Questões sobre Estruturas

Lista completa de Questões sobre Estruturas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O pórtico ilustrado abaixo apresenta uma reação vertical e uma horizontal no ponto A e uma reação vertical no ponto B. Além disso, ele é composto por seis barras, uma rótula no ponto C e um ciclo fechado (anel). Em relação à estaticidade do pórtico, analise as assertivas que seguem.



I. Externamente, o pórtico é isostático.

II. O grau de hiperestaticidade do pórtico é 1.

III. A rótula apresentada no ponto C gera duas equações adicionais de equilíbrio.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Os pilares de concreto armado são geralmente classificados em de canto, de extremidade e intermediários. Sobre o dimensionamento de pilares, conforme requisitos da ABNT NBR 6118:2014, assinale a alternativa correta.

    A) Em pilares intermediários, pode-se desprezar os momentos iniciais transmitidos pelas vigas, portanto na situação de cálculo, tem-se apenas compressão centrada.

    B) Em pilares de extremidade, existem momentos iniciais transmitidos pelas vigas, portanto, na situação de projeto, tem-se flexocompressão oblíqua.

    C) Em pilares de canto, existem momentos iniciais transmitidos pelas vigas nas duas direções, portanto, na situação de projeto, tem-se flexocompressão normal.

    D) No caso de elementos pouco comprimidos com força normal menor que 0,10.fcd.Ac, o índice de esbeltez pode ser maior que 200.

    E) No caso de utilização de pilares com dimensões menores que 19 cm, é necessário utilizar um coeficiente de minoração dos esforços solicitantes.

No prédio de uma escola municipal, foi realizada uma vistoria por um engenheiro civil na qual foram detectados alguns focos de deterioração e má funcionalidade por falta de manutenção. Em um dos pilares de sustentação, foi observado um problema de corrosão de armaduras. Analise as assertivas abaixo para solucionar essa situação e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, conforme recomendações de Oswald Cascudo, na obra Inspeção e Controle da Corrosão da Armadura de Concreto:
( ) Identificar o agente causador do problema e corrigir, se possível. ( ) Analisar a possível redução de seção transversal das armaduras atingidas, com substituição de novos estribos e/ou novas armaduras longitudinais, se necessário. ( ) Limpeza rigorosa e apicoamento de todo o concreto solto ou fissurado, inclusive das camadas de óxidos/hidróxidos das superfícies das barras. ( ) Reconstrução do cobrimento das armaduras, de preferência com concreto bem adensado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V.

    B) F – V – F – V.

    C) V – F – V – F.

    D) F – F – V – V.

    E) F – V – F – F.

O escoramento correto de estruturas para manutenção é essencial para garantir a segurança. Quando se trata de marquises, o escoramento garante a segurança, principalmente dos transeuntes. Suponha que a Figura abaixo representa uma marquise construída na década de 1980 e que ela possui apenas armadura negativa (no bordo superior da laje). Assinale a alternativa correta quanto ao escoramento correto e a razão para ser realizado desta maneira.

    A) O escoramento da marquise deve ser iniciado no ponto C e ir em direção ao ponto A, assim o momento fletor é reduzido, solicitando a armadura em menor amplitude.

    B) O escoramento da marquise deve ser iniciado no ponto B e ir em direção ao ponto A e ao ponto C simultaneamente, assim evitando ruptura frágil, visto que há redução do momento fletor.

    C) O escoramento da marquise deve ser iniciado no ponto A e ir em direção ao ponto C, pois, dessa forma, o momento fletor não se torna positivo, garantindo, assim, a segurança adequada.

    D) O escoramento da marquise deve ser iniciado no ponto C e ir em direção ao ponto A, pois, assim, possibilita que seja deixado espaço para os pedestres transitarem abaixo da marquise.

    E) O escoramento da marquise deve ser iniciado no ponto B e ir em direção ao ponto C, reduzindo, assim, o momento fletor e garantindo que fique espaço para o trânsito de pedestres.

Para a análise e concepção de projetos estruturais, é imprescindível o entendimento das solicitações externas de estruturas isostáticas. Analise a Figura abaixo e assinale a alternativa que apresenta as reações verticais no apoio A e no apoio B respectivamente.

    A) RA = 20 kN e RB = 25 kN.

    B) RA = 17,50 kN e RB = 30 kN.

    C) RA = 23,75 kN e RB = 23,75 kN.

    D) RA = 18 kN e RB = 28 kN.

    E) RA = 22 kN e RB = 33 kN.

De acordo com a ABNT NBR 7190:1997 (Projeto de Estruturas de Madeira), qual a finalidade das classes de umidade?

    A) Realizar a caracterização mínima de espécies de madeira que são pouco conhecidas.

    B) Determinar a resistência à tração normal às fibras da madeira de um lote considerado homogêneo.

    C) Empregar madeiras com propriedades padronizadas para elaboração de projetos estruturais.

    D) Distinguir os valores relativos à tração dos correspondentes à compressão.

    E) Ajustar as propriedades de resistência e rigidez em função das condições ambientais.

Estruturas de concreto armado geralmente possuem pilares de canto, de extremidade e intermediários. Sobre o pilar de canto, ilustrado na Figura 1 abaixo, analise as assertivas que seguem:




I. Conforme a ABNT NBR 6118:2014, não é permitido o uso de pilares com as dimensões do Pilar 1 (P1) em hipótese alguma.

II. O pilar apresenta maior rigidez em relação ao momento imposto pela Viga 2 (V2).

III. P1 está submetido, em situação de projeto, à flexão composta normal.

IV. O índice de esbeltez máximo que a ABNT NBR 6118:2014 permite para pilares é 200, exceto para pilares pouco comprimidos, onde a esbeltez pode ser maior que 200.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas I, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Os projetos de estruturas de madeira são normatizados pela ABNT NBR 7190:1997. Conforme as diretrizes da norma, analise as assertivas abaixo:


I. A ressonância (instabilidade dinâmica) é uma característica de Estado Limite de Utilização.

II. A instabilidade por deformação é uma característica de Estado Limite Último.

III. As vibrações excessivas, que afetam a utilização normal da construção, são características de Estado Limite Último.

IV. A segurança da estrutura, além de atender aos estados limites, deve simultaneamente atender às condições analíticas de segurança, como, por exemplo, solicitações de cálculo devem ser menores ou iguais à resistência de cálculo.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas I, II e III.

    E) I, II, III e IV.

Para a viga biapoiada da figura, submetida a uma carga uniformemente distribuída (q), as tensões normal e de cisalhamento máximas, respectivamente, são

    A)




    B)




    C)




    D)






Ainda com relação à figura da questão anterior, uma viga de concreto armado foi dimensionada com resistência característica à compressão do concreto - fck de 35 MPa para trabalhar no domínio 3. No entanto, após a execução constatou-se que o fck obtido para o concreto foi de 20 MPa. Neste caso, pode-se concluir que a viga

    A) está subarmada.

    B) está normalmente armada.

    C) está superarmada.

    D) não altera sua classificação quanto à variação do fck.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...