Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Na proteção vegetal, considerada a pavimentação de estradas, os procedimentos a serem adotados, entre outros, são:

  • A.

    retirada de arbustos e touceiras de capim cidreira, acomodação de grama em mantas e formação de covas de adubo vegetal.

  • B.

    aplicação de adubo animal com sementes e palhas, transplante de árvores e retirada de arbustos.

  • C.

    formação de canteiros de eucaliptos, aplicação de mantas de heras e plantio de erva-cidreira.

  • D.

    plantio de grama por mudas, enleivamento e hidrossemeadura.

  • E.

    fixação de leivas em encostas, hidrocomposição de mudas de leguminosas e aplicação de palha e adubos orgânicos em flocos.

Sobre as cores a serem aplicadas em faixas na sinalização rodoviária, é correto afirmar:

  • A.

    Branca − inscrever símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos para embarque/desembarque de portadores de deficiências físicas.

  • B.

    Amarela − destinada à regulamentação de fluxos de sentidos opostos, aos controles de estacionamentos e paradas e à demarcação de obstáculos transversais à pista (lombadas físicas).

  • C.

    Azul − usada para a regulamentação de fluxos de mesmo sentido, para a delimitação das pistas destinadas à circulação de veículos, para regular movimentos de pedestres e, em pinturas de setas, símbolos e legendas.

  • D.

    Preta − usada para demarcar ciclovias ou ciclo-faixas e para inscrever uma cruz como o símbolo indicativo de local reservado para estacionamento ou parada de veículos, para embarque/desembarque de pacientes.

  • E.

    Vermelha − usada apenas para propiciar contraste entre o pavimento, especialmente o de concreto, e a sinalização a ser aplicada.

Considerando a fase de imprimação da pavimentação asfáltica, é correto afirmar:

  • A.

    É uma pintura de material betuminoso que visa atender às especificações da norma, objetivando,entre outras condições, promover a regularização do sub-leito entre a base e o revestimento.

  • B.

    Taxa Nominal de Retenção Unitária é a taxa máxima que pode ser absorvida pela base em 24 horas, devendo ser determinada experimentalmente no canteiro da obra.

  • C.

    A taxa de aplicação deve, necessariamente, variar de 0,2 a 0,6 L/m2, conforme a temperatura e a permeabilidade da camada da base escolhida.

  • D.

    O equipamento a ser utilizado nesta fase deve dispor de tacômetro, calibradores e termômetros, em locais de fácil observação, e ainda de espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas.

  • E.

    As barras de compactação, deverão ser do tipo de circulação plena, devendo ter obrigatoriamente sensor ótico de indicação que permita, além de ajustamentos verticais e angulares, larguras variáveis de espalhamento pelo menos de 2,5 metros.

Dois pavimentos rígidos, de concreto, foram executados em diferentes locais com duas técnicas distintas. O primeiro foi feito com o lançamento de concreto em uma área de 20 m de comprimento por 5 m de largura e, após certo período de cura, foi cortado com disco diamantado em faixas de 4 m, ao longo do comprimento com profundidade de metade da espessura. O segundo, de mesmas dimensões, foi construído com o concreto sendo lançado em faixas alternadas de 4 m, com juntas tratadas com placas de EPS de 5 mm. Ambos os pavimentos possuem as mesmas bases e foram calculados para o mesmo tipo e intensidade de tráfego. Sobre os dois pavimentos descritos, é correto afirmar:

  • A.

    Apenas o pavimento tratado com EPS garantirá estanqueidade absoluta, enquanto o pavimento cortado sofrerá infiltração.

  • B.

    Do ponto de vista das juntas de dilatação, as duas técnicas trabalharão da mesma maneira em função do tráfego.

  • C.

    As duas técnicas não serão eficazes, pois nenhum dos pavimentos conta com armação interna ao concreto.

  • D.

    Apenas o pavimento cortado com disco diamantado ficará exposto a tensões homogêneas nas fases das juntas.

  • E.

    O corte do pavimento de concreto ao longo de metade da profundidade permitirá o surgimento de fissuras transversais ao corte.

Após um grave acidente de trânsito, envolvendo dois caminhões que ficaram destruídos, todo o diesel que cada veículo carregava em seus tanques de combustível foi derramado na pista construída com pavimento flexível, em uma pequena área concentrada de 5 m2, formada pelo ponto mais baixo de uma curva vertical. Por conta dos destroços e dos processos de perícia, as equipes de manutenção só puderam iniciar seus trabalhos após 72 horas do momento do acidente. Analise:

I. O diesel, por ser um solvente do asfalto, compo- nente básico dos pavimentos flexíveis, danifica a composição das camadas superiores da via, onde ocorre o contato entre a roda e a superfície de rolamento.

II. Como a área afetada é concentrada, deve-se executar reforma dessa superfície, substituindo a porção asfáltica de rolamento, e, se necessário, parte do concreto asfáltico inferior.

III. Apesar da capacidade solvente do diesel em rela- ção ao asfalto, o combustível evaporará totalmente em até 24 horas, reduzindo ao mínimo possível os danos ao pavimento.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II.

  • B.

    I.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III.

  • E.

    I e III.

Para a execução de um pavimento asfáltico, foi feita a aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície de uma base concluída, objetivando aumentar a coesão da superfície da base pela penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condições de aderência entre a base e o revestimento. Logo, foi realizada uma

  • A.

    calcinação

  • B.

    compactação

  • C.

    extrusão

  • D.

    imprimação

  • E.

    regularização

A avaliação funcional de um pavimento de asfalto relaciona-se à apreciação da superfície do pavimento e de como o seu estado influencia no conforto ao rolamento. A figura abaixo representa o resultado de uma avaliação funcional e mostra a variação do valor da serventia atual (VSA) de determinado trecho de pavimento de asfalto.

Considerando as informações e com base na figura apresentada, julgue os próximos itens.

No tempo T0 foi realizada uma manutenção preventiva do pavimento da via, de modo a repor o VSA a um nível correspondente a um padrão aceitável de conforto ao rolamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação funcional de um pavimento de asfalto relaciona-se à apreciação da superfície do pavimento e de como o seu estado influencia no conforto ao rolamento. A figura abaixo representa o resultado de uma avaliação funcional e mostra a variação do valor da serventia atual (VSA) de determinado trecho de pavimento de asfalto.

Considerando as informações e com base na figura apresentada, julgue os próximos itens.

A intervenção realizada no tempo T0 pode ser considerada como bem sucedida, embora o VSA não tenha atingido o valor original apresentado pela via no início da sua vida útil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca de aglomerantes utilizados em obras civis.

O ponto de fulgor de um cimento asfáltico representa a temperatura crítica acima da qual é necessário tomar precauções especiais para afastar o perigo de incêndio durante o seu aquecimento e manipulação.

  • E. Errado
  • C. Certo

Na construção de taludes rodoviários, barragens de terra ou quaisquer outras estruturas, os solos soltos devem ser compactados. A compactação é a densificação do solo por meio da redução do volume dos seus vazios, o que requer aplicação de energia mecânica. Considerando essa afirmação, julgue os itens subsequentes.

Os rolos compactadores vibratórios são utilizados, principalmente, na densificação dos solos argilosos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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