Lista completa de Questões sobre Mecânica dos Solos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"São unidades que escavam o material e o carregam sobre um outro equipamento que o transporta até o local de descarga, de modo que o ciclo completo da terraplenagem é executado por duas máquinas distintas."
Trata-se da descrição de
uma motoniveladora.
um trator de lâminas.
um motoscraper.
um trator ripper.
uma escavadeira.
Em relação às sondagens, considere:
I. Devem existir, no mínimo, duas sondagens para uma área de projeção em planta de até 200 m2.
II. Devem existir, no mínimo, três sondagens para uma área de projeção em planta entre 200 m2 e 400 m2.
III. A distância máxima entre os pontos de sondagem será de 100 m, para os casos em que não existe área de projeção em planta definida.
IV. Caso não exista área de projeção em planta definida, exige-se um mínimo de três sondagens.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
Durante o processo de sondagem de simples reconhecimento com o uso do método SPT, ou Método de Penetração Padrão,
a sondagem deve ser iniciada com emprego do tradohelicoidal e, nas operações subseqüentes de perfuração, intercaladas às de ensaio e amostragem, deve ser utilizado trado-concha até se atingir o nível d'água freático.
a sondagem deve ser iniciada com emprego do tradoconcha e, nas operações subseqüentes de perfuração, intercaladas às de ensaio e amostragem, deve ser utilizado trado-helicoidal até se atingir o nível d'água freático.
o trado-concha, obrigatoriamente, deve ser cravado dinamicamente com golpes do martelo ou por impulsão da composição de perfuração.
quando o avanço da perfuração com emprego do trado-helicoidal for inferior a 10 mm, após 10 min de operação, passa-se ao método de perfuração por circulação de água, também chamado de lavagem.
quando o avanço da perfuração com emprego do trado-concha for inferior a 10 mm, após 5 min de operação, passa-se ao método de perfuração por circulação de água, também chamado de lavagem.
A deformabilidade, permeabilidade, colapsibilidade e a expansibilidade fazem parte dos ensaios
de resistência a compressão de solos, para fins de projeto de fundações por estacas cravadas ou escavadas por apiloamento, ou em casos específicos de fundações rasas, como os radiers.
de sondagem geofísica, por meio dos aparelhos conhecidos como radares geofísicos, que têm capacidade de inspeção das camadas mais profundas do solo, especialmente aqueles com saturação de água, como os aqüíferos.
laboratoriais de identificação de solos e rochas, em adição aos testes de peneira, pesagem da dosagem de argilas, índices CBR e Marshall, entre outros ensaios de resistência a tensões superficiais.
de investigações em laboratório sobre amostras deformadas ou indeformadas, representativas das condições locais do solo, das rochas ou a mistura de ambos, para fins de projeto e execução de fundações.
de investigações em laboratório sobre amostras indeformadas, sujeitas ao processo de sondagem geofísica por cone de eletrorresistividade das camadas inferiores do solo.
As obras que necessitam de aterros compactados devem ter cuidados técnicos e tecnológicos com relação à execução desses serviços. Considere:
I. O controle tecnológico é obrigatório em aterros com responsabilidade de suporte de fundações, aterros com altura superior a 1,0 m ou, ainda, aterros com volumes superiores a 1.000 m3.
II. São realizados, no mínimo, 9 ensaios de compactação para cada 1.000 m3 de um mesmo material e 9 ensaios para determinação da massa específica aparente seca in situ, para cada 500 m3 de material compactado.
III. Devem ser empregados materiais selecionados para os aterros, não podendo ser utilizadas turfas, argilas orgânicas, nem solos com matéria orgânica micácea ou diatomácia, devendo ainda ser evitado o emprego de solos expansivos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Em relação aos principais índices físicos dos solos, considere:
I. A relação entre o peso da água e o peso dos sólidos é expressa pela letra h.
II. A relação entre o volume de vazios e o total é expressa pela letra n.
III. A relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas é expressa pela letra e. Não pode ser determinada diretamente, mas é calculada a partir dos outros índices.
IV. A relação entre o volume de água e o volume de vazios é expressa pela letra S. Não é determinada diretamente, mas calculada.
As descrições acima referem-se, respectivamente, aos seguintes índices:
umidade, porosidade, peso específico e de vazios.
umidade, porosidade, de vazios e grau de saturação.
umidade, de vazios, peso específico e grau de saturação.
peso específico, porosidade, peso específico e grau de saturação.
limite de Plasticidade, porosidade, de vazios e limite de liquidez.
Considere as figuras abaixo.
Os principais tipos de ruptura que podem ocorrer em muros de aprimo de gabiões, conforme figuras de I a V, são, respectivamente,
empuxo, afundamento, deslizamento, tombamento e ruptura interna.
ruptura global, ruptura da fundação, empuxo, tombamento e ruptura parcial.
ruptura da fundação, ruptura global, ruptura interna, tombamento e deslizamento.
ruptura interna, ruptura da fundação, empuxo, tombamento e ruptura parcial.
ruptura global, ruptura da fundação, deslizamento, tombamento e ruptura interna.
Na execução de aterro de tubos em redes e galerias de drenagem de água, as figuras (I) e (II) representam, respectivamente, instalações dos tipos
projeção negativa e projeção positiva.
projeção simples e vala negativa.
vala escalonada e projeção de adensamento.
prospecção diametral e acomodação por camadas.
apiloamento simples e adensamento aberto.
No processo de compactação do leito de uma estrada, considerando a fase de hidratação, o acréscimo de umidade produz o aumento da espessura das camadas de água adsorvida nos grãos do solo, na forma de filmes, reduzindo a viscosidade da água. Essa redução de viscosidade provoca
simplificação das porções, grossa e fina, das misturas, implicando o aumento da permeabilidade do solo.
aumento das camadas de base do pavimento, dificultando a obtenção de materiais geotécnicos.
resiliência no solo pedregulhoso laterítico, implicando variações da massa específica aparente máxima.
permeabilidade da argila decorrente da compressibilidade da areia grossa graduada.
diminuição do atrito entre os grãos, aumentando a massa específica do solo.
Em determinada obra, a escavação de uma vala precisou ser interrompida, em razão de fatores externos. Porém, em decorrência da inexistência de qualquer tipo de escoramento prévio, a vala ficou sujeita a desmoronamento. Em função do projeto, é inviável econômica e tecnicamente que se construa qualquer tipo de escoramento da vala, mas o risco de desmoronamento deve ser contido. Optou-se, assim, por preencher temporariamente a vala com um material que seja capaz de
I. produzir a estabilidade das paredes da vala em função de suas características coloidais, sendo capaz de se manter operacional por longo período.
II. formar nos vazios do solo e especialmente junto à superfície lateral da escavação uma película impermeável (cake).
III. ser tixotrópico, isto é, ter um comportamento fluido quando agitado, porém, capaz de formar um "gel" quando em repouso.
As características especificadas em I, II e III referemse a
argila gipsítica.
lama de gipsita.
argila bentonita.
solução montiloritina.
lama bentonítica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...