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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Barragens - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em uma barragem, será construído um aterro compactado de 2.000.000 m3 de solos e o material para esse aterro será escavado e transportado da jazida da obra até a praça de trabalho. Há duas opções possíveis de transporte desse material, sendo uma delas o transporte por caminhões, o que requer a construção de uma estrada especial ao custo calculado, até o final da obra, de R$ 700.000,00. Estima-se que o custo de escavação, carga e transporte por caminhões será de R$ 0,85/m3, medido solto, incluindo-se todos os custos dos equipamentos e operação. A outra opção consiste no transporte por sistema de correias transportadoras, cujo custo de implantação é estimado em R$ 1.600.000,00 podendo o sistema ser vendido, após a conclusão do empreendimento, ao preço de R$ 150.000,00. O custo para a operação do sistema de correias, incluindo-se manutenção, propriedade, energia, entre outros, é calculado em R$ 0,50/m3, medido no aterro. Sabe-se ainda que a densidade do solo em questão apresenta os seguintes valores: 1,60 t/m3 (no corte), 1,20 t/m3 (solta) e 1,70 t/m3 (no aterro).
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Na construção desse aterro, a escolha errada do sistema de transporte acarretará prejuízo superior a R$ 658.000,00.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Barragens - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em uma barragem, será construído um aterro compactado de 2.000.000 m3 de solos e o material para esse aterro será escavado e transportado da jazida da obra até a praça de trabalho. Há duas opções possíveis de transporte desse material, sendo uma delas o transporte por caminhões, o que requer a construção de uma estrada especial ao custo calculado, até o final da obra, de R$ 700.000,00. Estima-se que o custo de escavação, carga e transporte por caminhões será de R$ 0,85/m3, medido solto, incluindo-se todos os custos dos equipamentos e operação. A outra opção consiste no transporte por sistema de correias transportadoras, cujo custo de implantação é estimado em R$ 1.600.000,00 podendo o sistema ser vendido, após a conclusão do empreendimento, ao preço de R$ 150.000,00. O custo para a operação do sistema de correias, incluindo-se manutenção, propriedade, energia, entre outros, é calculado em R$ 0,50/m3, medido no aterro. Sabe-se ainda que a densidade do solo em questão apresenta os seguintes valores: 1,60 t/m3 (no corte), 1,20 t/m3 (solta) e 1,70 t/m3 (no aterro).
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Para a execução do referido aterro, o sistema de correias é mais econômico que o sistema de transporte por caminhões.Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em uma barragem, será construído um aterro compactado de 2.000.000 m3 de solos e o material para esse aterro será escavado e transportado da jazida da obra até a praça de trabalho. Há duas opções possíveis de transporte desse material, sendo uma delas o transporte por caminhões, o que requer a construção de uma estrada especial ao custo calculado, até o final da obra, de R$ 700.000,00. Estima-se que o custo de escavação, carga e transporte por caminhões será de R$ 0,85/m3, medido solto, incluindo-se todos os custos dos equipamentos e operação. A outra opção consiste no transporte por sistema de correias transportadoras, cujo custo de implantação é estimado em R$ 1.600.000,00 podendo o sistema ser vendido, após a conclusão do empreendimento, ao preço de R$ 150.000,00. O custo para a operação do sistema de correias, incluindo-se manutenção, propriedade, energia, entre outros, é calculado em R$ 0,50/m3, medido no aterro. Sabe-se ainda que a densidade do solo em questão apresenta os seguintes valores: 1,60 t/m3 (no corte), 1,20 t/m3 (solta) e 1,70 t/m3 (no aterro).
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O custo unitário do transporte por caminhões é inferior a R$ 1,25/m3.Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das instalações elétricas e hidrossanitárias prediais, julgue os itens subsecutivos. Nas instalações sanitárias, fecho hídrico corresponde à camada líquida que, em um desconector, veda a passagem de gases.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das instalações elétricas e hidrossanitárias prediais, julgue os itens subsecutivos. Para o dimensionamento de condutores elétricos pelo critério da capacidade de corrente, o cálculo da corrente na linha independe da quantidade de fases do circuito elétrico.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Um engenheiro fiscal que acompanhava a execução de uma obra de construção de um edifício público tomou as seguintes decisões:
1. Devido à necessidade de ser aumentada a quantidade prevista em contrato de piso cerâmico, decidiu compensar a diferença medindo a mais as instalações hidráulicas estimadas para execução, enquanto o aditivo contratual não fosse efetivado.
2. Visando garantir a qualidade dos elementos estruturais da obra, determinou a priorização da aplicação de cimento com prazos de validade maior na execução de vigas e pilares.
3. Exigiu que a concretagem dos elementos estruturais somente ocorresse depois de realizada por ele uma inspeção prévia de fôrmas e armaduras.
Com referência à situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.
A determinação do engenheiro fiscal na segunda decisão não está amparada legalmente, dado que a responsabilidade pelo controle de estoque de cimento da obra é da contratada, cabendo ao fiscal impedir apenas que seja utilizado cimento com prazo de validade vencido.Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Um engenheiro fiscal que acompanhava a execução de uma obra de construção de um edifício público tomou as seguintes decisões:
1. Devido à necessidade de ser aumentada a quantidade prevista em contrato de piso cerâmico, decidiu compensar a diferença medindo a mais as instalações hidráulicas estimadas para execução, enquanto o aditivo contratual não fosse efetivado.
2. Visando garantir a qualidade dos elementos estruturais da obra, determinou a priorização da aplicação de cimento com prazos de validade maior na execução de vigas e pilares.
3. Exigiu que a concretagem dos elementos estruturais somente ocorresse depois de realizada por ele uma inspeção prévia de fôrmas e armaduras.
Com referência à situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.
O fiscal extrapolou suas atribuições ao restringir a execução da concretagem à sua inspeção prévia.Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Um engenheiro fiscal que acompanhava a execução de uma obra de construção de um edifício público tomou as seguintes decisões:
1. Devido à necessidade de ser aumentada a quantidade prevista em contrato de piso cerâmico, decidiu compensar a diferença medindo a mais as instalações hidráulicas estimadas para execução, enquanto o aditivo contratual não fosse efetivado.
2. Visando garantir a qualidade dos elementos estruturais da obra, determinou a priorização da aplicação de cimento com prazos de validade maior na execução de vigas e pilares.
3. Exigiu que a concretagem dos elementos estruturais somente ocorresse depois de realizada por ele uma inspeção prévia de fôrmas e armaduras.
Com referência à situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.
O engenheiro fiscal cumpriu as determinações legais na primeira decisão, visto que a compensação de pagamento com itens de serviço de instalações hidráulicas é permitida antes do aditivo contratual, desde que esses valores pagos correspondam exatamente ao custo dos serviços de piso cerâmico executados a mais.Em uma obra de terraplenagem foram realizados alguns procedimentos; entre os quais, o ensaio triaxial adensado drenado para determinação de porosidade, a sondagem à percussão para a investigação do subsolo, a aplicação de geotêxtil para melhorar a capacidade de carga do solo e o ensaio de índice suporte Califórnia (CBR) nas jazidas onde o material para aterro seria retirado.
A respeito desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Quanto maior for o valor do CBR, melhor será a qualidade da jazida em relação a sua resistência.Em uma obra de terraplenagem foram realizados alguns procedimentos; entre os quais, o ensaio triaxial adensado drenado para determinação de porosidade, a sondagem à percussão para a investigação do subsolo, a aplicação de geotêxtil para melhorar a capacidade de carga do solo e o ensaio de índice suporte Califórnia (CBR) nas jazidas onde o material para aterro seria retirado.
A respeito desses procedimentos, julgue os itens seguintes.
Por meio do ensaio triaxial adensado drenado, é possível determinar a porosidade do solo, com a finalidade de dimensionar a drenagem profunda.{TITLE}
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