamento comumente utilizado em obras rodoviárias, na qual alguns dos componentes são indicados por algarismos romanos, julgue os itens subsequentes.
O equipamento representado na figura é empregado na medição da rugosidade superficial de capas asfálticas de pavimentos rodoviários.
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