Questões de Engenharia Civil do ano 2016

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A tabela I apresentada mostra a distribuição, em uma terraplanagem, dos materiais dos cortes pelos aterros cujas camadas finais somam 550 m3. A tabela II apresenta os resumos de custo unitário do SICRO – Paraná. Com base nessas informações e nas tabelas, é correto afirmar que o valor da terraplanagem está entre

  • A. R$ 22.000 e R$ 24.000.
  • B. R$ 24.000 e R$ 26.000.
  • C. R$ 26.000 e R$ 28.000.
  • D. R$ 28.000 e R$ 30.000.
  • E. R$ 30.000 e R$ 32.000.

Considerando-se a tabela precedente e que três motoscrapers executam um corte de 15.000 m3 a uma distância média de transporte de 900 m, é correto afirmar que a produtividade horária da equipe constituída pelos três scrapers e um pusher está compreendida entre

  • A. 110 m³/h e 120 m³/h.
  • B. 150 m³/h e 160 m³/h.
  • C. 180 m³/h e 190 m³/h.
  • D. 200 m³/h e 210 m³/h.
  • E. 220 m³/h e 230 m³/h.

Algumas construções rodoviárias podem ser inviáveis devido aos elevados impactos ambientais, que devem ser devidamente avaliados e, se necessário, minimizados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Constitui medida para mitigar o impacto da poluição em interferências urbanas a implantação de cortinas de vegetação, em uma faixa entre o bordo do acostamento e o limite da faixa de domínio, respeitada a faixa destinada a áreas de escape para veículos.
  • B. A melhoria da qualidade do ar propiciada por um empreendimento rodoviário compensa eventuais impactos ambientais decorrentes da sua implantação, sendo essa compensação condição suficiente para que o empreendimento seja licenciado.
  • C. No que se refere a empréstimos de terra, a utilização do método construtivo denominado bota-dentro é sempre preferível, por não provocar os impactos associados à exploração de caixas de empréstimo.
  • D. Obras rodoviárias provocam impactos negativos na flora local, que podem ser compensados com a recuperação e o reflorestamento de áreas degradadas próximas, mas não provocam impacto significativo na fauna local.
  • E. No que tange à operação de rodovias, os estudos de impacto ambiental devem considerar a possibilidade de poluição de águas superficiais, sendo desnecessário, entretanto, considerar a poluição de águas subterrâneas, uma vez que a probabilidade de que ocorra é baixa.

Em um sistema de abastecimento de água, a reservação tem a finalidade de

  • A. recalcar a água a pontos distantes ou elevados.
  • B. possibilitar melhor distribuição da água aos consumidores.
  • C. retirar a água do manancial abastecedor.
  • D. alimentar os condutos secundários.
  • E. fazer circular a água nos condutos principais.

As redes duplas de distribuição de água são constituídas de uma rede para água potável e outra para água sem tratamento. A classificação desse tipo de rede tem como critério o(a)

  • A. alimentação dos reservatórios.
  • B. água distribuída.
  • C. número de condutos distribuidores em uma mesma rua.
  • D. traçado.
  • E. número de zonas de pressão.

A presença de ferro e manganês na água distribuída à população causa sérios inconvenientes, como, por exemplo, o sabor desagradável da água para consumo, o favorecimento de depósitos e incrustações e o possível aparecimento de bactérias ferruginosas. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta tratamento recomendado para águas em que a concentração de ferro e manganês seja alta (superior a 0,5 mg/L).

  • A. dupla filtração
  • B. filtração direta ascendente
  • C. troca iônica
  • D. oxidação
  • E. filtração em múltiplas etapas

Nos sistemas de tratamento de esgotos sanitários, o tratamento terciário do esgoto

  • A. transforma o nitrogênio e, em consequência, melhora a qualidade do efluente.
  • B. remove a maior fração da DBO do material tratado.
  • C. facilita o tratamento biológico do material.
  • D. protege as bombas e os demais dispositivos utilizados no sistema.
  • E. digere os sólidos retidos no material.

Uma área que tenha sido contaminada pela disposição de resíduos sólidos cujos responsáveis não sejam identificáveis ou individualizáveis é denominada

  • A. área de geradores de resíduos.
  • B. área contaminada.
  • C. área órfã contaminada.
  • D. área de restituição de resíduos.
  • E. área de gestão integrada.

A logística reversa, considerada um novo ramo da logística empresarial, consiste em mais um instrumento para conter o aumento desenfreado na geração de resíduos e rejeitos e o consumo de matéria-prima. A prática dessa modalidade de logística é obrigatória para o processamento de resíduos

  • A. provenientes da construção civil.
  • B. constituídos de papel e papelão.
  • C. infectantes.
  • D. orgânicos.
  • E. de óleos lubrificantes.

A urbanização das cidades brasileiras tem provocado impactos significativos na população e no meio ambiente, como, por exemplo, os prejuízos resultantes da inundação de áreas ribeirinhas ocupadas em períodos de estiagem. Nesse caso, para minimizar e monitorar os problemas decorrentes das enchentes, é necessário

  • A. transferir o aumento de vazão para jusante.
  • B. reduzir a seção do escoamento por meio de aterros.
  • C. construir barragens e diques.
  • D. adotar medidas de controle preferencialmente estruturais.
  • E. adotar medidas de controle preferencialmente não estruturais.
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