Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação a logística, assinale a opção correta.

  • A. O custo total de transporte é integralizado por apenas duas parcelas: o frete principal e o frete dos transportes complementares.
  • B. Para limitar estoques, organizando entregas quando necessário, prática denominada just-in-time, é preferível a utilização de trens, em face da grande variedade de cargas que podem transportar e do baixo custo.
  • C. Transporte segmentado é aquele em que a unidade de carga é transportada em todo o percurso, utilizando duas ou mais modalidades de transporte, abrangidas por um único contrato.
  • D. O transporte aéreo, por apresentar custos comparativamente mais altos em relação aos demais, não é utilizado no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
  • E. A ferrovia possui disponibilidade linear, ao longo de seus eixos viários, formando linhas-tronco, ligações e ramais, que, por razões técnico-operacionais e econômicas, são de acessibilidade pontual em terminais, estações, pátios e desvios particulares.

O diagnóstico da situação geral envolvendo a compreensão das causas dos defeitos é a etapa mais importante do levantamento da condição funcional para fins de projeto de restauração ou de gerência de manutenção de pavimentos. Acerca dos defeitos de superfície e de suas causas em obras de pavimentação, assinale a opção correta.

  • A. As causas do trincamento do tipo couro de jacaré incluem o envelhecimento do ligante e a ação repetitiva de cargas do tráfego.
  • B. O escorregamento devido à fluência da massa asfáltica é causado por adensamento diferencial do subleito que provoca comprimentos de onda da ordem de metros.
  • C. O afundamento por consolidação localizado está relacionado à falha na dosagem de mistura asfáltica, uma vez que o excesso de ligante provoca solevamento lateral e compensação volumétrica junto à depressão.
  • D. A exsudação é causada pelas falhas de adesividade do ligante agregado ou pela presença de água aprisionada e sobrepressão em vazios da camada de revestimento, o que gera deslocamento de ligante.
  • E. Trincas longitudinais longas são normalmente decorrentes de reflexão de trincas de bases de solo-cal ou de solo-cimento.

De acordo com a tabela 3A5AAA, é esperado que 1 m² de alvenaria seja executado por

  • A. um pedreiro e um servente em 45 minutos.
  • B. dois pedreiros e dois serventes em 45 minutos.
  • C. um pedreiro e um servente em 75 minutos.
  • D. um pedreiro e um servente em 60 minutos.
  • E. dois pedreiros e dois serventes em 75 minutos.

Com base na figura precedente, que apresenta um aterro para pavimento rodoviário construído sobre uma camada de solo mole, saturada, uniforme e homogênea, assinale a opção correta.

  • A. A utilização dos geodrenos aumentaria a estabilidade do aterro e diminuiria os tempos de recalque, graças à sua ação portante e à sua permeabilidade.
  • B. A utilização de bermas de equilíbrio causaria a diminuição da altura admissível do aterro.
  • C. Quanto maior for a espessura d de solo mole de fundação, maior deverá ser o recalque do aterro.
  • D. O ensaio de Índice de Suporte Califórnia (ISC) poderia ser utilizado para a determinação da resistência não drenada do solo mole de fundação, necessária para a análise da estabilidade do aterro.
  • E. Para garantir maior estabilidade do aterro, seria recomendado que sua construção ocorresse o mais rapidamente possível.

A tabela precedente representa a composição do BDI (bonificações e despesas indiretas) do orçamento de uma determinada obra de engenharia. Considerando que o orçamento tenha sido elaborado com base em todos os custos da obra e que as informações constantes na planilha estejam completas, assinale a opção correta.

  • A. Os impostos não incidem sobre os custos indiretos.
  • B. Todos os custos não classificados como indiretos devem estar considerados no orçamento como custos diretos.
  • C. Os riscos eventuais englobam os custos dos serviços necessários e não orçados.
  • D. Os custos com o canteiro de obras são um subitem dos custos com administração central.
  • E. Os encargos financeiros representam os custos com atraso de pagamento.

O orçamento de referência de determinada obra de restauração rodoviária, que está sendo auditada, data de março de 2014. O contrato da obra, assinado em janeiro de 2015, previa cláusula de reajuste vinculada à variação de índices de preços setoriais. Em março de 2015, a construtora requereu o reajuste com base na variação dos preços — que foi concedido pela administração em janeiro de 2016, um ano após a assinatura do contrato. Em junho de 2015, os órgãos de pesquisa oficiais mostraram aumento de 60% no preço dos insumos asfálticos, que estão na faixa A da curva ABC. Durante a obra, a construtora, autorizada pela administração, subcontratou os serviços de drenagem e recuperação de obras de arte especiais. A obra foi entregue em junho de 2016 a uma comissão de servidores que lavrou o termo de recebimento definitivo. Em agosto de 2016, foram detectadas fissuras nos acostamentos, nos consolos de sustentação das pontes e afundamentos de trilhas de rodas.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. O aumento dos insumos asfálticos justifica o reequilíbrio econômico-financeiro, situação em que a administração deve, para o cálculo do valor do aditivo, substituir, em todas as fichas de composição de custos da obra, o valor anterior do insumo pelo novo valor de mercado.
  • B. Os boletins de medição devem ser suportados por memórias de cálculo, podendo, para o cálculo dos volumes no caso dos cortes, ser aplicado o método das áreas, fazendo-se o levantamento topográfico das seções transversais finais de forma solidária com as referências de nível que referenciam as seções primitivas, com as quais as seções transversais finais serão comparadas.
  • C. Apesar da responsabilidade objetiva do construtor, o direito da administração de acionar a construtora para a correção das falhas detectadas na obra decaiu em decorrência da lavratura do termo de recebimento definitivo, por meio do qual a administração dá quitação plena à construtora.
  • D. A administração agiu corretamente ao admitir o reajuste por índices de preços setoriais um ano após a data de assinatura do contrato.
  • E. Em caso de atraso justificado em uma obra, é possível a celebração de termo aditivo de prazo, não cabendo, entretanto, o pagamento, pela administração, de itens como manutenção do canteiro e administração local.

Assinale a opção que apresenta corretamente tipos de custos que, em um orçamento de uma obra, são considerados encargos sociais.

  • A. Custos relativos às despesas com encargos sociais e trabalhistas da mão de obra.
  • B. Custos indiretos, restritos às despesas com alimentação e transporte de pessoal da sede da empresa.
  • C. Custos com atividades sociais para a comunidade próxima à obra.
  • D. Custos relacionados às ações sociais desenvolvidas pela empresa construtora para atender a interesses dos funcionários.
  • E. Custos com a construção de áreas de lazer para a mão de obra residente no canteiro de obras.

Com relação às operações de terraplanagem, pavimentação e recuperação de obras rodoviárias, assinale a opção correta.

  • A. Em se tratando do CBR (california bearing ratio) ou Índice de Suporte Califórnia, o valor da resistência à penetração de determinado material é computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente à penetração em uma amostra do mesmo material, obtido no ensaio de compactação a 100% do proctor normal, que é adotado como padrão de referência.
  • B. Materiais selecionados para a execução de bases devem apresentar capacidade de suporte maior ou igual a 60% (ISC 60%), determinado por meio de ensaio de CBR.
  • C. O acréscimo de aditivos, como o cimento e a cal, em bases granulares tem por objetivo primordial o aumento do índice de plasticidade do solo utilizado.
  • D. O rolo de compactação do tipo pé-de-carneiro é especialmente indicado para a compactação de areias com teor de finos que passem pela peneira n.º 200 menores que 5% em peso.
  • E. Na restauração de pavimentos, uma camada típica de alívio de tensões pode ser obtida por meio de uma estrutura geotêxtil-asfalto, que forma uma camada de descontinuidade visco-elástica que reduz a velocidade de propagação de trincas e é eficiente em trincamentos de alta severidade.

A figura I mostra uma janela do AutoCAD, com um projeto em que foi inserido o desenho de um círculo; a figura II apresenta a janela em que os círculos foram reproduzidos.

Para gerar as cópias do círculo, como mostra a figura II, em uma única ação, pode-se utilizar o comando

  • A. Hatch.
  • B. Scale.
  • C. Block.
  • D. Rectangular Array.
  • E. Polar Array.

A tabela I apresentada mostra a distribuição, em uma terraplanagem, dos materiais dos cortes pelos aterros cujas camadas finais somam 550 m3. A tabela II apresenta os resumos de custo unitário do SICRO – Paraná. Com base nessas informações e nas tabelas, é correto afirmar que o valor da terraplanagem está entre

  • A. R$ 22.000 e R$ 24.000.
  • B. R$ 24.000 e R$ 26.000.
  • C. R$ 26.000 e R$ 28.000.
  • D. R$ 28.000 e R$ 30.000.
  • E. R$ 30.000 e R$ 32.000.
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