Questões de Engenharia Civil do ano 2020

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De acordo com a terminologia empregada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na área de inspeção de pontes rodoviárias, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. É a primeira inspeção da obra e deve ser efetuada imediatamente após sua conclusão ou assim que ela se incorpora no sistema viário.

2. É programada, com intervalos adequados, em geral de um a dois anos, e destinada a coletar observações e/ou medições para identificar qualquer anomalia em desenvolvimento.

3. Deverá ser efetuada em intervalos máximos de cinco anos, em todas as pontes consideradas excepcionais, pelo seu porte, pelo seu sistema estrutural ou pelo seu comportamento problemático.

4. É recomendada para monitorar uma anormalidade já suspeita ou já detectada, tal como pequeno recalque de fundação, uma erosão incipiente, um encontro parcialmente descalçado, etc.


Coluna 2

( ) Inspeção Especial.

( ) Inspeção Rotineira.

( ) Inspeção Cadastral.

( ) Inspeção Intermediária.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 1 – 2 – 3 – 4.

    B) 2 – 1 – 4 – 3.

    C) 3 – 2 – 1 – 4.

    D) 4 – 2 – 3 – 1.

    E) 4 – 1 – 2 – 3.

Os projetos de estruturas de madeira são normatizados pela ABNT NBR 7190:1997. Conforme as diretrizes da norma, analise as assertivas abaixo:


I. A ressonância (instabilidade dinâmica) é uma característica de Estado Limite de Utilização.

II. A instabilidade por deformação é uma característica de Estado Limite Último.

III. As vibrações excessivas, que afetam a utilização normal da construção, são características de Estado Limite Último.

IV. A segurança da estrutura, além de atender aos estados limites, deve simultaneamente atender às condições analíticas de segurança, como, por exemplo, solicitações de cálculo devem ser menores ou iguais à resistência de cálculo.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas I, II e III.

    E) I, II, III e IV.

Para realizar o projeto de adutoras de água utilizando condutos forçados, a ABNT NBR 12215-1:2017 estabelece uma série de critérios e requisitos. Sobre as diretrizes de velocidade máxima e velocidade mínima, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Para adutoras de água bruta, a velocidade mínima deverá ser maior que para adutoras de água tratada, podendo haver exceções, desde que tecnicamente justificadas.

    B) As velocidades máximas de dimensionamento não podem ultrapassar os 3 m/s na tubulação, não podendo haver qualquer exceção neste caso.

    C) No dimensionamento, deve-se buscar redução nos ruídos gerados.

    D) A velocidade máxima deve gerar o menor desgaste possível da tubulação, peças e acessórios.

    E) As perdas de carga devem proporcionar o menor consumo de energia elétrica possível, portanto elas devem ser limitadas.

Entre as exigências para projeto de instalações hidráulicas definidas pela ABNT NBR 5626:1998, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um requisito da norma.

    A) Toda a tubulação que abastece o reservatório deve ser equipada com torneira de boia, ou qualquer outro dispositivo com o mesmo efeito no controle da entrada da água e manutenção do nível desejado.

    B) Deve ser garantido o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes.

    C) Reservatórios de maior capacidade devem ser divididos em dois ou mais compartimentos para permitir operações de manutenção sem que haja interrupção na distribuição de água. São excetuadas desta exigência as residências unifamiliares isoladas.

    D) No projeto do alimentador predial, deve-se considerar o valor máximo da pressão da água proveniente da fonte de abastecimento. O alimentador predial deve possuir resistência mecânica adequada para suportar essa pressão.

    E) A pressão dinâmica não deve ser inferior a 10 m.c.a, com exceção do ponto de descarga para bacia sanitária.

Em um laboratório, há um recipiente de vidro retangular com as seguintes dimensões: 40x50 cm de base e 90 cm de altura. Considere que o recipiente está cheio d’água e que o líquido escoa a uma velocidade de 0,25 litros por segundo. Nesse sentido, a velocidade em que a superfície líquida desce é de:

    A) 0,125 cm/s.

    B) 0,200 cm/s.

    C) 0,250 cm/s.

    D) 0,500 cm/s.

    E) 0,720 cm/s.

A ABNT NBR 7.211/2009 apresenta a classificação da granulometria, ou seja, da dimensão nominal dos grãos dos diferentes tipos de brita utilizados na construção civil. Cada tipo de material apresenta uma função específica à qual é destinado, seja na pavimentação, fabricação de concreto, ferrovias, barragens ou na construção de edificações. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os diferentes tipos de britas utilizados na construção civil às suas respectivas dimensões.
Coluna 1 1. Brita 0 (zero) ou pedrisco. 2. Brita 1. 3. Brita 2. 4. Pó de pedra. 5. Brita 3. 6. Brita 4.
Coluna 2 ( ) De 50 a 76 mm. ( ) De 25 a 50 mm. ( ) De 19 a 25 mm. ( ) De 9,5 a 19 mm. ( ) De 4,8 a 9,5 mm. ( ) < de 4,8 mm.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 1 – 2 – 3 – 5 – 6 – 4.

    B) 6 – 5 – 3 – 2 – 1 – 4.

    C) 4 – 6 – 5 – 3 – 2 – 1.

    D) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1.

    E) 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6.

O sistema rodoviário brasileiro classifica os pavimentos em dois grandes grupos: rígidos e flexíveis. O emprego de cada um deles vai depender da escolha dos materiais empregados nas obras de pavimentação. Acerca desses pavimentos, analise as assertivas a seguir:
I. O Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) é utilizado nas camadas de revestimentos de pavimentação rígida. II. Os pavimentos rígidos apresentam uma maior resistência às deformações permanentes quando comparados aos pavimentos flexíveis. III. As trilhas de roda são típicas patologias que ocorrem nos pavimentos flexíveis. IV. O concreto de cimento Portland é utilizado na execução da camada de revestimento dos pavimentos flexíveis.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas I, II e III.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Em uma obra geotécnica, a sondagem do solo ou subsolo é de essencial importância para se avaliar a situação em que as diversas camadas de solo se encontram. No Brasil, o ensaio de campo mais utilizado é o SPT (Standart Penetration Test) por ser um ensaio simples e de baixo custo. Sobre o ensaio SPT, analise as seguintes assertivas:
I. É possível, através da sondagem SPT, realizar a avaliação da resistência à penetração das camadas de solo investigadas no ensaio. II. Após a sondagem SPT, gera-se um documento de análise, denominado Boletim de Sondagem. III. O martelo padronizado, utilizado na cravação dos tubos de revestimentos e da composição de hastes, deve ter uma massa de 100 kg. IV. A sondagem SPT é constituída por um método indireto, em que não é realizada retirada de solo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas I e III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

A resistência ao cisalhamento é considerada um dos principais parâmetros ao se estudar a mecânica dos solos. Isso acontece, pois, na maioria das vezes, as rupturas dos solos ocorrem devido ao cisalhamento. Com base nisso, para se obter a resistência ao cisalhamento de determinado solo, as principais propriedades a serem consideradas são:

    A) CBR e ângulo de atrito.

    B) Coesão e ângulo de atrito.

    C) Limite de liquidez e limite de plasticidade.

    D) Coesão e massa específica.

    E) Umidade ótima e massa específica.

Analise as seguintes informações:


• Massa do picnômetro com água = 428,25 g.

• Massa do picnômetro contendo 25 g de solo e água até o mesmo nível = 443,45 g.


De acordo com os dados apresentados, o peso específico dos sólidos de determinado solo é expresso por:

    A) 0,62 g/cm³.

    B) 1,64 g/cm³.

    C) 2,20 g/cm³.

    D) 2,55 g/cm³.

    E) 2,70 g/cm³.

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