Lista completa de Questões sobre Projetos Elétricos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a resistência equivalente, a corrente resultante e a potência total dissipada em um circuito paralelo de 220 V, com quatro lâmpadas iguais, cujos filamentos têm a resistência de 20 ohms.
5 ohms; 44 amperes; 9680 watts.
80 ohms; 2,75 amperes; 605 watts.
5 ohms; 0,36 amperes; 80 watts.
80 ohms; 0,36 amperes; 9680 watts.
Em uma empresa, foram consumidos 277,2 kWh de energia durante o mês de abril, a partir de um circuito de tensão 220 volts, fator de potência 01. No referido mês, trabalharam-se em média 9 horas por dia durante 20 dias de trabalho. A corrente medida média foi de
0,007 amperes.
0,143 amperes.
143 amperes.
11 amperes.
7 amperes.
Em relação aos pontos de iluminação e tomadas em cômodos de uma habitação, considere:
I. Em banheiros, devem ser previstos, pelo menos, dois pontos de tomada próximos ao lavatório. II. Em cada cômodo deve ser previsto, pelo menos, um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor. III. Nas cozinhas deve ser previsto, no mínimo, um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia deve ser prevista somente uma tomada de corrente. IV. Nas varandas, deve ser previsto, pelo menos, um ponto de tomada. Está correto o que consta emI e II apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I, II, III e IV.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. A resistência elétrica de qualquer material depende da natureza do material, da área de seção transversal, do comprimento e da temperatura. A resistência de um material aumenta com o aumento da área de sua seção transversal. O valor indicado pela resistividade (de um determinado material) informa quanto mais baixa ou alta é a facilidade da passagem de uma carga eléctrica.
II. Há dois tipos de corrente elétrica: a corrente contínua e a corrente alternada. A corrente elétrica tem a mesma natureza da fonte que a gerou. A corrente contínua se caracteriza por manter seu valor constante no decorrer do tempo saindo sempre do mesmo terminal fonte. Na corrente alternada, seu valor e sentido variam periodicamente no decorrer do tempo.
III. Ao fluxo orientado de elétrons livres, sob a ação de um campo elétrico, dá-se o nome de corrente elétrica. A intensidade da corrente elétrica é a quantidade de carga que atravessa a seção transversal de um condutor por unidade de tempo. Segundo a lei de OHM, a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial a que está submetido o condutor e inversamente proporcional à resistência elétrica desse condutor.
IV. Potência é a rapidez com que se gasta energia ou a rapidez com que se produz trabalho e tem como unidade no Sistema Internacional o Watt (W) que é igual a 01 Joule a cada segundo. O efeito Joule pode ser explicado pelo choque entre os elétrons, quando se movimentam para originar uma corrente elétrica. O efeito Joule pode ser desejável ou indesejável dependendo de onde ocorra, por exemplo, em condutores, aquecedores, lâmpadas, fusíveis...
V. Para se obter ou manter a corrente elétrica fluindo em um condutor, é necessário ligar o condutor entre dois pontos capazes de transferir energia para os elétrons. Assim, sob a ação de um campo elétrico, os elétrons se movimentam entre os dois pontos. Quando dois pontos têm essa capacidade, diz-se que entre eles há uma d.d.p (diferença de potencial). Quando um equipamento é capaz de realizar trabalho para causar o movimento de elétrons diz-se que ele dispõe de f.e.m (força eletromotriz).
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. O tipo de fornecimento define o número de fases que irão alimentar a instalação elétrica. Está relacionado com a carga instalada. São atendidos em baixa tensão (127V/220V) aqueles consumidores que apresentarem carga (potência total) instalada igual ou inferior a 75kW. O padrão de cor utilizado para identificação dos condutores é verde para o condutor neutro, vermelho para o condutor fase, preto para o condutor retorno e azul para o condutor terra.
II. Comando simples é um único interruptor acionando um ou mais pontos de luz. Comando de duas seções são dois interruptores acionando dois conjuntos de um ou mais pontos de luz. Comando Three-Way (3 vias ou paralelo) utiliza dois interruptores de modo a acionar um ponto ou conjunto de pontos de locais distintos. O comando four-way (4 vias ou intermediário) é utilizado de maneira similar ao three-way. Entretanto, é possível acionar um mesmo ponto ou um conjunto de pontos de luz a partir de determinados locais.
III. Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC) é o componente da instalação elétrica que recebe os condutores oriundos de quadro de medição. Nele também se encontram os dispositivos de proteção. Circuito é o conjunto de equipamentos e condutores elétricos ligados ao mesmo dispositivo de proteção (disjuntor convencional ou DR). Disjuntores são dispositivos eletromecânicos de proteção e seccionamento de circuitos. Os circuitos de iluminação e tomadas devem ser distintos, salvo os casos em que a corrente do circuito comum à iluminação e às tomadas seja inferior a 16A e que este não seja o único circuito de tomadas e/ou iluminação de toda a instalação. Dessa forma, adota-se o critério de separação integral de circuitos de luz e força.
IV. Em circuitos residenciais, os condutores fase e neutro devem possuir a mesma bitola. Em instalações residenciais e/ou prediais, os condutores mais utilizados são de cobre com isolamento em PVC (policloreto de vinila), EPR (borracha etilenopropileno) e XLPE (polietileno reticulado). Basicamente, existem dois tipos de condutores, os fios e os cabos e a principal distinção entre eles está relacionada à flexibilidade dos condutores, uma vez que, à medida que a bitola do condutor aumenta, sua flexibilidade diminui.
V. Os aparelhos consumidores de energia elétrica são projetados para trabalharem em determinado valor de tensão com reduzida tolerância. À medida que a distância entre o medidor de energia e a potência da carga aumenta, a queda de tensão ao longo do condutor também aumenta. Em baixa tensão, em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais deve ser superior a 4%. O condutor neutro pode ser comum a mais de um circuito, quando a rede for monofásica devendo esse ter a mesma seção do condutor fase. O aterramento é a ligação elétrica intencional com a terra. Tal ligação tem por objetivo fornecer um caminho favorável e seguro ao percurso de correntes elétricas indesejáveis e inseguras.
Estão corretas as afirmativas:
de fase no interior do eletroduto, fusível, tomada de luz na parede a meia altura (1,3 m do piso acabado).
neutro no interior do eletroduto, disjuntor a óleo, tomada de luz na parede a 0,3 m do piso acabado.
de linha telefônica no interior de eletroduto, tomada de luz na parede alta (2 m piso acabado), tomada de luz no piso.
de retorno no interior do eletroduto, disjuntor a seco, saída de telefone.
de fase no interior do eletroduto, caixa de telefones, campainha.
Em instalações elétricas de estabelecimentos industriais em baixa tensão, a especificação dos cabos de potência depende de alguns critérios. Um desses critérios é a seção transversal mínima do condutor de acordo com o seu material.
Para condutores de alumínio, em instalações industriais em baixa tensão, a seção nominal mínima permitida, em mm2, é10
16
25
36
50
O Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA) de uma edificação é projetado através do método de Franklin. Apenas um captor, que se encontra a uma altura de 12 m em relação à base, é utilizado, e o ângulo de proteção do sistema é de 30°.
Então, o valor, em metros, do raio de proteção desse SPDA é10
12
buchas
canaletas
conduítes
conduletes
muflas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...