Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Pavimento: superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras fi nitas, assentados sobre um semiespaço considerado teoricamente como infi nito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (Manual do DNIT, 2006).

Julgue os itens subsequentes, relativos a pavimentação.

I. O revestimento tradicional é a camada, o mais impermeável possível, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos.

II. Base de um pavimento, sobre a qual se constrói um revestimento, é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo tais esforços sobre o terreno.

III. Sub-base é a denominação dada ao terreno de fundação de um pavimento ou revestimento.

IV. Subleito é a camada corretiva da sub-base, ou complementar à base, que é utilizada quando, por qualquer circunstância, não é aconselhável construir o pavimento diretamente sobre a base.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II e III.

O Sistema de Custos Rodoviários do DNIT (SICRO) utiliza metodologia e critérios para o cálculo dos custos unitários dos insumos e serviços necessários à execução das obras de construção, restauração e sinalização rodoviária e dos serviços de conservação rodoviária. De acordo com a metodologia adotada pelo SICRO, indique qual das opções apresenta corretamente os critérios de medição a serem adotados.

  • A.

    O serviço de desmatamento, destocamento e limpeza de árvores com diâmetro entre 0,15m e 0,30m serão medidos em função da área efetivamente trabalhada.

  • B.

    A medição do serviço de regularização do subleito será feita por m3 de acordo com a seção transversal do projeto, incluindo mão-de-obra, equipamentos eventuais, e transporte de água.

  • C.

    Os serviços de imprimação e pintura de ligação serão medidos através da área efetivamente executada, em m2, incluídas todas as operações, abrangendo armazenamento, perdas e transporte do material betuminoso, dos tanques de estocagem à pista.

  • D.

    O serviço de limpeza e enchimento de juntas de pavimento de concreto será medido por m3 de pavimento executado, incluindo mão-de-obra, equipamentos, eventuais, e materiais.

  • E.

    Nos serviços de concreto betuminoso usinado a quente, o transporte da mistura até a pista será medido em m3.km.

Para realização do serviço de reforço do subleito, não faz parte da equipe mecânica a(o)

  • A.

    motoniveladora.

  • B.

    trator agrícola.

  • C.

    grade de disco.

  • D.

    rolo compactador Tanden vibratório auto propelido.

  • E.

    caminhão tanque - 10.000 l.

  • A.

    100 m2/h.

  • B.

    180 m2/h.

  • C.

    200 m2/h.

  • D.

    300 m2/h.

  • E.

    330 m2/h.

De acordo com os dados apresentados, assinale a opção correta.

  • A.

    As quantidades previstas para os serviços 110.334 e 300.818, folha 3/7, foram superiores às quantidades medidas.

  • B.

    O Boletim de Medição apresentado refere-se a 10ª Medição da Obra da BR-135/MG.

  • C.

    No boletim de medição de Outubro/2012, folha 3/7, foram medidos os serviços referentes aos itens 9.2, 9.3, 9.4 e 9.6.

  • D.

    Na medição atual, apresentada na fi gura, a quantidade medida para o item concreto estrutural fck=25 MPa foi de 24,399 m3.

  • E.

    Os serviços de superestrutura da ponte sobre o Rio Calindó foram concluídos anteriormente ao mês de setembro.

  • A.

    I0 = 207,357 e I1 = 219,02.

  • B.

    I0 = 217,473 e I1 = 229,545.

  • C.

    I0 = 207,198 e I1 = 217,293.

  • D.

    I0 = 217,872 e I1 = 227,909.

  • E.

    I0 = 217,473 e I1 = 227,137.

  • A.

    Quem determina a produção da equipe mecânica desse serviço é a vassoura mecânica.

  • B.

    Sabendo que a quantidade de cimento asfáltico a ser transportado por tonelada de CBUQ produzida é de 0,06 t/t, o valor correto a ser medido no boletim para o item 220.256 seria de 4,666 t.

  • C.

    Para transportar as 75 t de CBUQ medidos no boletim, são necessárias 14,75 horas de caminhão basculante.

  • D.

    Para a produção de 1 tonelada de CBUQ, o Rolo Tandem permanece mais de 50% do seu tempo improdutivo.

  • E.

    Para a quantidade medida de CBUQ, foram necessárias mais de 15 t de areia.

Os dormentes é um dos principais elementos das vias férreas, com as seguintes funções: suportar os trilhos, manter o eixo da via constante e transmitir ao lastro as ações verticais e horizontais dos eixos dos veículos ferroviários. Com relação a este assunto, assinale o item incorreto.

  • A.

    Os dormentes são estruturas submetidas a esforços dinâmicos repetitivos, os dormentes devem apresentar resiliência compatível com as solicitações. Por isso, são, muitas vezes, empregadas fi bras na composição do concreto.

  • B.

    Os dormentes devem apresentar faces com superfície retangular e limpa, apoio para trilhos plano e liso. Não é permitido nenhum tipo de acabamento para dissimular defeitos.

  • C.

    Os dormentes de concreto devem possuir cobrimento mínimo de 20 mm na base e 30 mm nas demais faces, e o concreto deve apresentar resistência característica mínima de 40 MPa.

  • D.

    Os dormentes de madeira se deterioram pelo tempo de uso e pelo clima, devendo, portanto, ser tratados e recuperados. Este tratamento é realizado em estações de tratamento de dormentes com o uso de herbicidas.

  • E.

    A escolha do material a ser utilizado para estes fi ns depende de um estudo da análise de viabilidade econômica, que considere, entre outros fatores, o custo de fabricação, o preço de colocação, substituição e a manutenção e o valor residual.

O início das atividades de preservação de madeira no Brasil teve como base o tratamento de dormentes pela indústria ferroviária e dos postes para redes de distribuição de energia elétrica. A seleção adequada do preservante a ser utilizado e a escolha do método de aplicação são condições fundamentais para conferir uma boa proteção e exigem o conhecimento das condições de agressividade biológica a que a madeira está sujeita quando empregada, além de sua permeabilidade e resistência natural. O produto utilizado na preservação da madeira deve apresentar diversas características apresentadas abaixo.

Com relação a essas características, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Ser tóxico aos organismos como fungos e insetos.

  • B.

    Não ser de utilização perigosa no momento do tratamento.

  • C.

    Resistir a perdas por evaporação e/ou lixiviação.

  • D.

    Não alterar as propriedades físicas e mecânicas da madeira.

  • E.

    Apresentar custos razoáveis a fi m de assegurar a competitividade da madeira preservada em relação a outros materiais.

Com relação ao modal de transporte rodoviário de carga no Brasil, analise as assertivas com V para as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Possui maior representatividade entre as modais.

( ) Alto custo de implantação.

( ) Alta capacidade de carga sem limitação de volume e peso.

( ) Adequado para curtas e médias distâncias.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta de letras.

  • A.

    F – F – V - V.

  • B.

    V – F – F - V.

  • C.

    V – F – V - F.

  • D.

    V – V - F - F.

  • E.

    F – V- F - V.

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