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Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
No que se refere à fiscalização de obras rodoviárias, julgue os itens que se seguem. Antes do início da obra, o engenheiro fiscal deve verificar se o calculista considerou no projeto a contagem de tráfego, as séries históricas do tráfego da região e as taxas de crescimento e o tráfego gerado pela rodovia. Caso haja alguma inconsistência nessas informações, ele deve convocar o projetista para, no menor prazo possível, esclarecer as inconsistências, pois a revisão desses itens pode acarretar alterações nas espessuras das camadas ou no tipo de material aplicado na rodovia.
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Considerando-se que a figura ilustra uma rede PERT/CPM, cujas atividades, representadas por letras, possuem durações iguais; e considerando-se ainda que a última data de término do projeto é igual à primeira data de término, é correto afirmar que esse projeto
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No que se refere à fiscalização de obras rodoviárias, julgue os itens que se seguem. É recomendável que o engenheiro fiscal da obra acompanhe pessoalmente os ensaios que constituem o controle tecnológico de cada etapa da construção e seus resultados, condicionando a aceitação dos serviços executados a tais resultados.
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Em orçamentação de obras públicas, são considerados custos diretos
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Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária, elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem, que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas fossem executadas com grau de compactação igual a 100% do proctor intermediário, para atender determinadas normas.
A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.
O valor unitário do serviço executado com proctor intermediário será equivalente ao do serviço previsto na planilha com proctor normal, pois, embora enseje o aumento do número de passagens do rolo compressor, causa a diminuição do trabalho dos caminhões-tanques.Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
A respeito da coleta de preços de acordo com a metodologia do SINAPI para orçamentação de obras públicas, é correto afirmar que os preços
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Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária, elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem, que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas fossem executadas com grau de compactação igual a 100% do proctor intermediário, para atender determinadas normas.
A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.
Apenas se houver impacto financeiro significativo será necessário realizar aditivo contratual para incluir na planilha orçamentária a quantidade e o valor referentes ao serviço de terraplenagem com grau de compactação executado com proctor intermediário, não sendo necessária nenhuma alteração relativa ao proctor normal.Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
A respeito da distribuição das unidades necessárias no canteiro de uma obra rodoviária, julgue os itens subsequentes. Recomenda-se a instalação dos britadores perto da pedreira de maior volume com vistas à redução dos gastos com transporte de blocos de rocha detonados , mas longe o suficiente para que eles não sejam atingidos pelas pedras lançadas pelas detonações.
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O valor do contrato de construção de determinado edifício público fora fixado em dez milhões de reais. Na última medição, o engenheiro responsável pela fiscalização da obra constatou que, embora algumas atividades estivessem atrasadas, a construtora já havia executado cinco milhões de reais em serviços, valor que estava em conformidade com o previsto para ser executado até aquele momento.
Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens de acordo com a legislação vigente.
Como o valor da medição coincidiu com a previsão contratual, a constatação de atraso na obra foi equivocada.Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
O valor do contrato de construção de determinado edifício público fora fixado em dez milhões de reais. Na última medição, o engenheiro responsável pela fiscalização da obra constatou que, embora algumas atividades estivessem atrasadas, a construtora já havia executado cinco milhões de reais em serviços, valor que estava em conformidade com o previsto para ser executado até aquele momento.
Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens de acordo com a legislação vigente.
O pagamento da última medição implicou sobrepreço no contrato.{TITLE}
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