Questões de Engenharia Civil do ano 2016

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A medida de controle estrutural do escoamento que age sobre o hidrograma resultante de um ou mais loteamentos é o(a)

  • A. infiltração.
  • B. controle distribuído.
  • C. macrodrenagem.
  • D. microdrenagem.
  • E. armazenamento.

Ao se realizar um estudo de viabilidade para um projeto de abastecimento de água, devem ser considerados tópicos de avaliação que, por sua vez, se desmembram em subtópicos de avaliação.

Na tabela a seguir, são apresentados, de forma aleatória, alguns desses tópicos e subtópicos. Nessa tabela, constituem tópicos apenas os tipos de avaliação correspondentes aos itens

  • A. I, III e IV.
  • B. I, IV e VI.
  • C. II, VI e VIII.
  • D. II, VII e VIII.
  • E. III, V e VII.

A função da camada de ligação, também conhecida como binder, em um pavimento flexível com revestimento asfáltico, é

  • A. bloquear a penetração lateral das águas subsuperficiais existentes na estrutura do solo.
  • B. enrijecer a estrutura do pavimento, com o objetivo de atenuar significativamente as cargas transmitidas ao subleito.
  • C. garantir a drenagem das água subsuperficiais que penetrem na estrutura do pavimento pelas suas laterais.
  • D. proporcionar flexibilidade à estrutura do pavimento, por apresentar uma composição granulométrica mais aberta que a capa asfáltica.
  • E. proporcionar flexibilidade à estrutura do pavimento, por apresentar uma composição granulométrica mais fechada que a capa asfáltica.

A camada de sub-base, em um pavimento rígido de concreto de cimento portland, tem, entre outras, a finalidade de

  • A. complementar a atuação da base na dissipação de cargas para o subleito e garantir a drenagem, em relação à água infiltrada através do pavimento.
  • B. controlar a deformação do pavimento, de forma associada à base, evitando que esta apresente camadas espessas.
  • C. eliminar a possibilidade do bombeamento de solos finos e plásticos e incrementar a transferência de carga nas juntas.
  • D. substituir, de forma parcial, a camada de base, sendo essa substituição definida por um estudo econômico que avalia a disponibilidade de materiais de jazidas naturais para sua constituição.
  • E. funcionar como camada de bloqueio, evitando a ascensão de umidade do solo sob a forma de vapor.

As distâncias de transporte dos empréstimos e bota-foras devem ser consideradas

  • A. como a somatória dos percursos totais dos veículos, do ponto de extração ao ponto de depósito do material escavado.
  • B. como a distância em linha reta entre os centros de gravidade de extração e o centro de gravidade de depósito.
  • C. como a distância média percorrida pelos veículos de transporte de material.
  • D. de centro de gravidade de extração a centro de gravidade de depósito, considerando o percurso de ida e volta.
  • E. de centro de gravidade de extração a centro de gravidade de depósito, considerando apenas o percurso de ida.

No manejo ambiental de obras de pavimentação asfáltica, entre os cuidados a serem considerados, está:

  • A. acionar os equipamentos de controle de poluição de ar imediatamente após o início de operação da usina de asfalto.
  • B. exigir do empreiteiro um programa de queimadas controladas, quando estas forem necessárias para a adequada exploração de uma jazida de agregados.
  • C. exigir a instalação de filtros para elementos particulados no misturador de asfalto.
  • D. no caso de aquisição de agregados, exigir a apresentação da licença ambiental de operação da pedreira/ areal, cuja cópia deve ser arquivada junto ao Livro de Ocorrências da Obra.
  • E. não permitir a instalação de usinas de asfalto a quente a uma distância inferior a 500 m, medidos a partir da base da chaminé, de residências, hospitais, clínicas, entre outros.

Em um empreendimento rodoviário, os impactos ambientais são analisados a partir

  • A. do impacto socioeconômico do empreendimento rodoviário.
  • B. da vida útil prevista para o empreendimento, considerado o tempo de atuação sobre o bioma em que se insere.
  • C. dos parâmetros geométricos da classe de rodovia que se pretende implantar.
  • D. dos volumes de terraplenagem estimados no anteprojeto da obra.
  • E. de dois atributos principais: magnitude e importância.

Um dos principais fatores que determinam a altura do trilho e seu peso linear é

  • A. a bitola adotada no projeto.
  • B. a carga por eixo da composição ferroviária.
  • C. a capacidade de suporte do lastro ferroviário.
  • D. o comportamento elástico do material constituinte do dormente.
  • E. a velocidade operacional da via.

Mediante procedimento administrativo e a pedido do interessado, a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) concederá Alvará de Autorização. Ele

  • A. é obrigatório para a execução de movimento de terra e muro de arrimo e outras obras correspondentes, e poderá ser revogado a qualquer tempo, mediante ato da autoridade competente, atendendo a relevante interesse público ou ser cassado, juntamente com o Alvará de Execução, em caso de desvirtuamento, por parte do interessado, da licença concedida.
  • B. é obrigatório para a implantação e/ou utilização de edificação transitória ou equipamento transitório, e poderá ser revogado a qualquer tempo, mediante ato da autoridade competente, atendendo a relevante interesse público ou ser cassado, juntamente com o Alvará de Execução, em caso de desvirtuamento, por parte do interessado, da licença concedida.
  • C. será concedido a título precário, podendo ser cancelado a qualquer tempo, quando houver desvirtuamento do seu objeto inicial, ou quando a PMSP não tiver interesse na sua manutenção ou renovação, sendo obrigatório para a implantação e/ou utilização de canteiro de obras ou execução de reforma.
  • D. será concedido a título precário, podendo ser cancelado a qualquer tempo, quando houver desvirtuamento do seu objeto inicial, ou quando a PMSP não tiver interesse na sua manutenção ou renovação, sendo obrigatório para a implantação e/ou utilização de edificação transitória ou equipamento transitório.
  • E. terá o seu pedido instruído com peças gráficas e descritivas que permitam a perfeita compreensão e análise do projeto, em especial quanto ao atendimento das condições mínimas previstas na legislação pertinente e apresentação de levantamento topográfico para verificação das dimensões, área e localização do imóvel, quando necessário.

A diferença entre intermodalidade e multimodalidade, no transporte de cargas, é

  • A. inexistente, pois os dois conceitos foram unificados pela legislação federal.
  • B. funcional, pois o transporte intermodal considera a carga não unitizada, o que diminui a agilização na conexão entre modais, enquanto o transporte multimodal considera a carga unitizada, com a consequente agilização na conexão entre modais.
  • C. funcional, pois o transporte multimodal considera a carga não unitizada, o que diminui a agilização na conexão entre modais, enquanto o transporte intermodal considera a intermodalidade da carga unitizada, organizada pelo Operador Logístico – OP, com a consequente agilização na conexão entre modais.
  • D. administrativa e legal, pois, enquanto o transporte multimodal é um transporte segmentado, que se utiliza de diversos modais para o transporte de mercadoria, sem uma integração documental e legal, o transporte intermodal considera todos os modais envolvidos sob o aspecto de cadeia de transporte, em que o gerenciamento da origem ao destino é feito apenas por um único transportador, o Operador de Transporte Intermodal (OTI).
  • E. administrativa e legal, pois enquanto o transporte intermodal é um transporte segmentado, que se utiliza de diversos modais para o transporte de mercadoria, sem uma integração documental e legal, o transporte multimodal considera todos os modais envolvidos sob o aspecto de cadeia de transporte, em que o gerenciamento da origem ao destino é feito apenas por um único transportador, o Operador de Transporte Multimodal (OTM).
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