Questões sobre Geotecnia

Lista completa de Questões sobre Geotecnia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em um laboratório, há um recipiente de vidro retangular com as seguintes dimensões: 40x50 cm de base e 90 cm de altura. Considere que o recipiente está cheio d’água e que o líquido escoa a uma velocidade de 0,25 litros por segundo. Nesse sentido, a velocidade em que a superfície líquida desce é de:

    A) 0,125 cm/s.

    B) 0,200 cm/s.

    C) 0,250 cm/s.

    D) 0,500 cm/s.

    E) 0,720 cm/s.

Analise as seguintes informações:


• Massa do picnômetro com água = 428,25 g.

• Massa do picnômetro contendo 25 g de solo e água até o mesmo nível = 443,45 g.


De acordo com os dados apresentados, o peso específico dos sólidos de determinado solo é expresso por:

    A) 0,62 g/cm³.

    B) 1,64 g/cm³.

    C) 2,20 g/cm³.

    D) 2,55 g/cm³.

    E) 2,70 g/cm³.

De acordo com os procedimentos estabelecidos pela ABNT NBR 6.457/2016, assinale a alternativa que apresenta a correta sequência com que o laboratorista deve proceder a preparação de uma amostra de solo para ensaios de caracterização.

    A) Quarteamento da amostra de solo – secagem do solo ao ar – peneiramento do solo na #2,0 mm – pesagem da amostra de solo – destorroamento do solo.

    B) Pesagem da amostra de solo – destorroamento do solo – secagem do solo ao ar – quarteamento da amostra de solo – peneiramento do solo na #2,0 mm.

    C) Destorroamento do solo – peneiramento do solo na #2,0 mm – quarteamento da amostra de solo – pesagem da amostra de solo – secagem do solo ao ar.

    D) Secagem do solo ao ar – destorroamento do solo – quarteamento da amostra de solo – pesagem da amostra de solo – peneiramento do solo na #2,0 mm.

    E) Peneiramento do solo na #2,0 mm – secagem do solo ao ar – pesagem da amostra de solo – destorroamento do solo – quarteamento da amostra de solo.

As estacas são tipologias de fundação profundas executadas por equipamentos e ferramentas, podendo ser cravadas e perfuradas, sendo caracterizadas por grandes comprimentos e pequenas seções transversais. Sobre os tipos de estacas destacadas a seguir, é correto afirmar, respectivamente, que

I –Estacas Franki.

II - Estacas Strauss.

III - Estacas hélice contínua.

IV - Estacas raiz.

V - Estacas de deslocamento.

    A) I - são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto; II – são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. Têm forma circular e diâmetro de até 410 mm. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; V – tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo.

    B) I - tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo; II – são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam) por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. Têm forma circular e diâmetro de até 410 mm. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; V – são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto.

    C) I - tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo; II – são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; V – são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto.

    D) I - são aquelas introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material. São do tipo moldada “in loco” e se caracterizam pelo deslocamento lateral do solo que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto; II – são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. A armadura neste tipo de fundação profunda é inserida após a conclusão da perfuração com revestimento total do furo. Posteriormente, o furo é preenchido com argamassa com o uso de um tubo de injeção geralmente de PVC, de baixo para cima; III - são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice introduzida no terreno pela aplicação de um torque. Permite uma monitoração eletrônica de suas etapas de execução, como a profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado; IV - são estacas escavadas que para serem inseridas no terreno, é necessária remoção prévia do solo e se caracterizam por serem moldadas in loco, enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas; V – tipo de fundação profunda que apresenta grande capacidade de carga e pode alcançar grandes profundidades. São executadas enchendo-se de concreto as perfurações executadas por meio da cravação de um tubo de ponta fechada com o auxílio de um bate-estacas. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo.

Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Para justificar a mudança no contrato, a empresa deverá comprovar que a camada de solo mole é composta de material predominantemente argiloso, com valor de resistência à penetração no ensaio de penetração padrão (SPT) inferior a 5 golpes.

No processo após a intemperização da rocha, o solo começa a sofrer transformações e a se organizar em horizontes, de aspectos e condições diferentes e aproximadamente paralelos à superfície do terreno. O perfil de um solo bem desenvolvido possui quatro horizontes, que poderão ser subdivididos e convencionalmente identificados pelas letras O, A, B, C, e R. Assinale a alternativa que apresenta características do HORIZONTE O:

    A) Sem valor para a engenharia, quer como material de construção ou de suporte.

    B) Pode ser utilizado como fundação de pequenas estruturas e como material de construção.

    C) Zona de transição para a rocha.

    D) Apresenta um desenvolvimento máximo de cor e estrutura.

    E) Mantém características próximas da sua origem geológica.

Assinale a alternativa que apresenta as principais características dos solos do tipo residuais:

    A) Solo que foi carregado do seu lugar original por algum agente de transporte (vento, água, gravidade).

    B) Solo que se origina da decomposição da rocha-mãe no próprio local onde esta se encontra. Assim, dependendo da distância até a rocha original, poderemos encontrar características diferentes entre os solos originários da mesma rocha. Para que ocorram, faz-se necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja maior que a velocidade de remoção por agentes externos. Nas regiões tropicais, a velocidade de composição das rochas é elevada, motivo pelo qual encontramos grandes quantidades de solos residuais no Brasil.

    C) Solo típico da evolução de solos em clima quente, com regime de chuvas moderadas a intensas. Apresenta elevada concentração de ferro e alumínio na forma de óxidos e hidróxidos, daí a sua coloração avermelhada.

    D) Massa de solo que apresenta alta resistência, cujos grãos são ligados, naturalmente entre si, por um cimento qualquer. É designado pelo respectivo tipo seguido pela palavra “concrecionado”.

    E) Solos originados da decomposição e posterior apodrecimento de matérias orgânicas, sejam estas de natureza vegetal (plantas, raízes) ou animal. São problemáticos para construção por serem muito compressíveis. Em algumas formações, ocorre uma importante concentração de folhas e caules em processo de decomposição, formando as turfas (matéria orgânica combustível)

Quando se analisam as propriedades de um solo, os índices físicos são de extrema importância para melhor caracterizar o material, dando informações sobre as proporções entre as fases sólida, líquida e gasosa que o compõe. Sobre este tema, as relações, em porcentagem, entre o volume de vazios e o volume total e o volume de água e o volume de vazios se referem, respectivamente, a:

    A) Índice de vazios e teor de umidade.

    B) Porosidade e grau de saturação.

    C) Porosidade e teor de umidade.

    D) Índice de vazios e grau de saturação.

SOLO


SOLO ARENOSO

O solo arenoso é o tipo de solo composto predominantemente por areia. Ele se movimenta facilmente e é altamente permeável, e isso para qualquer construção é um grande desafio. O solo arenoso requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para garantir a segurança da estrutura. As construções erguidas na beira da praia costumam utilizar essas estacas preenchidas com betão, o que aumenta a resistência da fundação. As estradas construídas em solo arenoso apresentam a vantagem de não se tornarem um lamaçal na época das chuvas e não levantam poeira nos períodos de seca.


SOLO ARGILOSO

O solo argiloso é o tipo mais comum de solo encontrado no Brasil e sua importância econômica na construção civil é imensa, já que com ele se fabricam tijolos, telhas, azulejos e pisos cerâmicos. O solo argiloso, ao contrário do arenoso, possui grande capacidade de aglutinação, formando lama facilmente. É também altamente denso quando não há umidade ou presença de água. Neste tipo de solo, as fundações rasas são as mais utilizadas, sendo que, caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. No entanto, para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado. 


SOLO SILTOSO

O solo siltoso é considerado um tipo ruim de solo. Os piores tipos de estrada são aqueles que estão em solo siltoso: formam grandes atoleiros quando chove e, na época das secas, fazem muita poeira. Além disso, é comum a erosão e desagregação natural neste tipo de solo, portanto demanda maiores cuidados e manutenção.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3ldFDOu

Leia o texto 'SOLO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. São comuns a erosão e a desagregação natural no solo siltoso devido à elevada concentração de partículas minerais nesse solo, portanto, esse tipo de solo demanda menores cuidados com a manutenção, de acordo com o texto.

II. As estradas construídas em solo arenoso apresentam a vantagem de não se tornarem um lamaçal na época das chuvas e não levantam poeira nos períodos de seca, de acordo com o texto.

III. O texto afirma que, no solo argiloso, as fundações rasas são as mais utilizadas, e que, caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. No entanto, para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

SOLO


SOLO ARENOSO

O solo arenoso é o tipo de solo composto predominantemente por areia. Ele se movimenta facilmente e é altamente permeável, e isso para qualquer construção é um grande desafio. O solo arenoso requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para garantir a segurança da estrutura. As construções erguidas na beira da praia costumam utilizar essas estacas preenchidas com betão, o que aumenta a resistência da fundação. As estradas construídas em solo arenoso apresentam a vantagem de não se tornarem um lamaçal na época das chuvas e não levantam poeira nos períodos de seca.


SOLO ARGILOSO

O solo argiloso é o tipo mais comum de solo encontrado no Brasil e sua importância econômica na construção civil é imensa, já que com ele se fabricam tijolos, telhas, azulejos e pisos cerâmicos. O solo argiloso, ao contrário do arenoso, possui grande capacidade de aglutinação, formando lama facilmente. É também altamente denso quando não há umidade ou presença de água. Neste tipo de solo, as fundações rasas são as mais utilizadas, sendo que, caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. No entanto, para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado. 


SOLO SILTOSO

O solo siltoso é considerado um tipo ruim de solo. Os piores tipos de estrada são aqueles que estão em solo siltoso: formam grandes atoleiros quando chove e, na época das secas, fazem muita poeira. Além disso, é comum a erosão e desagregação natural neste tipo de solo, portanto demanda maiores cuidados e manutenção.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3ldFDOu

Leia o texto 'SOLO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As construções erguidas na beira da praia costumam utilizar estacas preenchidas com betão, o que aumenta a resistência da fundação, de acordo com o texto.

II. Segundo as afirmações trazidas pelo texto, o solo argiloso é altamente denso quando há umidade ou presença de água. Em períodos de seca, no entanto, ele se torna maleável, poroso e rico em minerais e possui elevadíssima taxa de drenagem de água (superior à do solo arenoso).

III. O solo argiloso é o tipo mais comum de solo encontrado no Brasil, estando presente em faixas litorâneas, à beira-mar, no alto de morros e serras e em matas ciliares, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...