Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Em um serviço de terraplenagem, serão escavados 900m3 de um material com peso específico de 2,0g/cm3. Se o material não será reaproveitado para aterros na própria obra, a carga total que deverá ser transportada para um bota-fora será de:

  • A.

    18t;

  • B.

    45t;

  • C.

    180t;

  • D.

    450t;

  • E.

    1800t.

Com relação à pavimentação, julgue o item subsequente.

O pavimento pode ser constituído por uma única camada, que deve ser capaz de resistir e diluir a tensão vertical de compressão, resistir à tensão horizontal de cisalhamento e ser razoavelmente impermeável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de agregados empregados em obras de engenharia.

Os agregados, quando empregados em lastros de ferrovias, não impedem a subida da lama da plataforma, quando esta eventualmente se saturar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às operações de terraplenagem e às obras de estradas, julgue os itens a seguir.

Os materiais de empréstimo para a execução de corpo de aterro devem ter capacidade de suporte maior ou igual a 2% (ISC 2%) e expansão menor ou igual a 4%, valores estes determinados por meio de ensaios de compactação e de CBR.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a transportes e logística.

Em virtude de a malha ferroviária brasileira ser arrendada, seu transporte ferroviário apresenta, de modo geral, baixo custo fixo, baixo volume de capital imobilizado e baixo custo variável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a transportes e logística.

O modo de transporte ferroviário apresenta vantagens em relação aos demais quanto à disponibilidade — dimensão que se refere ao número de localidades onde o modo de transporte encontra-se presente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

  • A.

    O principal modo de transporte no Brasil é o rodoviário, respondendo por mais da metade do volume de movimentação nacional de cargas e por quase metade do transporte interestadual de passageiros.

  • B.

    O modal ferroviário tem como característica marcante a elevada capacidade de carga. Além de comportar grandes volumes, o modal se destaca pela efi ciência energética e pelo menor impacto ambiental causado, quando comparado aos transportes rodoviário e aquaviário.

  • C.

    O desequilíbrio na participação do modo hidroviário na matriz de transportes é nítido no Brasil. Além de impactos signifi cativos na redução da emissão de gases poluentes e na redução do custo de frete, uma maior participação do transporte hidroviário na matriz do Brasil contribuiria para a redução do fl uxo de caminhões nas rodovias, o que diminuiria os acidentes de trânsito e possibilitaria menores gastos com a manutenção dos corredores rodoviários.

  • D.

    A rede de rodovias federais pavimentadas refl ete, em especial, os avanços conseguidos principalmente na década de 1970, quando o país direcionou seus investimentos para o modal rodoviário. No entanto, esses investimentos diminuíram gradativamente até seu ponto mais baixo, em meados dos anos 1990, tendo comprometido a qualidade da malha frente à necessidade do setor e da expansão da economia nacional.

  • E.

    O transporte aquaviário de passageiros é uma das principais formas de locomoção na Região Norte do país. Essa região possui vasta malha hidrográfi ca interligando diversos municípios de difícil acesso rodoviário. O transporte fl uvial é, assim, relevante para as comunidades locais e assume forte papel socioeconômico.

No que se refere a questões técnicas e ambientais associadas á implantação de rodovias, é incorreto afirmar que:

  • A.

    para evitar a erosão e aumentar a infi ltração da água no solo no caso de implantação de rodovias, podemse utilizar técnicas de contenção de água pluvial. Uma dessas técnicas é a denominada “barraginha”. Criamse, ao longo das rodovias, pequenos reservatórios, cuja fi nalidade é armazenar água durante eventos pluviosos, favorecendo, após, a infi ltração do volume de água armazenado.

  • B.

    no caso da transposição de talvegues, as rodovias podem represar grandes volumes de água, uma vez que o escoamento se origina de uma área de drenagem que pode ser muito extensa. As águas que escoam pelos talvegues, por condicionantes hidrológicas ou construtivas da rodovia, têm de fl uir para jusante, sem comprometimento da estrutura da estrada. Esse objetivo é alcançado com a introdução de uma ou mais linhas de bueiros sob os aterros ou a construção de pontilhões ou pontes, transpondo os cursos d'água.

  • C.

    entre os impactos ambientais negativos que costumam ocorrer na fase de operação de rodovias, pode-se citar a alteração no ordenamento do uso do solo, o assoreamento de corpos hídricos, o atropelamento de animais e o aumento do nível de ruído e vibrações na área de infl uência direta.

  • D.

    a drenagem superfi cial de uma rodovia tem como objetivo interceptar e captar as águas provenientes de suas áreas adjacentes e aquelas que se precipitam sobre a estrada, resguardando a segurança e a estabilidade da via e conduzindo as águas captadas a um deságue seguro. São vários os dispositivos que podem ser utilizados para a drenagem superfi cial, tais como as valetas de proteção de corte e de aterro, as sarjetas de corte, as caixas coletoras e os bueiros, entre outros.

  • E.

    tendo em vista a especifi cidade dos projetos rodoviários, o processo de licenciamento ambiental de rodovias está submetido a procedimento administrativo próprio, estabelecido pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que é a instância responsável pela emissão das licenças ambientais da malha rodoviária federal.

  • A.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1

  • B.

    2 – 1 – 4 – 5 – 2

  • C.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • D.

    4 – 1 – 3 – 5 – 2

  • E.

    2 – 5 – 4 – 2 – 1

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