Questões de Engenharia Civil do ano 2015

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O aço mais utilizado em obras é o aço tipo CA-50. As barras deste tipo de aço têm a superfície obrigatoriamente com nervuras transversais (rugosa). A identificação numérica 50 indica um aço que possui

  • A. resistência característica de escoamento de 500 MPa.
  • B. diâmetro nominal característico, igual a 50 mm.
  • C. resistência mínima à tração de 50 MPa.
  • D. massa especifica característica de 50 kg/m3.
  • E. resistência característica à compressão de 500 MPa.

Em argamassas mistas, a substância que melhora a retenção de água, contribui para a hidratação do cimento, confere boa capacidade de absorver deformações e melhora a trabalhabilidade é

  • A. cal.
  • B. argila.
  • C. pó de pedra.
  • D. incorporador de ar.
  • E. clínquer.

A argamassa composta por cimento, areia, quartzo, água e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica e que se caracteriza por ser autoadensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e juntas de alvenaria estrutural é chamada de

  • A. emboço.
  • B. reboco.
  • C. graute.
  • D. projetado.
  • E. chapisco.

Na especificação de tintas, o primeiro critério é a definição da superfície onde o revestimento será aplicado: alvenaria, metal ou madeira. O segundo critério é com relação à posição do ambiente: interno ou externo. Para portas de madeira, em ambiente externo, um tipo de tinta recomendado é o

  • A. PVA.
  • B. verniz.
  • C. látex vinílico.
  • D. látex acrílico.
  • E. vinil-acrílico.

Os sistemas de impermeabilização devem resistir às cargas estáticas e dinâmicas atuantes em uma edificação que podem provocar o puncionamento, ocasionado

  • A. por perda de aderência.
  • B. pelo dobramento ou rigidez excessiva do sistema impermeabilizante ou pelo impacto de objetos pontuais sobre qualquer sistema.
  • C. por esforços tangenciais ao plano de impermeabilização devido à ação da frenagem de veículos ou da movimentação do substrato.
  • D. pela abrasão devido à ação de movimentos dinâmicos ou pela ação do intemperismo.
  • E. pelo impacto de objetos que atuam perpendicularmente ao plano da impermeabilização.

Uma laje maciça de concreto armado de 10 cm de espessura total é revestida por um piso de porcelanato com peso de 1,0 kN/m2. Sabendo que o peso específico do concreto armado é 25 kN/m3 e a carga acidental da laje é 2,0 kN/m2, a carga total na laje, em kN/m2, é:

  • A. 3,5
  • B. 4,0
  • C. 4,5
  • D. 5,0
  • E. 5,5

Considere as seguintes informações sobre estados limites para dimensionamento de seções de pontes de concreto armado, X e Y:

X: considera que as tensões atuantes no concreto e no aço são iguais às respectivas resistências características e as solicitações são multiplicadas por coeficiente unitário;

Y: admite que as tensões atuantes no concreto e no aço sejam minoradas e as solicitações são majoradas.

Analisando-se as informações de cada um dos estados limites, conclui-se que:

  • A. X é um estado limite de serviço e Y, um estado limite último;
  • B. X é um estado limite último e Y, um estado limite de serviço;
  • C. X é um estado limite último e Y um estado limite de trabalho;
  • D. X e Y são estados limites últimos;
  • E. X e Y são estados limites de serviço.

Para cobrimento de emboço, propiciando uma superfície fina que permita receber o acabamento, é indicada a argamassa:

  • A. para assentamento de alvenaria;
  • B. decorativa em monocamada;
  • C. de regularização;
  • D. para chapisco;
  • E. para reboco.

A propriedade do Concreto Auto-Adensável (CAA) que expressa a sua capacidade de fluir dentro da forma, entre os embutidos (armaduras, etc), sem obstrução do fluxo ou segregação é denominada:

  • A. resistência à segregação estática;
  • B. resistência à segregação dinâmica;
  • C. habilidade passante;
  • D. viscosidade plástica aparente;
  • E. auto-adensabilidade

Entre os requisitos dos aditivos para concreto classificados como SP-II A, estabelecidos a partir de ensaios mantendo a consistência, encontra-se:

  • A. redução de água maior ou igual a 20% em relação ao concreto de referência;
  • B. retardador de pega em pelo menos 30 minutos em relação à argamassa de referência;
  • C. acelerador de pega em pelo menos 120 minutos em relação à argamassa de referência;
  • D. teor de ar menor ou igual a 50% em relação ao concreto de referência;
  • E. resistência a compressão em ensaio aos 28 dias maior ou igual a 80% da resistência do concreto de referência.
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