Questões de Engenharia Civil do ano 2009

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Julgue os próximos itens, relativos aos orçamentos e ao acompanhamento da aplicação de recursos para serviços de obras rodoviárias de acordo com o SICRO-DNIT.

Entre os fatores de correção relativos a produções mecânicas de equipamentos, o fator de eficiência é definido como a relação entre o tempo de produção efetiva e o tempo de produção nominal do equipamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à minimização de danos ambientais decorrentes da execução e operação de obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.

Na prevenção de processos erosivos na faixa de domínio de rodovias, as barreiras vegetais para controle de enxurradas não devem ser associadas a sistemas de drenagem, por comprometerem e limitarem a vida útil destes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à minimização de danos ambientais decorrentes da execução e operação de obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.

A hidrossemeadura pode ser utilizada para proteger o terreno e evitar processos erosivos, consistindo em implantação de sementes por jateamento, acondicionadas em elementos de fixação no solo ou em elementos protetores (mulch), adubos e nutrientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conservação e a manutenção de uma rodovia aumentam a sua vida útil, economizam recursos, reduzem custos e garantem melhores condições de segurança para os usuários de serviços de transportes. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

A selagem de trincas e as correções de exsudações constituem ações de conservação rotineira de pavimentos betuminosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conservação e a manutenção de uma rodovia aumentam a sua vida útil, economizam recursos, reduzem custos e garantem melhores condições de segurança para os usuários de serviços de transportes. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

A proteção contra esborcinamento de juntas é uma das ações de conservação rotineira de pavimentos flexíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na pavimentação de estradas, rodovias e vias de trânsito de veículos automotores em geral, são utilizados essencialmente dois tipos de pavimentos: os flexíveis e os rígidos. Acerca desses tipos de pavimentação, assinale a opção correta.

  • A.

    Os pavimentos flexíveis exigem manutenção mais frequente que os pavimentos rígidos.

  • B.

    A base do pavimento flexível pode receber armadura para facilitar a absorção das deformações.

  • C.

    A estrutura do pavimento rígido é composta de uma base compactada sobre a qual se acomoda uma camada contínua de concreto.

  • D.

    Devido ao elevado módulo de elasticidade do pavimento rígido, este distribui pontualmente as cargas sobre o subleito.

Os ligantes asfálticos, tais como os cimentos asfálticos de petróleo (Cap) e os asfaltos modificados por polímeros, são materiais largamente empregados na construção de estradas, por possuírem, entre outras, as propriedades de

  • A.

    impermeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente pouco reativos e comportamento visco-elástico.

  • B.

    impermeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente bastante reativos e comportamento visco-elástico.

  • C.

    permeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente pouco reativos e comportamento plástico.

  • D.

    permeabilidade à água, baixa boa adesividade, ser quimicamente bastante reativos e comportamento visco-elástico.

  • E.

    permeabilidade à água, porosidade, resistente ao fogo e adesividade.

Um pavimento composto por um revestimento Betuminoso delgado assentado sobre em uma Base de Solo-Cimento que por sua vez assente em uma Sub Base Estabilizada Granulométricamente pode ser melhor classificado como:

  • A.

    rígido assentado em sub base granular;

  • B.

    flexível assentado sobre camadas granulares;

  • C.

    flexível com camada de sub base tratada;

  • D.

    rígido com camada de sub base tratada;

  • E.

    semi flexível ou semi rígido.

Um projeto de urbanismo prevê vias com caixas simples e duplas com seção mínima de rolamento de 6 m. A via melhor definida como via coletora local é a via com seção de:

  • A.

    6 m simples;

  • B.

    6 m dupla;

  • C.

    8 m dupla;

  • D.

    8 m simples;

  • E. 10 m dupla.

A avaliação funcional de um pavimento de asfalto relaciona-se à apreciação da superfície do pavimento e de como o seu estado influencia no conforto ao rolamento. A figura abaixo representa o resultado de uma avaliação funcional e mostra a variação do valor da serventia atual (VSA) de determinado trecho de pavimento de asfalto.

Considerando as informações e com base na figura apresentada, julgue os próximos itens.

No tempo T0 foi realizada uma manutenção preventiva do pavimento da via, de modo a repor o VSA a um nível correspondente a um padrão aceitável de conforto ao rolamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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