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O lodo resultante de um processo de tratamento de esgotos deve ser tratado de forma a permitir sua disposição definitiva ou reutilização. Este tratamento deve ser constituído de
estabilização bioquímica através de processo de digestão e desidratação.
desidratação através de centrifugação e redução de sólidos através da queima controlada.
estabilização físico-química e desinfecção com processos biológicos de coagulação.
desidratação em leitos de secagem e lançamento no corpo receptor para diluição.
estabilização química através da adição de cal virgem e cloro.
São dispositivos de medição que podem ser empregados nos sistemas sanitários para caracterização do escoamento em condutos livres:
vertedor retangular, calha parshal e medidor venturi.
calha triangular, calha parshall e placa de orifício delgado.
vertedor triangular, vertedor de soleira espessa e calha parshall.
calha parshall, vertedor retangular e placa de orifício delgado.
Na operação dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, o prestador de serviços poderá lançar efluentes em corpo receptor natural
quando, apesar de padrões acima dos limites permitidos, aumentar a dose de desinfetante nas estações de tratamento de esgotos.
quando não afetar os usos antrópicos predominantes e não ultrapassar os padrões de sua classificação.
independentemente de sua classificação, quando não afetar a estética local nem favorecer a proliferação de insetos.
quando desenvolver estudos para condições favoráveis de vazão e capacidade de autodepuração.
Na fiscalização dos serviços de saneamento, a verificação das condições de preservação e proteção do manancial deve ser feita considerando-se
as condições de acesso, o isolamento, a sinalização e o cercamento do perímetro do manancial.
a quantidade de água, a presença de mosquitos e larvas e a vegetação aquática.
a distância ao centro consumidor, os indícios de eutrofização, o odor e o sabor da água.
a sinalização dos acessos, as variações de vazão, o odor e o sabor.
A prestação de servidos de saneamento deverá seguir princípios de qualidade, conforme estabelece a Resolução ARCE Nº 26, incluindo, entre outros a
informação, a segurança e a rentabilidade.
discrição, a eficiência e a rentabilidade.
regularidade, a continuidade e a disponibilidade.
discrição, a regularidade e a rentabilidade.
regularidade, a eficiência e a segurança.
Para obtenção das curvas isócronas, utilizadas no planejamento de trânsito e transporte de uma determinada região, deve-se realizar pesquisa de
velocidade e retardamento.
fluxos de tráfego.
ocupação de veículos.
estacionamento rotativo.
O lastro é um dos componentes da via permanente ferroviária. Uma das suas principais funções é
dar suporte adequado e seguro para os trilhos.
evitar o fenômeno do bombeamento de finos do subleito.
distribuir esforços do dormente.
garantir as estabilidades vertical, horizontal e longitudinal da via.
atuar na emenda mecânica dos trilhos, garantindo o traçado da via.
Com relação ao aspecto estrutural, pavimentos são estruturas construídas após a terraplenagem e que tem como função principal resistir aos esforços solicitados pelo tráfego e transmiti-los ao subleito, dentro de níveis adequados de tensões. Para desempenhar tal tarefa podem ser utilizados diferentes tipos de estrutura de pavimento, sendo os mais comuns o pavimento flexível, o semi-rígido e o rígido. No caso do pavimento com mecânica do tipo flexível, além da tensão vertical no topo do subleito, no dimensionamento da estrutura, deve ser analisada a tensão
vertical de cisalhamento no centro da camada de base.
horizontal de compressão na face inferior da camada de concreto asfáltico.
horizontal de cisalhamento na superfície da camada de rolamento.
horizontal de tração na face inferior da camada de concreto asfáltico.
Em uma certa cidade, no dia 01/01/1996 a declinação magnética era 15° a oeste e o azimute magnético levantado no campo 206°.
O rumo verdadeiro de uma direção em 01/01/2006 é10° SO
11° SO
26° SO
42° SO
190° SO
O elemento da via permanente ferroviária, que tem como função manter o trilho na posição correta e garantir a bitola da via denomina-se
dormente.
fixação rígida ou elástica.
sublastro.
placas de apoio.
aparelho de mudança de via (AMV).
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