Lista completa de Questões sobre Mecânica dos Solos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as normas e recomendações técnicas relativas à especificação de materiais e serviços normalmente empregados em edificações, julgue os itens seguintes.
A classificação granulométrica para areia e brita a serem utilizadas como agregado de concreto é feita a partir da densidade dos grãos.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem relativos a solos.
Assumindo-se o peso específico da água igual a 10 kN/m 3 , um solo com peso específico saturado igual a 20 kN/m 3 apresentará um peso específico submerso igual a 15 kN/m 3 .
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para efeito de escavação, a rocha com penetração mecânica inferior à do granito é considerada o material de segunda categoria.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Aterros com volumes superiores a 1.000 m3 devem ter, obrigatoriamente, controle tecnológico na sua execução.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quando houver disponibilidade de solo expansivo como material para aterro, esse deve ser preferido a outros sem essa característica.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na construção ou na reforma de um prédio público, um aspecto essencial para garantir a qualidade e o sucesso da obra é a fiscalização, que envolve diversas atividades, tais como acompanhamento da execução de obras e serviços, controle de materiais, medições de serviços executados, emissão de notas fiscais, entre outras. Em relação a essas atividades, julgue os itens a seguir.
Na escavação de vala, o volume de material que deve ser transportado é igual ao volume medido (cubicado) no corte.
Para a escavação de um talude, a equipe de topografia mediu, no solo natural, e concluiu que deveriam ser retirados 1.500 m3 de solo. Os caminhões a serem utilizados têm volume interno de 10 m3. Esse talude, porém, é composto por 30% de uma faixa de argila e 70% de uma faixa de silte. Os índices de empolamento para a argila e o silte são, respectivamente, iguais a 1,20 e 1,10. Com esses dados, o número de viagens de caminhão será de, no mínimo,
200.
190.
180.
170.
160.
Um edifício projetado para 12 andares e 2 subsolos será construído em uma antiga área residencial, caracterizada por conter apenas casas antigas, de alvenaria auto-portante e fundações diretas do tipo alicerce. Alguns poucos prédios baixos também compõem o bairro, mas contam, também, com fundações diretas do tipo sapata ou radier. Para o novo edifício, optou-se por escavar toda a área do subsolo, contendo os taludes por meio de cortina composta de vigas de aço e pranchas justapostas de madeira. A água do solo, abundante no local, foi retirada por bombeamento contínuo. A figura abaixo representa a caracterização geral do local e um corte do terreno.
No início dos trabalhos, vizinhos passaram a reclamar de fissuras em suas residências. Semanas de trabalho depois, várias casas em um raio de até um quarteirão do eixo da obra passaram a apresentar rachaduras, deslocamentos, recalques diferenciados, entre outros problemas. Alguns moradores precisaram ser retirados de seus imóveis e alojados em hotéis da região.
Com relação ao caso exposto, analise
I. Os problemas descritos foram causados pela exsudação excessiva da camada de argila orgânica, em função do bombeamento contínuo das obras do subsolo associado à compressão gerada pelo peso da camada de silte arenoso e das edificações apoiadas sobre ela.
II. Para prevenir problemas com os vizinhos, a solução mais barata é a injeção de nata de cimento por todo o solo da obra e no solo das edificações vizinhas, antes do início das escavações, assegurando que toda a camada de argila orgânica seja atingida pela nata.
III. Para que se evitem os danos aos vizinhos, a solução mais rápida é o pré-carregamento de solo no local do futuro edifício, sem a drenagem, fazendo com que as partículas de solo se aproximem, compactando o solo tanto verticalme
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futura edificação precisou ser canalizado. O método escolhido foi a escavação para alargamento da calha e posterior contenção dos taludes com gabiões. Entre os gabiões e o solo a ser contido foi instalada uma camada vertical de areia para servir de dreno. O leito do córrego foi coberto com uma camada de rachão. O solo das escavações foi caracterizado como silte argilo-arenoso. Depois de passados alguns meses da conclusão da canalização, os gabiões passaram a se deformar e a afundar; o solo que era contido por eles também começou a ceder, causando recalques e acomodações acentuados no solo, produzindo deslocamentos e rachaduras na estrutura do maciço. O regime do córrego é considerado laminar ao longo de ano, sofrendo, apenas, aumento do volume de água no período de cheia.
Com relação ao exposto, analise:
I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.
II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.
III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.
É correto o que consta APENAS em
I e III.
II.
III.
I.
II e III.
Zonas ribeirinhas são suscetíveis à inundações devido às freqüentes cheias promovidas pelo transbordo de rios. Em função das inundações, várias áreas sofrem erosões que acabam por comprometer ruas e áreas públicas. Com o propósito de conter as inundações, obras, como a construção de estação de bombeamento e um reservatório para armazenar a água pluvial de toda a região, deverão ser realizadas. Observa-se, em alguns casos, a existência de taludes junto às vias públicas sujeitas a deslizamento. Uma forma de tratamento, nesses casos, é promover
revestimento de proteção superficial com a aplicação de geomantas, que protegem a superfície do terreno, favorecendo o crescimento da vegetação.
a construção de paredes diafragma, que proporcionam o favorecimento da geometria e a contenção das águas pluviais e pressão causadas pelo tráfego de automóveis.
a escavação do terreno natural seguido de lançamento de estruturas gravitacionais providas de compactação do solo de aterro pelo uso de mantas em forma de gabiões, compactadas com argila bentonita, reconstituindo o perfil ciclópico da base.
a instalação de estrutura rígida construída com material que não aceita deformações, tendo em vista o caráter indeformável do terreno e os esforços radiais provocados pelas cargas de solo e massa de água contida no entorno.
a execução de malha de arames para revestimento do cume do talude, como forma de garantir a ocorrência de limitação da ruptura da base do maciço, suportada pelos momentos dinâmicos do fluxo de deslocamento de ar e das pressões aerodinâmicas decorrentes da malha rodoviária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...