Questões sobre Geotecnia

Lista completa de Questões sobre Geotecnia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Na execução do escoramento de valas para assentamento de tubulação de drenagem pluvial, as dimensões mínimas das peças e os espaçamentos máximos usuais dos escoramentos mais comuns, quando não especificados no projeto, para o escoramento especial devem ser estacas-pranchas de 0,06 m x 0,16 m, do tipo macho e fêmea, travadas horizontalmente por longarinas de Ø 0,08 m x 0,18 m em toda a sua extensão, com estroncas de Ø 0,20 m, espaçadas de 1,35 m a menos das extremidades das longarinas, de onde as estroncas devem estar a 0,40 m. As longarinas devem ser espaçadas verticalmente de ____ metro.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

    A) 1,00

    B) 1,10

    C) 1,20

    D) 1,30

    E) 1,50

As fundações diretas, também conhecidas como fundações rasas, são utilizadas onde as camadas do solo são capazes de suportar as cargas. Esse tipo de fundação transmite a carga da estrutura diretamente ao solo, pela base da fundação, que é dimensionada de forma a distribuir o peso da construção no solo, para que a pressão sobre o solo seja compatível com a sua resistência. A figura X se refere a:

    A) Radier

    B) Sapata de divisa.

    C) Sapata associada.

    D) Viga de equilíbrio

    E) Viga de fundação

As estacas Franki são executadas através da cravação de um tubo por meio de sucessivos golpes de um pilão em uma bucha seca de pedra e areia aderida ao tubo. Atingida a cota de apoio, procede-se à expulsão da bucha, execução de base alargada, instalação da armadura e execução do fuste de concreto apiloado com a simultânea retirada do revestimento. A execução da estaca pode apresentar alternativas executivas em relação aos procedimentos da estaca padrão como, por exemplo: perfuração interna (denominada “cravação à tração”), fuste pré-moldado, fuste encamisado com tubo metálico perdido, fuste executado com concreto plástico vibrado ou sem execução de base alargada. A cravação do tubo é executada por meio de golpes do pilão na bucha seca que adere ao tubo por atrito até a obtenção da nega. As negas de cravação do tubo devem ser obtidas de duas maneiras em todas as estacas; assinale-as.

    A) Para dez golpes de 1,0 metro de altura de queda do pilão; para um golpe de 5,0 metros de altura de queda do pilão

    B) Para dez golpes de 3,0 metros de altura de queda do pilão; para um golpe de 1,0 metro de altura de queda do pilão.

    C) Para dez golpes de 4,0 metros de altura de queda do pilão; para um golpe de 2,0 metros de altura de queda do pilão.

    D) Para dez golpes de 3,0 metros de altura de queda do pilão; para um golpe de 3,0 metros de altura de queda do pilão.

    E) Para dez golpes de 2,0 metros de altura de queda do pilão; para um golpe de 4,0 metros de altura de queda do pilão.

O índice de consistência relativa dos solos (IC) mostra a posição da umidade natural (h) com relação ao Limite de Liquidez na faixa de plasticidade. Logo, se (LL-LP) é considerado como 100%, o IC em % é:

    A) IC = LL + h

    B) IC = LL – h

    C) IC = LL x h

    D) IC = (LL + h)/h

    E) IC = 2 x (LL + h)

Na verificação da estabilidade de um muro de gravidade, de seção trapezoidal, seja do tipo escalonado, ou com qualquer outra seção, devem ser investigadas as seguintes condições de estabilidade, como segurança contra, EXCETO:

    A) Tombamento

    B) Escorregamento

    C) Esfarelamento da estrutura.

    D) Ruptura do conjunto muro-solo.

    E) Ruptura e deformação excessiva do terreno de fundação

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os muros de arrimo confeccionados com pneus são construídos a partir do lançamento de camadas horizontais de pneus, amarrados entre si com corda ou arame e preenchidos com solo compactado. Funcionam como muros de gravidade e apresentam como vantagens o reuso de pneus descartados e a flexibilidade. A utilização de pneus usados em obras geotécnicas apresenta-se como uma solução que combina a baixa resistência mecânica do material com o alto custo, comparativamente aos materiais convencionais (como o concreto).

II. No caso de muro de arrimo feito de pedras arrumadas manualmente, a resistência do muro resulta da tração gerada pela argamassa entre os blocos de pedras. Esse tipo de muro apresenta como vantagens a simplicidade de construção e a fácil instalação de dispositivos de drenagem, pois o material do muro é maleável. Outra vantagem é o custo reduzido, especialmente quando os blocos de pedras são disponíveis no local. No entanto, a estabilidade interna do muro requer que os blocos tenham dimensões irregulares, o que causa um valor menor do atrito entre as pedras.

III. Os muros de arrimo são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Eles devem ser construídos em alvenaria (simples ou armada) ou em concreto (tijolos ou pedras), ou ainda, de elementos especiais. Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A técnica de construção de muros de arrimo de sacos de solo-cimento tem se mostrado promissora devido ao baixo custo e pelo fato de não requerer mão de obra ou equipamentos especializados. Um muro de arrimo de solocimento com altura entre 2 e 5 metros tem custo inferior ao de um muro de igual altura executado em concreto armado e, ainda, conta com vantagens adicionais, como a facilidade de execução do muro com forma curva (adaptada à topografia local) e a adequabilidade do uso de solos residuais.

II. Os muros de gabiões são constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção. As dimensões usuais dos gabiões são: comprimento de 2 metros e seção transversal quadrada com 1 metro de aresta. No caso de muros de grande altura, gabiões mais baixos (com altura igual a 0,5 metro), que apresentam maior rigidez e resistência, devem ser posicionados nas camadas inferiores, onde as tensões de compressão são mais significativas.

III. Nos muros de gabiões, a rede metálica que compõe os gabiões apresenta resistência mecânica elevada. No caso da ruptura de um dos arames, a dupla torção dos elementos preserva a forma e a flexibilidade da malha, absorvendo as deformações excessivas. O arame dos gabiões é protegido por uma galvanização dupla e, em alguns casos, por revestimento com uma camada de PVC. Esta proteção é eficiente contra a ação das intempéries, de águas e de solos agressivos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os muros de pedra sem argamassa devem ser recomendados unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2 metros. Nesse caso, a base do muro deve ter largura mínima de 0,5 a 1,0 metro e deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato murofundação. Quanto a taludes de maior altura (cerca de 3 metros), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras.

II. O muro de concreto ciclópico é uma estrutura construída mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de dimensões variadas. Devido à impermeabilidade deste muro, é imprescindível a execução de um sistema adequado de drenagem.

III. No local de construção de um muro de sacos de solocimento, os sacos são arrumados em camadas posicionadas horizontalmente e, em seguida, cada camada do material é compactada de modo a reduzir o volume de vazios. O posicionamento dos sacos de uma camada é propositalmente desencontrado em relação à camada imediatamente inferior, de modo a garantir um maior intertravamento e, em consequência, uma maior densidade do muro. A compactação é em geral realizada manualmente com soquetes.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Um radier é um elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (por exemplo: tanques, depósitos, silos etc.). Sua função é produzir cortes irregulares na fundação, deixando cantos denteados e aumentando, assim, a superfície de inflexão da camada superior da obra.

II. À luz da norma ABNT NBR 6122, que trata do projeto e execução de fundações, sempre que o vulto da obra ou a natureza do subsolo exigir, devem ser realizadas sondagens especiais de reconhecimento, poços ou trincheiras de inspeção, para permitir a retirada de amostras indeformadas a serem submetidas aos ensaios de laboratório julgados necessários.

III. Quando inteiramente enterradas em terreno natural, independentemente da situação do lençol d’água, as estacas de aço de uma fundação dispensam tratamento especial. Havendo, porém, trecho desenterrado ou imerso em aterro com materiais capazes de atacar o aço, é desaconselhável a proteção deste trecho, seja através de um encamisamento de concreto, com pintura, com proteção catódica etc.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A carga admissível de um grupo de estacas ou tubulões não pode ser superior à de uma sapata de mesmo contorno que o do grupo, e assente a uma profundidade acima da ponta das estacas ou tubulões igual a 1/3 do comprimento de penetração na camada suporte, sendo a distribuição de pressões calculada por um dos métodos consagrados na Mecânica dos Solos. Em particular, deve ser feita uma verificação de recalques, que é, sobretudo, importante quando houver uma camada compressível abaixo da camada onde se assentam as estacas.

II. A viga de fundação é um elemento de fundação subterrâneo comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão dispostos de forma difusa pelo local do empreendimento. Em geral, utiliza-se argamassa de rejuntamento ou cascalho para o preenchimento desse tipo de estrutura, a fim de aumentar a taxa de drenagem da obra.

III. Entende-se por efeito de grupo de estacas ou tubulões o processo de interação das diversas estacas ou tubulões que constituem uma fundação ou parte de uma fundação, ao impedirem a transmissão ao solo das cargas que lhes são aplicadas. Essa interação acarreta uma superposição de tensões, de tal sorte que o recalque do grupo de estacas ou tubulões para a mesma carga por estaca é sempre igual ao recalque da estaca ou tubulão isolado. O recalque admissível da estrutura deve ser comparado ao recalque do grupo e não ao do elemento isolado da fundação.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...