Questões de Engenharia Civil do ano 2016

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Sobre a avaliação de imóveis urbanos pode-se afirmar que o

  • A. imóvel serviente é o que impõe restrição a um imóvel por servidão.
  • B. vício oculto é o decorrente de falha de projeto, de execução ou do material aplicado.
  • C. valor depreciável é a diferença entre o custo de reprodução da benfeitoria e o seu valor residual.
  • D. imóvel paradigma é aquele livre de ônus, encargos, foros ou pensões.
  • E. domínio direto indica o direito real de posse sobre imóvel alheio mediante pagamento de renda anual.

Pode-se afirmar que

  • A. laudo é a apuração das causas de um determinado evento.
  • B. perícia é o documento elaborado por peritos habilitados concluindo sobre valor de um bem ou direito.
  • C. arbitramento é a tomada de decisão entre alternativas decorrentes de aspectos subjetivos.
  • D. exame é a descrição objetiva e minuciosa dos elementos constituintes de um fato constatado, após exame circunstanciado.
  • E. vistoria é a inspeção de pessoa, bem ou móvel para verificar fatos ou circunstâncias concernentes à uma causa.

Considere as seguintes situações relativas à execução de serviços de construção de uma escola pública estadual:

I. o Engenheiro representante da empresa contratada solicita receber o valor referente a um projeto executivo mais detalhado de fundações, julgado por ele como necessário para a qualidade da obra, mesmo não estando previsto no Plano de Execução dos Serviços.

II. o Engenheiro da contratada reclamou seu recebimento imediato justificando que inicialmente o Engenheiro Fiscal aprovou a medição do piso do pátio, o qual correspondia à última das etapas a ser entregue, com base nos relatórios periódicos que lhe foram enviados, porém não fora paga a medição alegando em comunicação oficial posterior que deveriam ser substituídos alguns pisos que soavam “oco” quando se andava sobre os mesmos.

III. após resolvida a troca dos pisos, houve nova reclamação da contratada, dessa vez relativa ao recebimento de valor a menos do que o discriminado nas quantidades do Caderno de Encargos, mesmo sendo efetivamente quantificado e corroborado esse valor no local, rigorosamente conforme as planilhas de orçamento anexas ao contrato e respectivo critério de medição e pagamento, o qual foi plenamente atendido.

IV. o Engenheiro Fiscal identificou, em nova verificação antes do Recebimento Definitivo, que estava pendente a aprovação junto ao Corpo de Bombeiros e a exigiu antes de integralizar a última parcela.

V. o Engenheiro da contratada foi obrigado ainda a apresentar certidão negativa de débitos junto ao INSS antes de ser efetuado o Recebimento Definitivo.

Neste caso, o Engenheiro

  • A. Fiscal deveria ter liberado o valor correto discriminado no Caderno de Encargos referente ao piso do pátio, considerando que foram cumpridos seus requisitos, não sendo adequado o seu pagamento parcial em tais condições.
  • B. da contratada não deveria ser cobrado a apresentar certidão negativa junto ao INSS para que fosse atestado o Recebimento Definitivo, visto que cumpriu todas as etapas.
  • C. Fiscal não podia exigir a aprovação junto ao Corpo de Bombeiros, pois isso é de responsabilidade do proprietário da obra.
  • D. Fiscal não poderia ter aprovado a medição do piso do pátio antes e depois ter solicitado a troca dos que soavam “oco”.
  • E. Fiscal deve aprovar projetos adicionais que forem feitos pela contratada desde que garantam a qualidade da obra.

Na Gestão do Sistema de Manutenção de Edificações,

  • A. a infraestrutura material, técnica, financeira e de recursos humanos deve ser implementada ao longo do tempo, conforme as necessidades de cada tipo de manutenção efetuada.
  • B. deve-se preservar o desempenho previsto em projeto ao longo do tempo, minimizando a depreciação patrimonial.
  • C. a manutenção rotineira é definida pela rotina de inspeções efetuadas a ciclos mensais ou anuais.
  • D. a manutenção corretiva é usada para corrigir problemas que poderão acontecer em um futuro próximo e foram detectados antecipadamente na manutenção rotineira.
  • E. a manutenção preventiva deve substituir plenamente a rotineira e a corretiva, visto que as mesmas perdem o sentido com sua implantação.

Com relação à certificação Procel para edificações públicas, considere as afirmações abaixo.

I. A edificação concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto permite melhores resultados com menores investimentos, podendo chegar a 50% de economia.

II. O Selo Procel Edificações é outorgado somente na etapa de projeto, válido até a finalização da obra.

III. A Etiquetagem de Edificações − PBE Edifica − é utilizada como referência pela Certificação AQUA para edificações residenciais e não residenciais.

IV. Para se obter o Selo Procel Edificações, em edificação pública, deve-se apresentar avaliação de, ao menos, dois dos três sistemas individuais, a saber: envoltória, iluminação e condicionamento de ar, bem como os pré-requisitos gerais.

V. O Relatório de Inspeção da Edificação Construída é enviado pelo proprietário para o Procel para verificar se as características de desempenho permanecem válidas após a conclusão da obra de construção.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. I, III e IV.
  • E. I, III e V.

De acordo com os critérios para concessão do Selo Procel o proprietário da edificação pública deverá comprovar que a edificação atende aos seguintes critérios: apresentar EqNumEnv1 ≥ X, EqNumDPI2 ≥ Y e EqNumCA3 ≥ Z, caso a inspeção seja feita pelo método prescritivo descrito no RTQ-C; apresentar pontuação total (PT) ≥ W, caso a inspeção seja feita pelo método de simulação descrito no RTQ-C.

Os valores de X, Y, Z e W são, respectivamente:

  • A. 4,5 − 4,5 − 4,5 − 5,0.
  • B. 5,0 − 5,0 − 5,0 − 6,0.
  • C. 4,5 − 5,0 − 6,0 − 5,0.
  • D. 35 − 45 − 55 − 65.
  • E. 60 − 60 − 60 − 60.


Tendo em vista que o diagrama apresentado no texto 3A1AAA refere-se a um material dúctil, assinale a opção que apresenta um material com esse tipo de comportamento.

  • A. pedra
  • B. ferro fundido
  • C. concreto
  • D. vidro
  • E. aço de construção

Assinale a opção que representa o intervalo identificado pela letra B na figura do texto 3A1AAA.

  • A. estricção
  • B. ruptura
  • C. regime plástico
  • D. encruamento
  • E. regime elástico

Um trem de passageiros e outro de carga compartilham uma mesma via. O trem de carga se desloca com velocidade constante e igual a 65 km/h; a velocidade do trem de passageiros é constante e igual a 130 km/h. A previsão de saída, da mesma estação, do trem de passageiros é de trinta minutos após a partida do trem de carga; e o deslocamento se dá conforme o diagrama espaço–tempo mostrado e, como medida de segurança, o trem de carga deverá chegar ao pátio de desvio seis minutos antes do trem de passageiros. Nesse caso, a distância que o pátio de desvio estará da estação de partida é igual a

  • A. 52 km.
  • B. 65 km.
  • C. 80 km.
  • D. 32,5 km.
  • E. 45 km.

Em um aeroporto, as aeronaves se aproximam para pouso, em média, com velocidade de 360 km/h, enquanto mantêm uma separação mínima das outras aeronaves de 3,25 milhas náuticas (aproximadamente igual a 6.000 m).

Nesse caso, é correto afirmar que a máxima taxa de pousos na pista desse aeroporto, nessas condições, em pousos por hora, é igual a

  • A. 45.
  • B. 50.
  • C. 60.
  • D. 75.
  • E. 35.
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