Questões de Engenharia Civil do ano 2020

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Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


A eventual classificação do solo como saturado, mediante comprovação técnica, implica sua classificação como solo mole, necessariamente.

Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Caso se comprove a existência de solo mole, as composições de custos deverão permanecer as mesmas, pois a escavação de solos moles exige o emprego de escavadeiras hidráulicas dotadas de pneus — utilizadas em solos mais resistentes —, sendo desnecessário realizar qualquer ajuste contratual.

Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Para justificar a mudança no contrato, a empresa deverá comprovar que a camada de solo mole é composta de material predominantemente argiloso, com valor de resistência à penetração no ensaio de penetração padrão (SPT) inferior a 5 golpes.

O responsável técnico pela elaboração do orçamento de obras rodoviárias públicas, ao adotar o SICRO, deve observar as alterações de metodologia em relação aos sistemas anteriores. A respeito dessas inovações metodológicas, julgue o item subsequente.

Como a produção dos serviços de execução de obras rodoviárias sofre influência direta das condições climáticas, o SICRO prevê um fator de influência de chuvas (FIC), a ser aplicado sobre o custo unitário de execução desses serviços.

O responsável técnico pela elaboração do orçamento de obras rodoviárias públicas, ao adotar o SICRO, deve observar as alterações de metodologia em relação aos sistemas anteriores. A respeito dessas inovações metodológicas, julgue o item subsequente.
Em composições de serviços de escavação, carga e transporte de materiais de jazida, deve-se incluir a motoniveladora para a manutenção dos caminhos de serviço em leito natural, tanto em revestimento primário quanto em rodovia pavimentada, devendo-se ajustar o coeficiente desse equipamento para cada tipo de via.

O responsável técnico pela elaboração do orçamento de obras rodoviárias públicas, ao adotar o SICRO, deve observar as alterações de metodologia em relação aos sistemas anteriores. A respeito dessas inovações metodológicas, julgue o item subsequente.

Por serem facilmente mensuráveis, os custos referentes a encarregados da execução de serviços de terraplenagem devem constar na composição de custos diretos.

No que diz respeito a concepção de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, julgue o item.

As estações elevatórias de esgoto bruto devem ser dimensionadas com base na vazão média horária.

No que diz respeito a concepção de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, julgue o item.

Na elaboração do projeto hidráulico-sanitário, devem ser propostos, no mínimo, três arranjos em planta das diferentes opções de processo definidas.

No que diz respeito a concepção de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, julgue o item.


A avaliação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) deve ser apresentada no relatório de estudo de concepção do sistema de esgoto sanitário.

Em relação a concepção de projetos de estação de tratamento de água para abastecimento público, julgue o seguinte item.

Em floculadores hidráulicos, a velocidade da água ao longo dos canais deve ser inferior a 0,1 m/s.

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