Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um topógrafo se descuidou ao medir os lados de um terreno retangular e mediu um lado com valor 10% maior e outro, com um valor 10% menor. A área calculada com as dimensões medidas pelo topógrafo, comparada à área real, é
1% maior
1% menor.
igual.
depende da relação entre as dimensões do terreno.
impossível de determinar.
Qual é a propriedade do concreto que o ensaio de abatimento do tronco do cone tem por objetivo determinar?
Abrasão
Consistência
Permeabilidade
Porosidade
Resistência
Em uma memória de cálculo antiga, verificou-se que o fck adotado para o concreto era de 180 kgf/cm². O fck desse concreto, em MPa, é igual a
1,8
18
180
1.800
18.000
São usados agregados de maior volume (pedras de mão) no concreto denominado
aparente.
ciclópico.
simples.
protendido.
de alto desempenho.
Um calculista determinou que o fck do concreto a ser usado numa estrutura é de 20 MPa. Se o desvio-padrão de um lote de corpos de provas desse concreto, submetido ao ensaio de resistência à compressão, é de 4 MPa, o valor médio da resistência desse lote deve ser, em MPa, no mínimo, igual a
13,42
16,00
20,00
24,00
26,58
Um material que NÃO serve como isolante acústico é o(a)
alumínio.
vermiculita.
espuma elastomérica.
lã de rocha.
lã de vidro.
O estudo do comportamento de agregados pétreos é essencial para a boa prática da construção civil. Nesta perspectiva, identifique a opção que contém apenas ensaios tecnológicos utilizados para a avaliação de agregados utilizados em concretos de cimento ou concretos asfálticos.
Absorção, Durabilidade, Adesividade, Abrasão Los Angeles.
Absorção, Adesividade, Durabilidade e Desgaste Abrasivo Amsler.
Adesividade, Análise Petrográfica, Resistência à Tração Indireta e Durabilidade.
Abrasão Los Angeles, Desgaste Abrasivo Amsler e Análise Petrográfica.
Desgaste Abrasivo Amsler, Adesividade e Porosidade.
Um grupo de cinco engenheiros participou de um debate a respeito das vantagens e desvantagens da utilização de tijolos de solo-cimento para a construção de casas populares, fazendo as afirmações.
Antônio:Tijolos de solo-cimento apresentam, em geral, boa resistência ao desgaste, o que permite seu uso em revestimentos e pequena variação de volume quando imersos em água, mesmo quando se utilizam solos argilosos ricos em argilominerais do grupo das esmectitas.
Marta: A presença de torrões de argila nos solos destinados à fabricação de tijolos de solo-cimento é favorável e, ao mesmo tempo, desejável, porque estes torrões atuam como agregados de diâmetro equivalente à fração areia grossa ou à fração pedregulho, aumentando a resistência à compressão simples do tijolo.
Luísa: A adoção de tijolos de solo-cimento representa economia de combustíveis porque as distâncias de transporte dos materiais são bem inferiores e não há necessidade de processo de cozimento do material, tal como utilizado em tijolos de cerâmica convencionais. Porém, o peso específico do solo-cimento é, em geral, maior do que o de tijolos cerâmicos.
Pedro: A existência de uma grande variedade de tipos de solos não constitui um obstáculo para a utilização de tijolos de solo-cimento porque a adição de cimento já altera as características desfavoráveis dos solos.
Felipe: A adoção de tijolos de solo-cimento em uma obra é mais favorável em relação aos tijolos cerâmicos, porque, entre outros motivos, economiza gastos com impermeabilizações.
O(A) engenheiro(a) que apresentou os argumentos totalmente corretos sobre o material em questão foi
Antônio
Marta
Luísa.
Pedro
Felipe.
Em relação às propriedades físicas das madeiras utilizadas como matérias de construção, assinale a opção INCORRETA.
Retratibilidade é a propriedade de variação volumétrica da madeira quando ocorre a variação de umidade entre o estado seco e a condição de saturada ao ar, podendo haver inchamento ou contração.
Diz-se que uma peça de madeira exposta ao ar está seca ao ar quando possuir uma umidade entre 13 a 17%, sendo esta medida obtida através de pesagens sucessivas em alterações significativas de peso.
A densidade pode ser entendida como o índice de compacidade entre as fibras da madeira, mostrando uma maior ou menor quantidade de fibras por unidade de volume aparente.
Os estudos de capacidade de resistência ao fogo devem ser feitos com temperatura em torno de 120 °C, sendo que nesta condição a madeira resiste muito pouco. O comportamento da madeira deve ser estudado de forma preventiva.
A madeira, quando bem seca, é excelente isolante elétrico, ao passo que úmida se torna condutora, embora esta propriedade varie com as espécies estudadas.
A propriedade que impede que haja escorregamento de uma barra em relação ao concreto que a envolve é denominada
resiliência.
cura.
fluência
protensão.
aderência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...