Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne a responsabilidade técnica e recursos orçamentários, julgue os itens subsecutivos. No caso de alteração dos serviços contratados, é facultada à fiscalização a antecipação do pagamento pela execução dos novos serviços, devendo ser elaborada a adequação do contrato.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização e à administração pública do setor rodoviário, assinale a opção correta.

  • A. A formulação da política rodoviária, na esfera estadual, é da competência dos departamentos de estrada de rodagem.
  • B. A administração da infraestrutura do sistema federal de viação é da competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
  • C. Os traçados das rodovias radiais desenvolvem-se segundo a direção geral leste-oeste.
  • D. A regulação e a supervisão das atividades de prestação de serviços de transporte e de exploração da infraestrutura rodoviária e da ferroviária competem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
  • E. A formulação da política do setor rodoviário, em nível federal, é da competência do Ministério dos Transportes.

No que concerne a responsabilidade técnica e recursos orçamentários, julgue os itens subsecutivos. O projeto básico deve ser elaborado após a conclusão do projeto executivo e antes da execução da obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos elementos componentes do sistema ferroviário, assinale a opção correta.

  • A. Bitola é a distância medida entre os eixos dos boletos das duas filas do trilho.
  • B. Em um sistema de fixação rígida é mantida constante a pressão de contato ao trilho, o que garante a sua fixação e o retensionamento da via, absorve as vibrações e os impactos inerentes à ação do tráfego ferroviário, além de impedir o deslocamento longitudinal dos trilhos.
  • C. A superelevação máxima é aquela na qual a resultante do peso e da força centrípeta é perpendicular ao plano dos trilhos. Para evitar o risco de desequilíbrio de vagões em caso de parada de uma composição, esse valor deve ser maior para bitola métrica e menor para bitola larga.
  • D. Estruturalmente, o trilho é dimensionado como uma viga bi-apoiada, levando-se em conta o seu momento de inércia, definido pelas dimensões padronizadas, pelo material de que é constituído e pelas cargas que suportará, transmitindo os esforços aos demais elementos da via.
  • E. Os dormentes de concreto armado, monobloco, não protendido, comumente apresentam fissuras próximas à sua seção central devido à ação dos momentos fletores causados pelas cargas concentradas provenientes dos trilhos.

No que concerne a responsabilidade técnica e recursos orçamentários, julgue os itens subsecutivos. O órgão contratante deve prever os recursos orçamentários específicos que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executados no curso do exercício financeiro, de acordo com o cronograma físico-financeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada uma das componentes de um sistema de transporte é constituída por um conjunto de elementos que se inter-relacionam para o atingimento de um mesmo objetivo, a satisfação do usuário. Assinale a opção correspondente às componentes de um sistema de transportes.

  • A. elementos físicos, recursos humanos, normas operacionais
  • B. programação de horários, alocação da tripulação, padrões de conexão, relação custo/nível de serviço
  • C. infraestrutura, veículos, equipamentos, sistemas de controle
  • D. controle de tráfego, dispositivos de sinalização, semáforos
  • E. vias, terminais, veículos

No que concerne a responsabilidade técnica e recursos orçamentários, julgue os itens subsecutivos. Os estudos e projetos somente poderão ser submetidos ao julgamento das autoridades competentes e só terão valor jurídico quando providenciada a anotação de responsabilidade técnica (ART).

  • C. Certo
  • E. Errado

Em determinada via arterial que leva ao centro de uma cidade, as condições de tráfego deterioram-se ao longo dos anos com ocupação urbana desordenada, ocupação da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, e aumento considerável do número de veículos. Na via circulam bicicletas, caminhões, carros, motocicletas, ônibus e pedestres. A via tem doze metros de largura, é dividida em três faixas de quatro metros e existem inúmeras interseções semaforizadas que criam congestionamentos durante os horários de pico da manhã e da tarde. Embora existam alternativas de rota para caminhões, essa via arterial representa o menor percurso para veículos de transporte de cargas. Por sua vez, o transporte coletivo urbano, por ônibus, acumula queixas de baixa confiabilidade, baixo conforto e preços elevados de tarifa. A secretaria de transportes do município busca alternativas que desafoguem o trânsito dessa via arterial, mas que sejam compatíveis com as limitações de caixa.

A respeito das possíveis soluções para essa via, assinale a opção correta.

  • A. A utilização de faixas exclusivas de ônibus incentivará expressiva migração de usuários para o transporte coletivo, o que eliminará os congestionamentos nos horários de pico, garantirá expressiva melhora no nível de serviço e redução no tempo de viagem.
  • B. A utilização de semáforos temporizados, por reduzir a zona de dilema dos motoristas, é suficiente para melhorar a fluidez na via.
  • C. A repintura da via para permitir quatro faixas de três metros não é uma solução cara e poderia melhorar o nível de serviço, orientando o tráfego, eliminando incertezas, principalmente nas conversões, garantindo que o tráfego flua mais suavemente.
  • D. A solução mais viável é aumentar a quantidade de faixas, uma vez que implica intervenções relativamente rápidas, de baixo custo e de repercussão imediata na melhoria do nível de serviço.
  • E. Restringir a circulação de caminhões não é adequado porque, na prática, não repercutirá em melhoria no nível de serviço, tampouco em economia do tempo de viagem, tirando do transporte rodoviário de carga uma de suas principais características que é a versatilidade.

Ao fiscalizar uma obra pública, o engenheiro exigiu do construtor, como condição de liberação do boletim de medição, a apropriação dos serviços executados no período. Tendo o responsável pela execução informado que a empresa havia executado apropriação apenas dos serviços significativos, e não de todos, o fiscal notificou a empresa e encaminhou o problema para o gestor do contrato, para que se iniciasse um processo de aplicação de penalidade.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

À fiscalização técnica da obra não compete a aplicação de penalidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de terminais de transporte, assinale a opção correta.

  • A. Terminais aeroportuários do tipo satélite são aqueles onde as áreas de processamento e de acomodação são comuns, com saídas diretamente para o pátio.
  • B. Nos terminais aeroportuários do tipo remoto, há a redução de movimento de aeronaves no pátio, a possibilidade de se moldar à demanda e a redução de distâncias percorridas pelos passageiros.
  • C. Em um terminal ferroviário, o número de linhas necessárias em cada um dos feixes de recepção e de expedição de vagões é diretamente proporcional às horas de disponibilidade diária das linhas em exame e inversamente proporcional às horas de ocupação da linha por trens que tenham origem, destino ou passagem com permanência prevista para o dia de maior demanda.
  • D. Nos terminais portuários, as defensas elásticas atuam transformando a energia potencial das embarcações em energia cinética de deformação elástica, por meio do emprego de elementos metálicos, que, além do bom comportamento mecânico, resistem à ação da água do mar.
  • E. Nos terminais aeroportuários do tipo linear, as áreas de processamento ficam concentradas no corpo principal e as áreas de acomodação são distribuídas pelo corredor.
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