Questões sobre Hidráulica e Hidrologia

Lista completa de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às questões associadas a projeto, implantação e operação de Hidrovias no Brasil, é incorreto afirmar que:

  • A.

    uma eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis mais acentuados (barragens, quedas de água, corredeiras, etc.). Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para embarcações: há duas comportas separando os dois níveis do trecho a ser navegado. Quando a embarcação precisa subir o trecho, ela entra na eclusa pelo lado de montante e permanece na câmara. A comporta de montante é então fechada e a câmara é enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de jusante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa, podendo subir a via navegável.

  • B.

    as obras em hidrovias estão incluídas entre as atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, sendo requeridas, segundo a Resolução Conama n. 237/97, a licença prévia e a licença de instalação, no caso de necessidade de intervenções que alterem as características naturais do rio, como derrocamentos, dragagens e alterações do curso da via navegável.

  • C.

    dragagem é a obra ou serviço de engenharia que consiste na limpeza, desobstrução, remoção, retirada de pedras e rochas ou escavação de material do fundo de rios, lagos, mares, baías e canais para permitir, entre outros objetivos, uma melhor navegação.

  • D.

    derrocamento é a técnica de engenharia utilizada para remoção de rochas do fundo de corpos de água. É um tipo de serviço de dragagem especializado e é realizado por meio de plataformas ou embarcações. Para alguns tipos de derrocamento, utilizam-se, inclusive, explosivos.

  • E.

    as principais atividades de manutenção de hidrovias são: batimetria, medição do nível das águas, confecção e atualização de cartas, destocamento, dragagem, sinalização, monitoramento ambiental e manutenção de equipamentos e de eclusas. Os benefi ciários diretos do programa são empresas transportadoras de passageiros e de cargas (principalmente grãos, minérios e combustível) e armadores que utilizam as vias navegáveis interiores.

Julgue os próximos itens, relativos ao saneamento básico na área de engenharia civil.

O sistema de reaproveitamento de águas cinzas tem como objetivo captar as águas das chuvas para posterior aproveitamento em atividades secundárias, como lavagem de automóveis e calçadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A irrigação é uma técnica que consiste em aplicar a quantidade de água necessária ao solo nos momentos adequados, para que a espécie vegetal cultivada possa expressar todo seu potencial produtivo. Entre as diferentes técnicas de se irrigar uma área, listadas abaixo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A irrigação por superfície tem como desvantagens alto custo, só pode ser realizada irrigação com energia elétrica e tem maior dependência da qualidade física e biológica da água.

  • B.

    Entre os principais sistemas utilizados na irrigação por superfície, tem-se: irrigação por sulcos, irrigação por faixas e a irrigação por inundação.

  • C.

    A irrigação por aspersão adapta-se em diversas condições de solo e cultura, facilidade de manejo, mas tem como limitação alto custo.

  • D.

    As tubulações utilizadas na irrigação por aspersão pode ser de: alumínio com pressões até 120 mca; aço zincado com pressões até 150 mca; aço galvanizado com pressões até 200 mca; e PVC com pressões até 80 mca.

  • E.

    Na irrigação localizada, a água é aplicada através de emissores (gotejadores e micro aspersores), de baixa vazão, situados nas linhas laterais, que formam um extenso reticulado de canalização que abrangem toda área ao mesmo tempo, distribuindo água sob pressão ao pé da planta.

Em termos ecológicos, fator limitante é qualquer agente que torne difícil a sobrevivência, o crescimento ou a reprodução de uma determinada espécie animal ou vegetal. Especificamente, sob a ótica da nutrição vegetal, o fator limitante ao crescimento de um organismo tende a ser o nutriente presente no meio em menor quantidade, aquele cuja concentração se encontra próxima à mínima necessária ao crescimento daquele organismo. Com relação ao conceito de fator limitante e tendo em vista os processos associados à cadeia alimentar em lagos e reservatórios, é incorreto afirmar que:

  • A.

    a eutrofização é o crescimento excessivo das plantas aquáticas, tanto planctônicas quanto aderidas, a níveis tais que sejam considerados como causadores de interferências com os usos desejáveis do corpo d’água. Normalmente, o principal fator de estímulo é um nível excessivo de nutrientes no corpo d’água, principalmente nitrogênio e fósforo, fatores usualmente limitantes ao crescimento de algas.

  • B.

    um lago ou um reservatório, situado a jusante em uma bacia de drenagem ocupada por matas e florestas, apresenta, usualmente, uma baixa produtividade, isto é, há pouca atividade biológica de produção de algas no mesmo, tendo em vista um aporte reduzido de nutrientes.

  • C.

    com a retirada da vegetação natural da bacia para ocupação por agricultura, há, normalmente, um processo de deterioração da água do lago ou reservatório situado a jusante na bacia hidrográfica. Para tornar a agricultura mais intensiva, são muitas vezes adicionados fertilizantes, com elevados teores dos nutrientes nitrogênio e fósforo, o que aumenta o risco de ocorrência do processo de eutrofização.

  • D.

    caso se substitua a área de cobertura agrícola da bacia hidrográfica por uma ocupação urbana, é bem provável que se reduza o aporte de nutrientes ao corpo d’água situado a jusante, tendo em vista que efluentes da drenagem urbana e da produção de esgotos domésticos são, normalmente, menos ricos em nutrientes que a drenagem agrícola.

  • E.

    tendo em vista o papel exercido pelos nutrientes no processo de eutrofização, uma possível reversão desse processo em um lago ou reservatório a jusante, na bacia hidrográfica, passaria, necessariamente, por uma redução no aporte do nutriente, fator limitante, a esse lago ou reservatório.

  • A.

    poço freático e aquífero confinado.

  • B.

    poço artesiano e poço freático.

  • C.

    aquífero freático e poço permeável.

  • D.

    aquífero superficial e poço artesiano.

  • E.

    poço aerado e aquífero artesiano.

A drenagem é uma técnica que visa retirar o excesso de água do solo. Tem como objetivos garantir a aeração do solo, controlar erosões e salinidade, incorporar novas áreas agrícolas e aumentar a produtividade. Entre as opção abaixo, marque a correta.

  • A.

    A drenagem superfi cial é necessária também em áreas íngremes (i > 2%), visando ao controle de erosão através da retirada das águas das chuvas.

  • B.

    A drenagem superfi cial é necessária somente em áreas planas ( i < 2%) com solo com baixa capacidade de infi ltração, com camadas impermeáveis logo abaixo da superfície.

  • C.

    Nos projetos de drenagens, é necessário: fazer o reconhecimento inicial da área; o levantamento topográfi co; tradagens e trincheiras, determinar a porosidade drenável; e o ensaio de condutividade hidráulica pode ser dispensável.

  • D.

    Quando o gradiente é muito baixo, faz diferença a direção do dreno, nos demais casos a direção é indiferente.

  • E.

    Na escolha da profundidade dos drenos, deve ser levado em consideração: presença de barreiras; máquinas de escavação e cota de saída. Normalmente a profundidade fica entre 2 a 4m.

Ao se fazer o levantamento das áreas contribuintes de pistas, taludes e terrenos lindeiros, facilmente obtém-se a vazão de projeto, para pequenos trechos da rodovia. Para se obter a vazão de projeto, ao se dimensionar os dispositivos de condução longitudinal da drenagem, utiliza-se:

  • A.

    fórmula de Bazin.

  • B.

    fórmula de Manning.

  • C.

    método do hidrograma unitário.

  • D.

    método racional.

  • E.

    fórmula de Izzard.

Num sistema de captação e drenagem de águas pluviais, o dispositivo chamado de galeria é definido como

  • A.

    o dispositivo que limita o volume de água que escoa da superfície de uma determinada área após a ocorrência de uma chuva torrencial, determinando precisamente as consequências da ação desse volume de água para o local.

  • B.

    uma estrutura hidráulica destinada a interceptar as águas pluviais que escoam pelas sarjetas para, em seguida, encaminhá-las às canalizações subterrâneas situadas sob passeios e com cobertura na guia, em geral dotadas de depressão.

  • C.

    canais, em geral de seção transversal triangular, situados nas laterais das ruas, entre o leito viário e os passeios para pedestres, destinados a coletar as águas de escoamento superficial e transportá-las até às bocas coletoras junto aos cursos d'água.

  • D.

    todos os condutos fechados destinados ao transporte das águas de escoamento superficial, originárias das precipitações pluviais captadas pelas bocas coletoras, ou seja, é a parte subterrânea de um sistema de microdrenagem.

  • E.

    faixa longitudinal de separação do passeio com o leito viário, constituindo-se geralmente de peças de granito argamassadas destinadas a encaminhar efluentes destas para os pontos de coleta.

Reservatório de amortecimento de cheias é uma estrutura que acumula temporariamente as águas pluviais, com a função de amortecer as vazões de cheias e reduzir os riscos de inundações a jusante. Os sistemas para reuso das águas pluviais permitem seu armazenamento em reservatórios de amortecimento ou microrreservatórios. A água armazenada pode ser utilizada para diversos fins. Entre as opções abaixo, marque a incorreta.

  • A.

    Lavagem de pisos.

  • B.

    Rega de jardins.

  • C.

    Bacias sanitárias.

  • D.

    Circuitos industriais de refrigeração.

  • E.

    Demais usos, desde que se faça um pré-tratamento para remoção de poluentes.

A dragagem é uma operação que visa aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extraído. Para dragagem de areia fina cimentada, não seria recomendado a utilização de:

  • A.

    escavadeira hidráulica sobre fl utuante.

  • B.

    guindaste Clamshell.

  • C.

    draga com sucção e recalque.

  • D.

    draga alcatruzes.

  • E.

    draga dipper.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...