Questões de Engenharia Civil do ano 2020

Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para execução da pavimentação de uma rodovia, são preparados diversos tipos de camadas, cada uma, com seu propósito específico. Associe a primeira coluna à segunda, com a descrição que melhor representa a camada citada.
I - Base. II - Reforço do Subleito. III - Regularização do Subleito. IV - Revestimento. V - Sub-Base VI - Subleito.
( ) É uma camada de espessura constante, posta por circunstâncias técnico-econômicas, acima da regularização, com características geotécnicas inferiores ao material usado na camada que lhe for superior, porém melhor que o material do subleito. ( ) É a camada complementar à base, quando, por circunstâncias técnicas e econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito. ( ) Camada destinada a resistir e distribuir ao subleito, os esforços oriundos do tráfego e sobre a qual se construirá o revestimento. ( ) É o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego. ( ) É a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento. ( ) É a operação destinada a conformar o leito, transversal e longitudinalmente. Poderá ou não existir, dependendo das condições do leito.
Assinale a alternativa que contém a alternativa CORRETA, de cima para baixo.

    A) VI, V, II, I, IV, III.

    B) II, V, I, VI, IV, III.

    C) IV, I, V, III, II, VI.

    D) III, V, VI, I, IV, II.

    E) V, IV, II, I, VI, III.

Elemento estrutural de uma edificação, bidimensional, caracterizado por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões, com cargas transversais e submetidas à flexão. Geralmente, apoia-se em vigas que, por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação. É constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. É moldada in loco ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos esteja localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.

Podemos classificar a estrutura supracitada como:

    A) Viga T.

    B) Laje Maciça.

    C) Laje Nervurada.

    D) Viga Convencional.

    E) Laje Cogumelo.

Para a execução de projetos de estruturas metálicas, utilizam-se comumente perfis de aço formado a frio. Elas podem ser aplicadas em situações que oferecem mais vantagens, quando comparadas com as estruturas de concreto armado, como vencer maiores vãos, tornar a estrutura mais leve ou esbelta ou diminuir prazos de execução.
O perfil abaixo desponta como um dos mais utilizados, quando se trata desse tipo de construção.
A partir da figura, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome do perfil, o nome da estrutura A e o nome da estrutura B.

    A) Perfil I, Aba e Alma.

    B) Perfil I, Altura e Mesa.

    C) Perfil Duplo Te, Alma e Aba.

    D) Perfil I, Alma e Aba.

    E) Perfil Duplo Te, Altitude, Borda.

“Um dos plásticos mais nobres e de melhor qualidade. Usado como reforço de telhas plásticas, em buchas de fixação e como ‘ferragens’ para armários (dobradiças, trincos, puxadores etc.).” Trata-se de:

    A) Náilon

    B) Resina

    C) Acrílico

    D) Fiberglass

    E) Poliestireno expandido

Segundo a NBR nº 6.118/2014 (Projeto de estruturas de concreto — Procedimento), nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura, EXCETO:

    A) 9 cm para lajes em balanço.

    B) 7 cm para cobertura não em balanço

    C) 8 cm para lajes de piso não em balanço

    D) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.

    E) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN.

“Qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada” refere-se à armadura:

    A) Ativa

    B) Lentiva

    C) Passiva

    D) Inclusiva

    E) Refletiva

Em relação aos critérios para a utilização de reescoramento e/ou escoras remanescentes após a desforma do pavimento, são fatores a serem considerados no projeto dos reescoramentos e/ou escoramentos remanescentes, e dos pavimentos recém-concretados, EXCETO:

    A) Ciclo de concretagem dos pavimentos posteriores.

    B) Dimensões dos panos de lajes que compõem o pavimento.

    C) Peso próprio da laje e demais componentes do pavimento.

    D) Resistência e módulo de elasticidade final do concreto aos quatorze dias de cura do concreto

    E) Sobrecarga de utilização dos pavimentos, no processo evolutivo das concretagens e demais etapas executivas de obra.

“Combinação do vidro com lítio, silício, alumínio e óxidos que produzem uma variedade de materiais com interessantes propriedades termomecânicas. Possuem maior resistência que os vidros comuns, uma baixa condutividade elétrica e térmica e, ainda, quase nenhuma dilatação térmica e resistência a choque térmico. Associado à reciclagem de resíduos: cinzas volantes, escória, areia de fundição. Peças de altas temperaturas e na produção de esmaltes para revestimento de edifícios, pisos, mármores.” Trata-se de:

    A) Sílica vítrea.

    B) Boro-silicato.

    C) Vitrocerâmica

    D) Vidro ao chumbo.

    E) Aluminoborossilicato

Para a elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, o tratamento secundário é o conjunto de operações e processos unitários que visam, principalmente, à remoção orgânica, ocorrendo tipicamente após o tratamento primário normalmente com eficiência de remoção de SS (Sólidos em Suspensão) e de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de cerca de:

    A) 55% a 65%.

    B) 60% a 65%.

    C) 60% a 70%

    D) 80% a 90%

    E) 95% a 100%.

No projeto de redes coletoras de esgoto sanitário, inexistindo dados locais comprovados oriundos de pesquisas, podem ser adotados os seguintes dados, EXCETO:

    A) C, coeficiente de retorno = 0,80

    B) K4, coeficiente de máxima vazão diária = 0,6

    C) K2, coeficiente de máxima vazão horária = 1,5

    D) K3, coeficiente de mínima vazão horária = 0,5

    E) TI, Taxa de contribuição de infiltração; depende de condições locais, tais como: NA do lençol freático, natureza do subsolo, qualidade da execução da rede, material da tubulação e tipo de junta utilizado. O valor adotado deve ser justificado: 0,05 a 1,0 l /s . km.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...