Questões sobre Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle

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Considerando que a disposição de resíduos da construção civil em locais inadequados contribui para a degradação da qualidade ambiental, julgue os itens que se seguem, relativos à gestão desses resíduos.

A empresa construtora que gerou determinado resíduo de construção deve ser a responsável pela sua triagem, preferencialmente na origem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O orçamento para a execução de uma edificação foi elaborado e, como resultado, observou-se que os serviços de instalações representam 24%, enquanto os serviços de fundações representam 4% e as estruturas, 16%. Sabendo que o valor total previsto é de R$ 2.000.000,00 e que os custos com as fundações excederam o previsto em 15%, o valor resultante dos serviços de fundação da edificação é igual a

  • A.

    R$ 8.000,00.

  • B.

    R$ 80.000,00.

  • C.

    R$ 9.200,00.

  • D.

    R$ 92.000,00.

  • E.

    R$ 38.000,00.

BDI é o elemento orçamentário destinado a cobrir todas as despesas que, num empreendimento (obra ou serviço), segundo critérios claramente definidos, classificam-se como indiretas, e, também, necessariamente, atender ao lucro. Na planilha de orçamento de uma determinada obra foram listadas as despesas de acordo com o projeto e a execução. Dentre as parcelas apresentadas abaixo, a que pode ser incluída no BDI é:

  • A.

    projetos.

  • B.

    demolições.

  • C.

    vigia do canteiro.

  • D.

    matéria prima.

  • E.

    mestre de obras.

Uma das variáveis que compõe o custo final de uma obra e que será diretamente afetada quando ocorrer uma prorrogação do cronograma de execução, em função de falhas no planejamento inicial, corresponde

  • A.

    aos custos dos materiais.

  • B.

    ao valor mensal da mão-de-obra.

  • C.

    às bonificações aos trabalhadores.

  • D.

    aos percentuais dos encargos sociais.

  • E.

    ao valor homem/hora da mão-de-obra.

Analise:

I. O cronograma físico-financeiro é um recurso utilizado para o detalhamento das despesas com a execução dos serviços.

II. Por ser uma ferramenta de planejamento, o cronograma físico-financeiro pode permanecer “congelado” até o final da

execução da obra.

III. O cronograma financeiro possibilita a definição de prioridades, buscando concentrar o foco nas equipes que eventualmente

estejam mais atrasadas em relação às demais.

IV. Somente após a formalização do contrato de fornecimento dos serviços é que o cronograma físico deverá ser ajustado à

capacidade de execução da obra.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; V; F; F.

  • B.

    V; V; F; V.

  • C.

    F; V; F; V.

  • D.

    F; F; V; V.

  • E.

    V; F; V; V.

O serviço de manutenção cujo planejamento de execução é baseado em estudos que determinam o “tempo máximo entre falhas” e que, se necessário, os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito, é o tipo de Manutenção

  • A.

    Orgânica.

  • B.

    Analítica.

  • C.

    Preditiva.

  • D.

    Corretiva.

  • E.

    Preventiva.

Analise:

I. A atuação para correção da falha ou correção do menor desempenho que o esperado caracteriza um dos princípios da

Manutenção Corretiva.

II. A Manutenção Preventiva obedece a um planejamento baseado na quantidade de falhas ou quedas no desempenho.

III. As atividades de acompanhamento das variáveis ou parâmetros que indicam a performance dos equipamentos, de modo

sistemático, caracteriza a Manutenção Preditiva.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III são, respectivamente:

  • A.

    V; V; F.

  • B.

    F; V; F.

  • C.

    F; V; V.

  • D.

    F; F; V.

  • E.

    V; F; V.

Os altos custos operacionais decorrentes de paralisações demoradas e a exigência de um estoque elevado de peças de reposição caracterizam a existência de um deficiente serviço de Manutenção

  • A.

    Técnica.

  • B.

    Preditiva.

  • C.

    Corretiva.

  • D.

    Detectiva.

  • E.

    Preventiva.

O processo de controle e estocagem de materiais de construção em um almoxarifado deve ser definido de forma funcional no leiaute interno. Nesse contexto, a atividade relacionada com a fase de armazenamento dos referidos materiais corresponde à

  • A.

    regularização.

  • B.

    entrada de material.

  • C.

    conferência qualitativa.

  • D.

    catalogação do material.

  • E.

    conferência quantitativa.

O termo técnico correto referente à conferência a ser efetuada pelo profissional especializado de um almoxarifado, quando é desconhecida a quantidade de material declarada na Nota Fiscal correspondente, é:

  • A.

    contagem cega.

  • B.

    conferência qualitativa.

  • C.

    conferência quantitativa.

  • D.

    conferência por triagem.

  • E.

    contagem por amostragem.

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