Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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De acordo com o SINAPI, as parcelas que compõem o custo horário improdutivo (CHI) dos equipamentos são

  • A. a depreciação por disponibilidade, os juros de reparação e as despesas com mão de obra do operador.
  • B. a depreciação por disponibilidade, os custos com os materiais utilizados na operação e os custos com mão de obra do operador.
  • C. a depreciação por disponibilidade, os gastos com a mão de obra do mantenedor e as despesas com a mão de obra do operador.
  • D. a depreciação por disponibilidade, os juros por disponibilidade e os custos com mão de obra do operador.
  • E. a depreciação por disponibilidade, as despesas de conservação e as despesas com mão de obra do operador.

Assinale a opção que apresenta o coeficiente médio de crescimento estimado para a resistência característica do concreto à compressão por um período de sete dias, considerando o emprego de cimento de alta resistência inicial, um coeficiente de 1,0 para um período de vinte e oito dias e a inexistência de correlação real com um número representativo de ensaios de campo.

  • A. 0,48
  • B. 0,80
  • C. 0,95
  • D. 1,00
  • E. 1,10

Com referência à programação de obras por meio do cálculo da rede PERT/CPM, assinale a opção correta.

  • A. Se a duração de qualquer atividade antecessora de determinada atividade ultrapassar a última data de início (UDI) desta, as atividades subsequentes serão necessariamente afetadas, ainda que se diminua sua duração prevista.
  • B. Caminho crítico é a sequência de atividades consideradas críticas em uma rede, isto é, atividades que apresentam as menores folgas livres e folgas totais.
  • C. Cada rede PERT/CPM, por definição, possui apenas um caminho crítico.
  • D. O método CPM é um método probabilístico de programação de atividades, característica que o difere do método PERT.
  • E. Uma atividade terá, obrigatoriamente, sua primeira data de início (PDI) antecipada se houver diminuição da duração das atividades que a antecedem.

Com relação à resistência de materiais de construção, assinale a opção correta.

  • A. Nos ensaios de resistência das pedras, deve-se evitar o capeamento.
  • B. Em geral, as pedras apresentam boa reação quando submetidas a esforços de tração.
  • C. A resistência de uma pedra independe da duração das cargas aplicadas sobre ela.
  • D. Fatores como o traço, a quantidade de água e a compactação da massa são determinantes para a resistência mecânica das argamassas.
  • E. O método construtivo de executar as alvenarias por fiadas diminui a resistência ao cisalhamento da alvenaria.

A respeito dos tubos de policloreto de vinila (PVC), bem como de sua utilização em instalações prediais, assinale a opção correta.

  • A. O sistema de junta soldada permite o reaproveitamento das conexões já utilizadas.
  • B. Os tubos de PVC perdem sua resistência quando expostos ao sol.
  • C. Tubos normais de PVC não devem ser utilizados nos ramais de água quente, uma vez que apresentam perda de resistência em altas temperaturas.
  • D. Tubos de PVC da linha sanitária são fabricados na cor marrom.
  • E. Uma desvantagem desse tipo de tubo é sua reduzida resistência à pressão.

Suponha que quatro dias e dezenove dias sejam, respectivamente, o tempo mínimo e máximo necessário para a execução de determinada atividade. Sabendo que sete dias é a estimativa de tempo em que se planeja concluir essa atividade, assinale a opção que apresenta a duração, em dias, esperada para essa atividade, com base em uma distribuição de probabilidades Beta e no método PERT.

  • A. 5,5
  • B. 6,5
  • C. 7,5
  • D. 8,5
  • E. 9,5

No que se refere aos ensaios físicos dos cimentos asfálticos, que podem ser categorizados como ensaios de consistência, de durabilidade, de pureza e de segurança, assinale a opção correta.

  • A. Os valores do ponto de fulgor, ensaio ligado à segurança e manuseio do CAP, são determinados por meio do picnômetro.
  • B. O ensaio de penetração fornece uma medida empírica da temperatura na qual o asfalto muda de consistência quando aquecido e atinge uma determinada condição de escoamento.
  • C. A viscosidade é uma medida da consistência do cimento asfáltico, por resistência ao escoamento, e pode ser determinada em laboratório por meio do ensaio de película delgada rotacional.
  • D. O ponto de amolecimento é dado pelo alongamento, em centímetros, obtido antes da ruptura de uma amostra de CAP, na seção diminuída do molde com largura inicial de 10 mm, em banho de água a 25 ºC, submetida pelos dois extremos à velocidade de deformação de 5 cm/minuto.
  • E. O envelhecimento dos ligantes asfálticos está relacionado aos mecanismos de perda de componentes voláteis e oxidação e pode ser simulado por meio do ensaio de estufa de filme fino ou ensaio de efeito do calor e do ar.

AC é o ângulo central. Se os dois raios são iguais e tg 20º = 0,36 e tg 14º = 0,25, o maior raio que poderá ser utilizado deixando-se um trecho reto de 80 m entre curvas está compreendido entre

  • A. 300 m e 400 m.
  • B. 400 m e 500 m.
  • C. 700 m e 800 m.
  • D. 900 m e 1.000 m.
  • E. 1.000 m e 1.100 m.

Com base nessas informações, assinale a opção correta com relação à avaliação de viabilidade econômico-financeira.

  • A. Em função do custo, a alternativa I é a pior entre todas as alternativas estudadas.
  • B. Na avaliação econômica de projetos de melhoramentos de uma rodovia, como na alternativa III, os custos de capital considerados no fluxo de caixa são aqueles relacionados exclusivamente à atividade de construção e ao nível do preço relativo à data na qual se quer implementar os melhoramentos.
  • C. Não é possível monetizar os efeitos da redução do tempo de viagem e da diminuição de emissões, por não serem grandezas quantificáveis. Assim, esses efeitos são desconsiderados no fluxo de caixa.
  • D. Outras externalidades, como efeitos na segurança, na acessibilidade e na saúde pública e a redução de mortes em acidentes, não foram consideradas, nem poderiam sê-lo, por serem intangíveis, devendo, portanto, ser desconsideradas em um fluxo de caixa.
  • E. Os serviços melhorados de ônibus expresso e de transporte rápido por vans são preferíveis em relação aos demais.

O diagrama de Brückner precedente foi utilizado na realização de um projeto de terraplanagem no intervalo entre as estacas 0 e 75 do trecho de uma rodovia. Com base nesse diagrama, é correto afirmar que, no trecho representado,

  • A. há um bota-fora com volume de 20.000 m3.
  • B. há um empréstimo de 20.000 m3.
  • C. a cota vermelha é nula nas estacas 5, 15, 25, 35, 40, 50, 55, 65 e 75.
  • D. o maior aterro tem um volume de 20.000 m3.
  • E. o maior corte tem um volume de 10.000 m3.
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