Questões de Engenharia Civil do ano 2016

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O número de viagens de caminhão com capacidade de 8 m3 por viagem, necessários caso seja imposta a cota final ao terreno de 3,6 m, é:

  • A. 80.
  • B. 72.
  • C. 64.
  • D. 60.
  • E. 40.

Considere os desenhos esquemáticos abaixo.

Os desenhos I, II e III referem-se, respectivamente, às seguintes máquinas utilizadas nos projetos de terraplenagem:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Sobre os trabalhos de compactação em projetos de terraplenagem, é correto afirmar que

  • A. os rolos vibratórios não podem ser substituídos por tratores D8 ou D9 nem por qualquer outro tipo de equipamentos, entretanto; no caso de compactação de enrocamentos, os rolos podem ser substituídos por rolos do tipo pé de carneiro.
  • B. enquanto rolos pé de carneiro exigem baixas velocidades para compactar solos argilosos, os rolos vibratórios requerem velocidades bem maiores para densificar as areias.
  • C. quando se compactam aterros úmidos, isto é, com umidades bem acima (20%) da ótima empregam-se rolos pesados.
  • D. quando se prenunciam chuvas durante os trabalhos de compactação, é usual passar a placa vibratória em conjunto com um selante impermeável, evitando-se o empoçamento de água na praça de compactação.
  • E. os rolos vibratórios são indicados para compactação de materiais finos, como as argilas e os siltes argilosos.

Para implantação de um loteamento popular estão previstas operações de cortes e aterros. Considerando que a região é constituída por morros e vales, os parâmetros do talude e do subsolo que devem ser considerados no projeto são, respectivamente:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Entende-se por amolgamento das argilas a

  • A. medida da maior ou menor perda da resistência ao cisalhamento pelo efeito da alteração da estrutura do solo.
  • B. recuperação da resistência perdida pela alteração da estrutura sem mudança do teor de umidade.
  • C. alteração da estrutura sem mudança do teor de umidade do solo, podendo levar alguns tipos de solos a uma perda total da sua resistência.
  • D. medida da influência do argilomineral nas propriedades do solo.
  • E. maior ou menor facilidade com que a água adsorvida consegue percolar pelos vazios do solo.

Considere a Curva de Adensamento (Percentagem de Recalque em função do Fator Tempo) abaixo.

 O recalque total previsto para um aterro construído sobre uma camada de argila mole saturada é de 60 cm. Após três meses da construção do aterro, o recalque, em centímetros, é

  • A. 44.
  • B. 30.
  • C. 40.
  • D. 54.
  • E. 56.

Durante os trabalhos de perfuração para a realização das Sondagens de Simples Reconhecimento − SPT, antes de se retirar a composição de perfuração, com o trado helicoidal ou o trépano de lavagem apoiado no fundo do furo, deve ser feita uma marca na haste à altura da boca do revestimento, para que seja medida, com erro máximo de X mm, a profundidade em que se irá apoiar o amostrador na operação subsequente de ensaio e amostragem. O valor de X, em mm, é

  • A. 50.
  • B. 20.
  • C. 30.
  • D. 10.
  • E. 100.

Sobre a classificação dos resíduos da construção civil, entende-se por resíduos classe D os resíduos

  • A. para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem e recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso.
  • B. perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.
  • C. recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.
  • D. de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplenagem.
  • E. de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto.

Nos trabalhos para execução de sub-base ou base estabilizada granulometricamente para pavimentos, a cada 200 m de extensão da camada de sub-base ou base, e, no mínimo, a cada dois dias de trabalho, deve-se colher uma amostra na pista para executar um ensaio de

  • A. abrasão Los Angeles; um ensaio de granulometria e um ensaio de permeabilidade, com corpos de prova moldados na umidade ótima e com a energia especificada no projeto.
  • B. compactação; um ensaio de granulometria e um ensaio de compressão simples, com corpos de prova moldados na umidade ótima e com a energia especificada no projeto.
  • C. granulometria; um ensaio de limite de consistência e plasticidade e um ensaio de cisalhamento direto, com corpos de prova moldados na umidade ótima e com a energia especificada no projeto.
  • D. compactação; um ensaio de limite de liquidez e plasticidade e um ensaio de índice de suporte Califórnia, com corpos de prova moldados na umidade ótima e com a energia especificada no projeto.
  • E. granulometria; um ensaio para avaliação do teor de umidade e um ensaio de compactação, com corpos de prova moldados na umidade ótima e com a energia especificada no projeto.

Para execução da impermeabilização de elementos de uma edificação, a sequência de camadas, de baixo para cima em

  • A. uma laje com platibanda é: laje de concreto, camada de regularização, manta impermeabilizante, isolamento térmico, proteção mecânica.
  • B. uma laje de cobertura é: lastro de concreto magro, laje de concreto, manta impermeabilizante, piso acabado.
  • C. um piso de subsolo é: laje de concreto, isolamento térmico, camada de regularização, manta impermeabilizante, piso de proteção.
  • D. uma laje de banheiro é: laje de concreto, isolamento térmico, manta impermeável, proteção mecânica, concreto magro.
  • E. um piso industrial é: proteção mecânica, concreto magro, manta impermeabilizante, isolamento térmico.
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