Questões de Engenharia Civil do ano 2020

Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Slump Test é considerado o principal ensaio no que diz respeito ao controle de recebimento de material em uma obra. Esse ensaio mede a consistência do concreto, expressando sua trabalhabilidade por meio do abatimento do tronco de cone. Para a execução do Slum Test, deve-se proceder com determinado número de camadas e golpes, que pode ser expresso por:

    A) 3 camadas, com 15 golpes cada.

    B) 3 camadas, com 25 golpes cada.

    C) 3 camadas, com 30 golpes cada.

    D) 4 camadas, com 15 golpes cada.

    E) 4 camadas, com 25 golpes cada.

Considere uma carta geográfica que está representada na escala 1:100.000. Nessa carta, há uma estrada que mede 4,8 cm. O real comprimento dessa estrada é:

    A) 4,80 km.

    B) 48,0 km.

    C) 480,0 km.

    D) 4.800,0 km.

    E) 40,8 km.

De acordo com a ABNT NBR 6.576/2007, qual o ensaio que tem duração de 5 segundos, é realizado a uma temperatura de 25°C e tem como objetivo determinar a consistência de um Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP)?

    A) Sedimentação.

    B) Volumetria.

    C) Viscosidade.

    D) Densidade.

    E) Penetração.

De acordo com os procedimentos estabelecidos pela ABNT NBR 6.457/2016, assinale a alternativa que apresenta a correta sequência com que o laboratorista deve proceder a preparação de uma amostra de solo para ensaios de caracterização.

    A) Quarteamento da amostra de solo – secagem do solo ao ar – peneiramento do solo na #2,0 mm – pesagem da amostra de solo – destorroamento do solo.

    B) Pesagem da amostra de solo – destorroamento do solo – secagem do solo ao ar – quarteamento da amostra de solo – peneiramento do solo na #2,0 mm.

    C) Destorroamento do solo – peneiramento do solo na #2,0 mm – quarteamento da amostra de solo – pesagem da amostra de solo – secagem do solo ao ar.

    D) Secagem do solo ao ar – destorroamento do solo – quarteamento da amostra de solo – pesagem da amostra de solo – peneiramento do solo na #2,0 mm.

    E) Peneiramento do solo na #2,0 mm – secagem do solo ao ar – pesagem da amostra de solo – destorroamento do solo – quarteamento da amostra de solo.

A redução do volume do solo sob ação de cargas aplicadas, de grande importância prática e uma das principais causas de recalques, é denominada

    A) adensamento do solo.

    B) compressibilidade do solo.

    C) permeabilidade do solo.

    D) estabilidade do solo.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável buscam assegurar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. São integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibradas as três dimensões do desenvolvimento sustentável. Assinale a alternativa CORRETA das dimensões do desenvolvimento social:

    A) Econômica, Social e Cultural.

    B) Social, Política e Cultural.

    C) Econômica, Social e Ambiental.

    D) Política, Global e Econômica.

    E) Educacional, Ambiental e Política.

As estacas são tipologias de fundação profundas executadas por equipamentos e ferramentas, podendo ser cravadas e perfuradas, sendo caracterizadas por grandes comprimentos e pequenas seções transversais. Sobre os tipos de estacas destacadas a seguir, é correto afirmar, respectivamente, que

I –Estacas Franki.

II - Estacas Strauss.

III - Estacas hélice contínua.

IV - Estacas raiz.

V - Estacas de deslocamento.

    A) I - são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto; II – são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. Têm forma circular e diâmetro de até 410 mm. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; V – tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo.

    B) I - tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo; II – são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam) por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. Têm forma circular e diâmetro de até 410 mm. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; V – são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto.

    C) I - tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo; II – são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; V – são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto.

    D) I - são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto; II – são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; V – tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo.

Para a viga biapoiada da figura, submetida a uma carga uniformemente distribuída (q), as tensões normal e de cisalhamento máximas, respectivamente, são

    A)




    B)




    C)




    D)






Ainda com relação à figura da questão anterior, uma viga de concreto armado foi dimensionada com resistência característica à compressão do concreto - fck de 35 MPa para trabalhar no domínio 3. No entanto, após a execução constatou-se que o fck obtido para o concreto foi de 20 MPa. Neste caso, pode-se concluir que a viga

    A) está subarmada.

    B) está normalmente armada.

    C) está superarmada.

    D) não altera sua classificação quanto à variação do fck.

Considerando-se os domínios de dimensionamento na flexão simples para vigas de concreto armado, pode-se afirmar que,


    A) no domínio 3, o processo de ruptura ocorre com esmagamento do concreto e com escoamento da armadura, caracterizando um tipo de ruptura similar ao das vigas superarmadas.

    B) no domínio 4, o processo se dá sem o escoamento do aço e a ruptura ocorre por esmagamento do concreto, indicando uma ruptura de caráter dúctil sem aviso prévio.

    C) no domínio 2, a ruptura é dúctil e ocorre por deformação excessiva da armadura sem haver o esmagamento do concreto e com intenso processo de fissuração, caracterizando as vigas como subarmadas.

    D) no domínio 2, as peças são caracterizadas como superarmadas; no domínio 3, normalmente armadas e no domínio 4, subarmadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...