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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Uma operação desenvolvida na terraplanagem que consiste na mobilização do solo a uma determinada profundidade que acarreta a mínima mobilização superficial no intuito de manter a cobertura do solo, e não provocar a inversão de suas camadas é conhecida por:
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Leia abaixo as sentenças sobre Projeto Geométrico de Rodovias e suas composições, e assinale a alternativa correta:
I. É o projeto no qual constam todas as informações para a perfeita execução das obras. Todos os pontos notáveis são claramente identificados e têm suas coordenadas devidamente indicadas.
II. Compõe o Projeto Geométrico o lançamento do sistema viário (indicação das informações de concordância horizontal e vertical dos principais eixos de locação).
Entre as etapas que caracterizam os tempos fixos do ciclo de um motoscraper, NÃO considera-se
a carga.
o trajeto.
o posicionamento.
a aceleração.
a manobra.
O raio mínimo das curvas horizontais é determinado considerando- se o veículo trafegando, em um plano inclinado, em trajetória circular. Esta inclinação do plano denomina- se
superlargura.
superelevação.
fator de atrito lateral.
fator de atrito transversal.
raio da curva.
A drenagem urbana é composta de diversos dispositivos, que devem adequadamente captar e conduzir as águas para um ponto de desague adequado. O dispositivo tipo boca-de-leão é utilizado, no sistema de drenagem, para
conduzir águas subterrâneas.
coletar águas superficiais.
conduzir águas superficiais.
coletar águas subterrâneas.
desaguar águas subterrâneas.
Sobre a pavimentação de vias urbanas considere:
I. Pavimentos asfálticos com base cimentada não são recomendados para pavimentos urbanos com circulação de ônibus e de caminhões pesados. II. As sarjetas devem sempre ser implantadas em concreto asfáltico, aumentando o seu coeficiente de escoamento. III. Nos pavimentos em blocos intertravados de concreto, os blocos devem ser assentados sobre camada de areia. IV. O dimensionamento de um pavimento asfáltico depende das condições de suporte do subleito e do tráfego solicitante. Está correto o que se afirma emIII e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
A sinalização de uma via é dividida em duas partes: sinalização vertical e sinalização horizontal. Entre os critérios para a implantação destes dispositivos estão: a distância
de visibilidade (DVP, DVU, DVD), distância entre os veículos e distância entre os demais sinais e o último evento.
de visibilidade (DVP, DVU, DVD), distância entre placas e distância entre os demais sinais e o último veículo.
de visibilidade (DVP, DVU, DVD), distância entre os veículos pesados e distância entre os demais sinais e o último evento.
entre os veículos pesados, distância entre placas e distância entre os demais sinais e o último evento.
entre os veículos pesados, distância entre placas e distância entre os demais sinais e o último veículo.
Considere dois elementos de sinalização vertical. O primeiro tem formato circular, com fundo branco e bordas vermelhas. A informação está escrita na cor preta. A segunda placa tem formato quadrado, a cor de fundo é amarela e a informação está na cor preta. Os elementos são, respectivamente, sinais de
regulamentação e advertência.
advertência e orientação.
regulamentação e orientação.
auxílio e turismo.
turismo e advertência.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de pavimentos flexíveis, julgue os itens a seguir. A exsudação é um tipo de mancha no revestimento asfáltico causada pelo derramamento de óleos e combustíveis de veículos que atravessam a pista.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ― IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
O IRI é um índice de medida da irregularidade longitudinal do pavimento.
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