Lista completa de Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de elaboração e execução de projetos de rodovias, julgue os itens a seguir.
Durante a elaboração do projeto de drenagem deve-se verificar a necessidade da implantação de drenagem subterrânea, sobretudo nas áreas de corte da rodovia, observando-se, no estudo geotécnico, o relatório de sondagem para estes trechos, com destaque para o nível do lençol freático e o tipo de solo.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de elaboração e execução de projetos de rodovias, julgue os itens a seguir.
A forma geométrica mais adequada no projeto de uma interseção é fundamentada, entre outros fatores, pela contagem de tráfego, para a determinação dos volumes médios diários (VMD) e volumes horários de projeto (VHP), utilizando-se fluxogramas de origem/destino dos veículos.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue os próximos itens.
O CAP é um produto betuminoso, com características apropriadas à pavimentação, sendo obtido pela destilação destrutiva da hulha.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Sub-base é a camada complementar à base, quando por circunstâncias técnicas ou econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito. Segundo a regra geral, com exceção dos pavimentos de estruturas invertidas, o material constituinte da sub-base poderá ter características tecnológicas iguais as do reforço do subleito. Base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos do tráfego e distribuí-los. Revestimento é a camada, tanto quanto possível impermeável, que recebe diretamente a ação do trafego e destinada a melhorar a superfície de rolamento quanto às condições de conforto e segurança.
II. Base de macadame de cimento é uma base construída com agregados graúdos, cujos vazios são preenchidos por um material de granulometria mais fina. Base de macadame hidráulico é uma base ou sub-base constituída de uma ou mais camadas de pedra britada, de fragmentos entrosados entre si e material de enchimento. Base de macadame betuminoso consiste de camadas de agregados interligadas por pinturas de material betuminoso. Além das bases anteriormente citadas, as bases de solo estabilizado e brita graduada são exemplos de bases flexíveis. Quando o material do subleito ou da sub-base for composto de solo siltoso ou argiloso, com mais de 35% passando na peneira n° 200 (0,074mm), a base corre o risco de sofrer a penetração, de baixo para cima, desse material fino, comprometendo as funções do material de enchimento.
III. Um projeto de rodovia pode ter subdivisões inter-relacionadas conforme suas necessidades próprias, mas, de uma maneira geral, os projetos de engenharia são informalmente padronizados, compreendendo os seguintes estudos: de tráfego, de viabilidade técnica, hidrológicos, topográficos, geológicos e geotécnicos e ambientais. Posteriormente seguem-se os projetos: de terraplenagem, obras de arte correntes, drenagem, pavimentação, interseções, retornos e acessos, obras complementares, de sinalização, desapropriação, de instalações para operação a rodovia. Outros são os orçamentos, planos executivos e os documentos para licitação.
IV. Seção transversal é a representação geométrica, no plano vertical, de alguns elementos dispostos transversalmente em determinado ponto do eixo longitudinal. A seção transversal da via poderá ser em corte, aterro ou mista. As seções transversais são perpendiculares ao eixo, nas estacas inteiras, e indicam a linha do terreno natural e a seção projetada.
V. A plataforma consiste da parte da rodovia compreendida entre os limites externos dos passeios ou entre os pés de corte e cristas de aterro, incluindo todos os dispositivos necessários à drenagem da pista. A pista de rolamento é parcela da área pavimentada da plataforma, designada e projetada para a utilização pelos veículos em movimento contínuo. Os limites laterais da pista de rolamento são os bordos da pista. A faixa longitudinal da pista, designada e projetada para uma fila de veículos em movimento contínuo chama-se faixa de rolamento. Acostamento é a parcela da área da plataforma adjacente à pista de rolamento, objetivando permitir que veículos em início de processo de desgoverno retomem a direção correta, proporcionar aos veículos acidentados, com defeitos ou cujos motoristas fiquem incapacitados de continuar dirigindo, um local seguro para serem estacionados fora da trajetória dos demais veículos e estimular os motoristas a usar a largura total da faixa mais próxima do acostamento.
Estão corretas as afirmativas:
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, referentes a projetos de pavimentos aeroportuários e à gerência de pavimentos.
Uma das funções da sub-base dos pavimentos de concreto é impedir a ocorrência de bombeamento de solos finos plásticos.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de execução de obras civis, julgue os itens subsecutivos.
Na execução de pavimentos asfálticos, a compactação de uma camada asfáltica de espessura superior a 500 mm gera uma eficiência na execução, desde que se utilizem equipamentos apropriados.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à pavimentação, julgue o item subsequente.
O pavimento pode ser constituído por uma única camada, que deve ser capaz de resistir e diluir a tensão vertical de compressão, resistir à tensão horizontal de cisalhamento e ser razoavelmente impermeável.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, acerca de agregados empregados em obras de engenharia.
Os agregados, quando empregados em lastros de ferrovias, não impedem a subida da lama da plataforma, quando esta eventualmente se saturar.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às operações de terraplenagem e às obras de estradas, julgue os itens a seguir.
Os materiais de empréstimo para a execução de corpo de aterro devem ter capacidade de suporte maior ou igual a 2% (ISC 2%) e expansão menor ou igual a 4%, valores estes determinados por meio de ensaios de compactação e de CBR.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, relativos a transportes e logística.
Em virtude de a malha ferroviária brasileira ser arrendada, seu transporte ferroviário apresenta, de modo geral, baixo custo fixo, baixo volume de capital imobilizado e baixo custo variável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...