Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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A qualidade do concreto é de suma importância para o sucesso da estrutura de pavimento rígido. O controle tecnológico durante a produção e execução assume grande importância. Dentre as propriedades do concreto fresco, devem receber atenção a segregação e exsudação do concreto. A ocorrência destes dois fenômenos implica na formação de uma película de nata de cimento na superfície, muito frágil. Do ponto de vista funcional, esta película de nata pode oferecer riscos. NÃO indica um risco relacionado aos fenômenos de segregação e exsudação:

  • A.

    aspecto superficial desfavorável após o desprendimento de lamelas.

  • B.

    ingestão, por turbinas de aeronaves, de lamelas e partículas desprendidas.

  • C.

    lançamento de partículas soltas, lateralmente ou sobre para-brisas de veículos.

  • D.

    área com maior suscetibilidade à aquaplanagem em chuvas intensas.

  • E.

    perda de texturização adequada para a aderência pneu-pavimento.

Usando-se a Técnica de Remendos, o tipo de preenchimento que deve ser aplicado para a recuperação de uma superfície com pavimento asfáltico, o qual apresenta trincas por fadiga, é:

  • A.

    solo com cal.

  • B.

    concreto magro com Fck 21 MPa.

  • C.

    uma fina camada de areia grossa.

  • D.

    mistura betuminosa a quente ou a frio.

  • E.

    mistura de solo cimento com traço 2:3.

O sistema de sinalização aeronáutica para aeródromos segue diretrizes internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional − OACI − que estabelece, dentre outras, normas para a construção de sinais aeronáuticos. A “clareza e a visibilidade” do sinal estão entre os detalhes a serem observados pelos operadores das aeronaves, com o objetivo de promover o contraste com o fundo circunvizinho. As cores que podem ser utilizadas como sinalização de obstáculos são

  • A.

    vermelha e azul.

  • B.

    laranja e amarelo.

  • C.

    vermelha e branca.

  • D.

    laranja e vermelho.

  • E.

    vermelho e amarelo.

No EIA (Estudo de Impacto Ambiental) de uma obra ou empreendimento, são

  • A.

    considerados o diagnóstico ambiental da área, os prováveis impactos ambientais do projeto e a futura qualidade ambiental da área, com e sem a implantação do empreendimento.

  • B.

    confrontados os benefícios econômicos do projeto com os custos das medidas mitigadoras e compensatórias necessárias para o licenciamento ambiental.

  • C.

    efetuadas análises e projeções de impactos positivos e negativos da implantação da obra ou empreendimento, para avaliação de sua viabilidade econômica.

  • D.

    analisados para composição do relatório de impacto ambiental (RIMA), apenas os impactos físicos, bióticos, econômicos e sociais.

  • E.

    analisadas as justificativas do projeto e sua inserção nas políticas setoriais e planos governamentais para a área, critérios estes suficientes para a concessão das licenças de implantação e operação.

Na execução de um desvio rodoviário foi encontrado um trecho de solo com baixa capacidade de suporte para cargas e drenagem insuficiente. Entre as alternativas abaixo escolha a que melhor solucionaria essas dificuldades executivas:

  • A.

    Retirar o solo, colocar tubos de dreno.

  • B.

    Criar valas de drenagem, retirar solo, repor a camada com rachão.

  • C.

    Criar valas de drenagem, colocar tubos de dreno.

  • D.

    Colocar tubos de dreno.

  • E.

    Simplesmente executar o desvio.

Julgue os itens a seguir, referentes a pavimentos.

Em um pavimento flexível, o subleito é a camada que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos, devendo ser o mais impermeável possível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a pavimentos.

O módulo resiliente de um solo constitui parâmetro relevante para o dimensionamento de pavimentos flexíveis e é obtido no ensaio de índice suporte Califórnia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as imagens sobre patologias em pavimentos flexíveis:

As imagens identificadas por I, II, III e IV, referemse, respectivamente, às patologias

  • A.

    exsudação, agregado polido, trinca de borda e deformação plástica.

  • B.

    panela, afundamento lateral, fissuramento e trinca em blocos.

  • C.

    corrugação, afundamento de trilha de roda, afundamento plástico e trincas interligadas.

  • D.

    afundamento localizado, corrugação, trincas por fadiga e deterioração superficial.

  • E.

    deformação plástica, desgaste de trilha de roda, trincas transversais e trincas propagadas.

As características dos agregados que devem ser levadas em conta nos serviços de pavimentação são:

  • A.

    Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • B.

    Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limite de contração, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • C.

    Granulometria, forma, limite de liquidez, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • D.

    Granulometria, forma, índice de plasticidade, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

As etapas que compreendem os estudos geotécnicos para o projeto de pavimentação são:

  • A.

    Estudos do subleito e estudos de tráfego.

  • B.

    Estudos de tráfegos e estudos de impacto ambiental.

  • C.

    Estudos do subleito e estudos de ocorrência de materiais para pavimentação.

  • D.

    Estudos de impacto ambiental e estudos do subleito.

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