Questões de Engenharia Civil do ano 2020

Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os Asfaltos Diluídos (AD) são obtidos por adição de um solvente (destilado leve de petróleo). Resultam de um material de menos viscosidade, que pode ser aplicado ou misturado a temperaturas mais baixas, o que facilita a colocação, mas diminuído de poder aglutinante. São considerados ensaios com asfaltos diluídos, EXCETO:

    A) pH

    B) Ductibilidade.

    C) Peneiramento

    D) Ponto de fulgor.

    E) Teor de betume.

O gesso, como material de construção, é um pó branco, de elevada finura, comercializado, principalmente em sacos de 50 kg, podendo ser chamado de gesso, estuque ou gesso- -molde. Algumas empresas fornecem embalagens de 1 kg, 20 kg e 40 kg. São consideradas propriedades do gesso, EXCETO:

    A) Ótima aparência

    B) Produtividade elevada.

    C) Boa aderência a tijolos.

    D) Facilidade de moldagem.

    E) Boa propriedade térmica, mas não acústica.

Para a elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, no tratamento da fase líquida, a remoção de sólidos grosseiros pode ser feita através de grades de barras e peneiras. As grades de barras são classificadas em grade grossa, grade média e grade fina. Pode-se afirmar que o espaçamento da grade média é de:

    A) 10 mm a 20 mm.

    B) 20 mm a 40 mm.

    C) 40 mm a 60 mm.

    D) 60 mm a 80 mm.

    E) 80 mm a 100 mm.

O índice BDI na Construção Civil – do Inglês Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas. Definido como um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da Construção Civil a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (os não relacionados a materiais, mão-de-obra, etc).
São considerados elementos necessários para o cálculo do BDI:
I. Administração Central (AC) é a despesas com a estrutura administrativa da empresa, como aluguel, recursos humanos, serviços de telecomunicações etc.
II. Custo Financeiro (CF) é uma estimativa do quanto o capital investido na obra renderia caso estivesse aplicado no mercado financeiro (uma das referências usadas neste caso é o rendimento do CDB).
III. Seguros (S) é o percentual (cerca de 0,6%) sobre o total da obra, que deve ser reservado como seguro básico.
IV. Garantias (G) é a taxa de caução, seguro garantia, fiança bancária ou títulos da dívida pública.
V. Margem de Incerteza (MI) representa custos com imprevistos não cobertos por seguros.
VI. Tributos Municipais (TM) taxa relativa ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e outros tributos municipais.
VII. Tributos Estaduais (TE) compreende o percentual dos tributos estaduais, como o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quando houver.
VIII. Tributos Federais (TF) entram as contribuições para os Programas de Integração Social (PIS) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), por exemplo.
IX. Margem Bruta de Contribuição (MBC) é a lucratividade prevista para o projeto.
Estão CORRETAS:

    A) I, II, III, IV e VII apenas.

    B) II, III, IV, V e VIII apenas.

    C) III, IV, V, VI e IX apenas.

    D) I, III, IV, V e VI apenas.

    E) I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX.

O projeto arquitetônico é o esboço do projeto, essencial para qualquer edificação. Ele é definido como a materialização de uma ideia ou do espaço imaginado pelo arquiteto. Com o projeto arquitetônico é possível verificar a melhor maneira de atender as necessidades de um potencial cliente ou até mesmo poder prever e/ou solucionar os problemas que podem surgir durante o processo.
Analise os itens a seguir e assinale:
(1) Para Pré-projeto. (2) Para Estudos preliminares. (3) Para Anteprojeto. (4) Para Projeto executivo. (5) Para Compatibilização.
( ) É o briefing onde são levantadas as necessidades pré-existentes. ( ) É onde entra a concepção, representação final e informações técnicas. ( ) É a primeira etapa de elaboração técnica projetual onde serão definidas as plantas humanizadas, perspectivas 3D, layouts etc. ( ) Combina o projeto com todos os outros demais complementares. ( ) Após a aprovação do projeto preliminar, são definidas as informações técnicas que auxiliam na execução da obra onde é colocado em prática o desenvolvimento mesmo do projeto.
A sequência CORRETA é:

    A) 1 – 4 – 2 – 5 – 3.

    B) 3 – 4 – 2 – 5 – 1.

    C) 1 – 2 – 4 – 5 – 3.

    D) 5 – 4 – 2 – 1 – 3.

    E) 2 – 4 – 1 – 5 – 3.

A perícia é um exame técnico de caráter especializado. Na Engenharia ela é de fundamental importância para a segurança do usuário de edificações, já que através dela é feita a prevenção de possíveis desastres. Isso é feito por meio de laudos e estudos aprofundados que detectam o grau de comprometimento de estruturas.
Sobre a perícia, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os resultados das perícias são muito utilizados no meio judicial, para apurar responsabilidades e corrigir problemas, é usual o chamamento dos peritos, não só para apurar as causas, como também para darem seus pareceres sobre as medidas técnicas corretivas ou de avaliação posterior e são diagnósticos.

    B) Os leigos e neófitos, entretanto, costumam denominar todas as ferramentas de investigação e essas medidas posteriores de “perícia”, confundindo diagnóstico com ferramentas de investigação técnica, avaliação ou medidas de correção técnica.

    C) A perícia resulta exclusivamente no diagnóstico final e completo do evento, podendo ser conceituada como a investigação técnica que determina a origem, o mecanismo de ação e causa de um fato, condição ou direito relativo a uma construção.

    D) investigação técnica vai determinar se a origem do fato que levou a perícia é endógena (projeto, execução e materiais), exógena (fatores externos), natural (clima) e funcional (degradação e uso intenso), cabendo ressaltar que a determinação da origem precede a os diagnósticos do mecanismo de ação e causa.

    E) As perícias de engenharia na construção civil podem ser diretas ou indiretas. São diretas quando os exames se desenvolvem à distância, por meios digitais ou através da análise de documentos retrospectivos do caso em estudo ou indiretas quando os exames técnicos recaem diretamente no objeto, fato ou condição em estudo.

Segundo a Resolução-RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, em seu art. 3º, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, as Secretariais Estaduais e Municipais de Saúde são responsáveis pela:
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Aplicação e execução de ações visando o cumprimento deste Regulamento Técnico, podendo estabelecer normas de caráter supletivo ou complementar a fim de adequá-lo às especificidades locais.

    B) Aplicação e execução de ações visando o cumprimento das ações destinadas a promoção da saúde, podendo estabelecer normas de caráter supletivo ou complementar a fim de adequá-lo às especificidades locais.

    C) Aplicação e execução de ações visando o cumprimento deste Regulamento Técnico, podendo estabelecer normas de caráter deliberativo ou complementar a fim de adequá-lo às especificidades locais.

    D) Aplicação execução de ações visando o cumprimento deste Regulamento Técnico, podendo estabelecer normas de caráter supletivo e normativo complementar a fim de adequá-lo às especificidades locais.

    E) Aplicação e execução de ações visando o cumprimento das orientações do Ministério da Saúde, podendo estabelecer normas de caráter supletivo ou complementar a fim de adequá-lo às especificidades locais.

Resolução-RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde em seu Art. 1º aprovar o Regulamento Técnico destinado ao planejamento, programação, elaboração, avaliação e aprovação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, anexo a esta Resolução, a ser observado em todo território nacional, na área pública e privada compreendendo:
I. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
II. As construções novas de estabelecimentos assistenciais de saúde de todo o país;
III. As áreas a serem ampliadas de estabelecimentos assistenciais de saúde já existentes.
IV. As reformas de estabelecimentos assistenciais de saúde já existentes e os anteriormente não destinados a estabelecimentos de saúde.
V. As inobservâncias das normas aprovadas por este Regulamento.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Sobre o Gesso, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) É um aglomerante obtido a partir da eliminação parcial ou total da água de cristalização contida em uma rocha natural chamada gipsita, que ocorre na natureza em camadas estratificadas.

    B) Uma das etapas para a obtenção do gesso é também é conhecida como calcinação e consiste em expor a rocha a temperaturas que podem variar de 100 a 300ºC, obtendo como resultado o gesso com desprendimento de vapor d’água.

    C) O gesso, ao ser misturado com água, torna-se plástico e enrijece rapidamente, retornando a sua composição original. Essa combinação faz-se com a produção de uma fina malha de cristais de sulfato hidratado, interpenetrada, responsável pela coesão do conjunto.

    D) Quando o processo de calcinação do gesso é feito em temperaturas mais elevadas tem como resultado um material de pega mais lenta, porém de maior resistência. Quando as pastas de gesso, depois de endurecidas, atingem resistência à compressão entre 5 e 15 Mpa.

    E) A quantidade de água necessária para o amassamento do gesso é de 10 a 30%. O amassamento é feito com pouca água para evitar uma pega muito rápida, tornando a pasta manuseável por tempo suficiente à aplicação. A perda de água excedente conduz ao endurecimento e aumento da resistência.

O cimento Portland é um material pulverulento, ou seja, se apresenta em estado de pó fino, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, praticamente sem cal livre. Estes silicatos e aluminatos complexos, ao serem misturados com água, hidratam-se o produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica.
São algumas das divisões do cimento Portland, EXCETO:

    A) CP II-E – Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno.

    B) CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana.

    C) CP II-F – Cimento Portland composto com filer.

    D) CP III – Cimento Portland de alto forno.

    E) CP-BC – Cimento Portland de baixo calor desidratado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...