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Na proteção vegetal, considerada a pavimentação de estradas, os procedimentos a serem adotados, entre outros, são:
retirada de arbustos e touceiras de capim cidreira, acomodação de grama em mantas e formação de covas de adubo vegetal.
aplicação de adubo animal com sementes e palhas, transplante de árvores e retirada de arbustos.
formação de canteiros de eucaliptos, aplicação de mantas de heras e plantio de erva-cidreira.
plantio de grama por mudas, enleivamento e hidrossemeadura.
fixação de leivas em encostas, hidrocomposição de mudas de leguminosas e aplicação de palha e adubos orgânicos em flocos.
Sobre as cores a serem aplicadas em faixas na sinalização rodoviária, é correto afirmar:
Branca − inscrever símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos para embarque/desembarque de portadores de deficiências físicas.
Amarela − destinada à regulamentação de fluxos de sentidos opostos, aos controles de estacionamentos e paradas e à demarcação de obstáculos transversais à pista (lombadas físicas).
Azul − usada para a regulamentação de fluxos de mesmo sentido, para a delimitação das pistas destinadas à circulação de veículos, para regular movimentos de pedestres e, em pinturas de setas, símbolos e legendas.
Preta − usada para demarcar ciclovias ou ciclo-faixas e para inscrever uma cruz como o símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos, para embarque/desembarque de pacientes.
Vermelha − usada apenas para propiciar contraste entre o pavimento, especialmente o de concreto, e a sinalização a ser aplicada.
Considerando a fase de imprimação da pavimentação asfáltica, é correto afirmar:
É uma pintura de material betuminoso que visa atender às especificações da norma, objetivando,entre outras condições, promover a regularização do sub-leito entre a base e o revestimento.
Taxa Nominal de Retenção Unitária é a taxa máxima que pode ser absorvida pela base em 24 horas, devendo ser determinada experimentalmente no canteiro da obra.
A taxa de aplicação deve, necessariamente, variar de 0,2 a 0,6 L/m2, conforme a temperatura e a permeabilidade da camada da base escolhida.
O equipamento a ser utilizado nesta fase deve dispor de tacômetro, calibradores e termômetros, em locais de fácil observação, e ainda de espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas.
As barras de compactação, deverão ser do tipo de circulação plena, devendo ter obrigatoriamente sensor ótico de indicação que permita, além de ajustamentos verticais e angulares, larguras variáveis de espalhamento pelo menos de 2,5 metros.
Dois pavimentos rígidos, de concreto, foram executados em diferentes locais com duas técnicas distintas. O primeiro foi feito com o lançamento de concreto em uma área de 20 m de comprimento por 5 m de largura e, após certo período de cura, foi cortado com disco diamantado em faixas de 4 m, ao longo do comprimento com profundidade de metade da espessura. O segundo, de mesmas dimensões, foi construído com o concreto sendo lançado em faixas alternadas de 4 m, com juntas tratadas com placas de EPS de 5 mm. Ambos os pavimentos possuem as mesmas bases e foram calculados para o mesmo tipo e intensidade de tráfego. Sobre os dois pavimentos descritos, é correto afirmar:
Apenas o pavimento tratado com EPS garantirá estanqueidade absoluta, enquanto o pavimento cortado sofrerá infiltração.
Do ponto de vista das juntas de dilatação, as duas técnicas trabalharão da mesma maneira em função do tráfego.
As duas técnicas não serão eficazes, pois nenhum dos pavimentos conta com armação interna ao concreto.
Apenas o pavimento cortado com disco diamantado ficará exposto a tensões homogêneas nas fases das juntas.
O corte do pavimento de concreto ao longo de metade da profundidade permitirá o surgimento de fissuras transversais ao corte.
Após um grave acidente de trânsito, envolvendo dois caminhões que ficaram destruídos, todo o diesel que cada veículo carregava em seus tanques de combustível foi derramado na pista construída com pavimento flexível, em uma pequena área concentrada de 5 m2, formada pelo ponto mais baixo de uma curva vertical. Por conta dos destroços e dos processos de perícia, as equipes de manutenção só puderam iniciar seus trabalhos após 72 horas do momento do acidente. Analise:
I. O diesel, por ser um solvente do asfalto, compo- nente básico dos pavimentos flexíveis, danifica a composição das camadas superiores da via, onde ocorre o contato entre a roda e a superfície de rolamento.
II. Como a área afetada é concentrada, deve-se executar reforma dessa superfície, substituindo a porção asfáltica de rolamento, e, se necessário, parte do concreto asfáltico inferior.
III. Apesar da capacidade solvente do diesel em rela- ção ao asfalto, o combustível evaporará totalmente em até 24 horas, reduzindo ao mínimo possível os danos ao pavimento.
É correto o que consta APENAS em
II.
I.
I e II.
III.
I e III.
Para a execução de um pavimento asfáltico, foi feita a aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície de uma base concluída, objetivando aumentar a coesão da superfície da base pela penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condições de aderência entre a base e o revestimento. Logo, foi realizada uma
calcinação
compactação
extrusão
imprimação
regularização
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A avaliação funcional de um pavimento de asfalto relaciona-se à apreciação da superfície do pavimento e de como o seu estado influencia no conforto ao rolamento. A figura abaixo representa o resultado de uma avaliação funcional e mostra a variação do valor da serventia atual (VSA) de determinado trecho de pavimento de asfalto.
Considerando as informações e com base na figura apresentada, julgue os próximos itens.
No tempo T0 foi realizada uma manutenção preventiva do pavimento da via, de modo a repor o VSA a um nível correspondente a um padrão aceitável de conforto ao rolamento.
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A avaliação funcional de um pavimento de asfalto relaciona-se à apreciação da superfície do pavimento e de como o seu estado influencia no conforto ao rolamento. A figura abaixo representa o resultado de uma avaliação funcional e mostra a variação do valor da serventia atual (VSA) de determinado trecho de pavimento de asfalto.
Considerando as informações e com base na figura apresentada, julgue os próximos itens.
A intervenção realizada no tempo T0 pode ser considerada como bem sucedida, embora o VSA não tenha atingido o valor original apresentado pela via no início da sua vida útil.
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Julgue os itens a seguir acerca de aglomerantes utilizados em obras civis.
O ponto de fulgor de um cimento asfáltico representa a temperatura crítica acima da qual é necessário tomar precauções especiais para afastar o perigo de incêndio durante o seu aquecimento e manipulação.
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Na construção de taludes rodoviários, barragens de terra ou quaisquer outras estruturas, os solos soltos devem ser compactados. A compactação é a densificação do solo por meio da redução do volume dos seus vazios, o que requer aplicação de energia mecânica. Considerando essa afirmação, julgue os itens subsequentes.
Os rolos compactadores vibratórios são utilizados, principalmente, na densificação dos solos argilosos.
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