Questões sobre Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle

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À luz do que dispõe o SINAPI, assinale a opção correta acerca dos insumos da construção civil.

  • A. No caso de insumo com preço AS atribuído e que seja muito representativo na curva ABC do orçamento, cabe ao orçamentista providenciar o ajuste da referência necessário para o caso específico a ser orçado.
  • B. Os custos de mão de obra previstos no SINAPI incluem regimes de empreitada e terceirização.
  • C. Os encargos sociais não incidem sobre os insumos de mão de obra e devem ser calculados pelo orçamentista de acordo com cada estado.
  • D. Nos coeficientes de equipamentos da metodologia de orçamentação do SINAPI, são considerados os tempos produtivos, improdutivos e ociosos.
  • E. Os preços de insumos coletados nas capitais brasileiras têm frete incluso e devem ser pagos dentro de um prazo de trinta dias.

De acordo com o SINAPI, as parcelas que compõem o custo horário improdutivo (CHI) dos equipamentos são

  • A. a depreciação por disponibilidade, os juros de reparação e as despesas com mão de obra do operador.
  • B. a depreciação por disponibilidade, os custos com os materiais utilizados na operação e os custos com mão de obra do operador.
  • C. a depreciação por disponibilidade, os gastos com a mão de obra do mantenedor e as despesas com a mão de obra do operador.
  • D. a depreciação por disponibilidade, os juros por disponibilidade e os custos com mão de obra do operador.
  • E. a depreciação por disponibilidade, as despesas de conservação e as despesas com mão de obra do operador.

Com referência à programação de obras por meio do cálculo da rede PERT/CPM, assinale a opção correta.

  • A. Se a duração de qualquer atividade antecessora de determinada atividade ultrapassar a última data de início (UDI) desta, as atividades subsequentes serão necessariamente afetadas, ainda que se diminua sua duração prevista.
  • B. Caminho crítico é a sequência de atividades consideradas críticas em uma rede, isto é, atividades que apresentam as menores folgas livres e folgas totais.
  • C. Cada rede PERT/CPM, por definição, possui apenas um caminho crítico.
  • D. O método CPM é um método probabilístico de programação de atividades, característica que o difere do método PERT.
  • E. Uma atividade terá, obrigatoriamente, sua primeira data de início (PDI) antecipada se houver diminuição da duração das atividades que a antecedem.

Suponha que quatro dias e dezenove dias sejam, respectivamente, o tempo mínimo e máximo necessário para a execução de determinada atividade. Sabendo que sete dias é a estimativa de tempo em que se planeja concluir essa atividade, assinale a opção que apresenta a duração, em dias, esperada para essa atividade, com base em uma distribuição de probabilidades Beta e no método PERT.

  • A. 5,5
  • B. 6,5
  • C. 7,5
  • D. 8,5
  • E. 9,5

Deve-se considerar no cálculo dos custos indiretos, chamados de BDI (Benefício e Despesas Indiretas) todos abaixo, EXCETO.

  • A. A administração central (apoio técnico, supervisão, administração, etc.).
  • B. Encargos fiscais (imposto de renda, PIS, PASEP, ISS, etc.).
  • C. A administração local (apoio técnico, supervisão, administração, etc.) da obra.
  • D. Despesas com manutenção do canteiro de obra.

Com base nessas informações, assinale a opção correta com relação à avaliação de viabilidade econômico-financeira.

  • A. Em função do custo, a alternativa I é a pior entre todas as alternativas estudadas.
  • B. Na avaliação econômica de projetos de melhoramentos de uma rodovia, como na alternativa III, os custos de capital considerados no fluxo de caixa são aqueles relacionados exclusivamente à atividade de construção e ao nível do preço relativo à data na qual se quer implementar os melhoramentos.
  • C. Não é possível monetizar os efeitos da redução do tempo de viagem e da diminuição de emissões, por não serem grandezas quantificáveis. Assim, esses efeitos são desconsiderados no fluxo de caixa.
  • D. Outras externalidades, como efeitos na segurança, na acessibilidade e na saúde pública e a redução de mortes em acidentes, não foram consideradas, nem poderiam sê-lo, por serem intangíveis, devendo, portanto, ser desconsideradas em um fluxo de caixa.
  • E. Os serviços melhorados de ônibus expresso e de transporte rápido por vans são preferíveis em relação aos demais.

Sobre a necessidade de se promover o planejamento e cronograma físico-financeiro da obra aplicando-se a ferramenta PERT-CPM, podemos afirmar CORRETAMENTE:

  • A. Por se tratar de uma ferramenta de gerenciamento e preparação, e por requerer conhecimentos básicos e simples, o coordenador da obra deve delegar a tarefa de construção da rede de atividades a um subordinado, o que lhe possibilita maior tempo para a elaboração de outras atividades como a relação de materiais e lista de materiais.
  • B. Problemas como avarias de máquinas e postos de trabalho ocupados, podem ocorrer durante a obra e atrasam a programação e o prazo de entrega, razão pela qual são fundamentais o planejamento e o gerenciamento adequado dos recursos produtivos.
  • C. Uma atividade fictícia refere-se a uma conexão que identifica uma relação de precedência, implicando na execução de uma atividade real, porém sem o registro dos diferentes tempos, pois a atividade fictícia é sempre a de menor tempo.
  • D. Dois nós poderão estar conectados a mais de uma seta ou caminho e devem acontecer simultaneamente, independentemente do tempo demandado.

Com relação a logística, assinale a opção correta.

  • A. O custo total de transporte é integralizado por apenas duas parcelas: o frete principal e o frete dos transportes complementares.
  • B. Para limitar estoques, organizando entregas quando necessário, prática denominada just-in-time, é preferível a utilização de trens, em face da grande variedade de cargas que podem transportar e do baixo custo.
  • C. Transporte segmentado é aquele em que a unidade de carga é transportada em todo o percurso, utilizando duas ou mais modalidades de transporte, abrangidas por um único contrato.
  • D. O transporte aéreo, por apresentar custos comparativamente mais altos em relação aos demais, não é utilizado no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
  • E. A ferrovia possui disponibilidade linear, ao longo de seus eixos viários, formando linhas-tronco, ligações e ramais, que, por razões técnico-operacionais e econômicas, são de acessibilidade pontual em terminais, estações, pátios e desvios particulares.

De acordo com a tabela 3A5AAA, é esperado que 1 m² de alvenaria seja executado por

  • A. um pedreiro e um servente em 45 minutos.
  • B. dois pedreiros e dois serventes em 45 minutos.
  • C. um pedreiro e um servente em 75 minutos.
  • D. um pedreiro e um servente em 60 minutos.
  • E. dois pedreiros e dois serventes em 75 minutos.

A tabela precedente representa a composição do BDI (bonificações e despesas indiretas) do orçamento de uma determinada obra de engenharia. Considerando que o orçamento tenha sido elaborado com base em todos os custos da obra e que as informações constantes na planilha estejam completas, assinale a opção correta.

  • A. Os impostos não incidem sobre os custos indiretos.
  • B. Todos os custos não classificados como indiretos devem estar considerados no orçamento como custos diretos.
  • C. Os riscos eventuais englobam os custos dos serviços necessários e não orçados.
  • D. Os custos com o canteiro de obras são um subitem dos custos com administração central.
  • E. Os encargos financeiros representam os custos com atraso de pagamento.
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