Questões de Engenharia Civil do ano 2009

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Para a construção de estradas com sub-base ou base de solo-cimento preparadas em usinas, o tempo decorrido entre o início da compactação e o acabamento final da camada não deve exceder a

  • A.

    5 horas.

  • B.

    4 horas.

  • C.

    3 horas.

  • D.

    2 horas.

  • E.

    1 hora.

A superfície acabada da sub-base ou base de solo-cimento deve ser imprimada. Contudo, a imprimação não deve ser aplicada em dias chuvosos, dias nebulosos prestes a chover e em dias com temperatura ambiente abaixo de

  • A.

    16°C.

  • B.

    20°C.

  • C.

    14°C.

  • D.

    10°C.

  • E.

    12°C.

O ensaio realizado por meio da extensão ou alongamento de pequenas amostras de cimento asfáltico de petróleo (CAP) define sua característica de

  • A.

    solubilidade.

  • B.

    ductilidade.

  • C.

    fadiga.

  • D.

    densidade.

  • E.

    ponto de amolecimento.

Denomina-se tratamento primário os procedimentos técnicos voltados à melhoria das condições de rolamento e aderência do tráfego nas estradas de terra. Basicamente, existem três tipos de tratamento primário: revestimento primário, agulhamento e mistura de areia e argila. Entende- se como agulhamento

  • A.

    a operação de lançamento e nivelamento de material impermeável sobre a sub-base do pavimento.

  • B.

    a operação de cravação, por compactação, de material granular grosseiro diretamente no subleito, se este for argiloso, ou sobre uma camada argilosa colocada sobre o subleito.

  • C.

    a regularização e a escarificação do leito da estrada vicinal.

  • D.

    a execução de caixa no leito da estrada para evitar a perda do material nas laterais, aumentando a duração do seu revestimento primário.

  • E.

    o lançamento da camada de revestimento poroso flexível.

O conhecimento e a determinação de propriedades de materiais betuminosos são importantes para o dimensionamento e a execução de obras rodoviárias em que são utilizados tais materiais. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.

O recipiente utilizado para acomodar a amostra no ensaio de penetração independe das características do material a ser ensaiado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conhecimento e a determinação de propriedades de materiais betuminosos são importantes para o dimensionamento e a execução de obras rodoviárias em que são utilizados tais materiais. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.

O método de ensaio definido pelo antigo DNER, atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a determinação do teor de betume em cimentos asfálticos de petróleo pode também ser aplicado para outros materiais aglutinantes contendo mais de 95% de betume.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à determinação de propriedades relevantes de solos para obras rodoviárias.

O método para a realização do ensaio de índice suporte Califórnia, padronizado pelo DNER (atual DNIT) fornece também informações acerca da capacidade de expansão do solo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à determinação de propriedades relevantes de solos para obras rodoviárias.

No método de ensaio definido pelo DNIT para a determinação do módulo de resiliência de um solo, o procedimento de ensaio independe de o solo ser arenoso ou argiloso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos materiais betuminosos, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por estabilidade Marshall a resistência máxima à compressão axial apresentada pelo corpo de prova de material betuminoso, quando moldado e ensaiado de acordo com procedimento estabelecido em norma específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando a figura acima, que esquematiza um equipamento comumente utilizado em obras rodoviárias, na qual alguns dos componentes são indicados por algarismos romanos, julgue os itens subsequentes.

O equipamento representado na figura é empregado na medição da rugosidade superficial de capas asfálticas de pavimentos rodoviários.

  • C. Certo
  • E. Errado
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