Lista completa de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se a ocorrência de erosão hídrica do solo, a condição mais severa dessa ocorrência e os meios que promovem a agressividade da ação e os solos mais suscetíveis são, respectivamente,
ravinamento, enxurradas e trinca no terreno, silte-argilosos.
escoamento, espessura da lâmina d'água e grau de saturação do solo, residual.
infiltração, ausência de sistema de drenagem e cortes íngremes, silte-arenoso.
escorregamento, declividade do terreno e aterros lançados, argilo-siltoso.
voçoroca, falta de cobertura vegetal e solos ondulados e sem coesão, arenosos.
Considerando-se a declividade da tubulação de um trecho da rede coletora de esgoto, pode-se afirmar que
a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão média de projeto.
a declividade máxima deve ser calculada em função da vazão final de projeto.
a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão inicial de projeto.
a declividade de projeto será a declividade natural do terreno.
a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão final de projeto.
Em uma planta de instalações prediais de água fria você observa o símbolo representado ao lado. Na planta, esse símbolo indica
Tanque séptico.
válvula de retenção.
Válvula de admissão de ar.
Caixa retentora de gordura simples.
Caixa sinfonada (CS).
Somente com as outras torneiras e o chuveiro funcionando é que a torneira T1 ficará com carga abaixo da máxima, sob qualquer valor de H1.
A carga hidráulica máxima será extrapolada assim que a lâmina d'água dentro da caixa passar de 2,0 mca com ou sem alteração de H1.
A torneira funcionará abaixo da carga máxima, apenas se a lâmina d'água da caixa for inferior a 1,0 mca e se H1 for igual 5,0 mca.
Será necessário um registro entre os pontos I e II a fim de regular, para baixo, a pressão oferecida a T1 e ao chuveiro, após o cálculo correto de H1.
Será necessário um registro entre os pontos II e III a fim de regular, para baixo, a pressão oferecida a T1 se H1 for corrigida para que o chuveiro funcione.
A coleta e o transporte das águas residuárias desde a origem até o lançamento final constituem o fundamento básico do saneamento de uma população. O sistema de esgotamento sanitário usualmente apresenta a seguinte configuração:
Estação elevatória, coletor tronco, emissário, rede coletora, interceptor, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Estação de tratamento de esgoto, emissário, rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.
Interceptor, estação de tratamento de esgoto, rede coletora, coletor tronco, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.
Coletor tronco, rede coletora, emissário, interceptor, estação elevatória, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Analise a figura abaixo, em seguida marque a opção correta.
Instalações prediais hidráulicas e sanitárias
Instalações prediais sanitárias e esgoto
Instalações de um prédio grande e bem equipado
Instalações de máquinas e equipamentos de uso individual.
Instalações prediais hidráulicas, esgoto e drenagem
Com base no esquema da instalação hidráulica, considere:
I. As torneiras T2 e T3 terão a mesma carga hidráulica, apenas quando forem abertas ao mesmo tempo.
II. A carga hidráulica disponível para T2 e T3 é idêntica, estando as duas abertas ou fechadas.
III. As torneiras T2 e T3 sofrerão decréscimo de carga hidráulica quando o chuveiro estiver aberto.
Está correto o que se afirma APENAS em
III.
II.
I.
II e III.
I e III.
Com relação às obras de dragagem e derrocamento, é incorreto afirmar que
a dragagem é a técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, e é realizada por meio de equipamentos denominados dragas.
o processo de derrocamento aumenta as velocidades e a declividade da linha dágua e são obras defi nitivas, diferentemente dos serviços de dragagem.
as dragas hidráulicas se dividem em: alcatruzes, de aspiração, de sucção e recalque e autotransportadoras.
para execução de serviços de dragagem e derrocamento é obrigatória a realização do EVTEA e do EIA/RIMA, para solicitação do licenciamento ambiental.
o objetivo de longo prazo de uma dragagem diz respeito à localização do despejo de dragados de modo a compatibilizar aspectos técnico-econômicos e ambientais, evitando o retorno dos dragados ao local de origem.
Em relação ao funcionamento do chuveiro é correto afirmar:
Não existirá carga hidráulica suficiente para que o mesmo funcione, quando a lâmina d'água dentro da caixa estiver com 1,0 mca mesmo que H1 seja maior que 10,0 mca.
Se todas as torneiras estiverem fechadas, quando a lâmina d'água tiver 1,0 mca e H1 for igual a 10,0 mca, o chuveiro funcionará.
Pelo menos uma das torneiras deve estar fechada para que o chuveiro funcione quando a lâmina d'água da caixa tiver 1,0 mca e H1 for igual a 10,0 mca.
Seria necessário que a área da caixa d'água fosse maior que 5,0 m × 5,0 m para que existisse carga mínima para o chuveiro mesmo que H1 fosse igual a 12,0 mca e lâmina d'água fosse igual a 1,0 mca.
O diâmetro da tubulação deveria decrescer para 15 mm a fim de garantir que a pressão disponível ao chuveiro fosse suficiente ao seu funcionamento, com H1 mínimo de 5,0 mca.
Uma turbina opera com eficiência hidráulica de 0,90 e eficiência mecânica de 0,80.
A eficiência global dessa turbina é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...