Questões de Engenharia Civil do ano 2020

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No que diz respeito ao controle no recebimento de materiais a serem empregados em um canteiro de obra rodoviária, julgue o item que se segue.
O ensaio Saybolt-Furol é utilizado para verificar a adesividade dos agregados.

No que diz respeito ao controle no recebimento de materiais a serem empregados em um canteiro de obra rodoviária, julgue o item que se segue.


No caso do CAP, deve ser aplicado o ensaio para verificar a formação de espuma, quando ele for aquecido a 117 ºC.

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


Em obra rodoviária, em um mesmo contrato pode haver índices diferenciados para determinados tipos de serviços.

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


A contratada somente terá direito a reajustamento um ano após o início da obra.

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


O acréscimo de prazo de execução implica aumento de custos de administração local.

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


A variação de quantitativo em decorrência de erro de projeto é risco da contratada, que já será ressarcida no item riscos e eventuais, constante na composição das bonificações e despesas indiretas (BDI).

Acerca de ligantes asfálticos, julgue o item subsecutivo.
A emulsão RR-2C exige cobertura imediata do agregado sobre o ligante após a sua aplicação, o que representa uma desvantagem dessa emulsão em comparação com o CAP na execução do tratamento superficial.

Acerca de ligantes asfálticos, julgue o item subsecutivo.
As emulsões asfálticas catiônicas comportam-se bem como ligante, devido a sua compatibilidade de interface agregado-ligante para diversos tipos de agregados.

Acerca de ligantes asfálticos, julgue o item subsecutivo.


Os ligantes polímeros em porcentagens adequadas no CAP, ao sofrerem uma transição para a rede polimérica, proporcionam ao revestimento uma melhoria das propriedades elásticas e coesivas do ligante.

Acerca de ligantes asfálticos, julgue o item subsecutivo.

O limite de penetração, que está relacionado ao comportamento do ligante e é obtido por meio do ensaio de penetração, é um dos parâmetros utilizados para classificar o cimento asfáltico de petróleo (CAP).

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