Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito de lajes pré-moldadas treliçadas com lajotas de cerâmica, julgue os itens seguintes. A tecnologia de lajes pré-moldadas treliçadas se restringe a coberturas, sendo vedada sua utilização como laje de pavimento, pois suas estruturas são pouco resistentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

ferramenta informatizada MS-Project permite o planejamento e o acompanhamento de projetos de uma forma rápida e eficiente, sendo uma de suas características

  • A. a limitação de uma única linha de base para todo o projeto.
  • B. a disponibilidade de dez tipos diferentes de recursos para sua classificação.
  • C. a possibilidade de o recurso alocado em uma atividade poder ser distribuído de acordo com uma equação de curva normal.
  • D. a limitação de se planejar o projeto a partir de um início previamente definido.
  • E. a possibilidade de se adotar uma taxa de valor diferenciada para trabalhos realizados em hora extra.

No que se refere à fiscalização de obras rodoviárias, julgue os itens que se seguem. Antes do início da obra, o engenheiro fiscal deve verificar se o calculista considerou no projeto a contagem de tráfego, as séries históricas do tráfego da região e as taxas de crescimento e o tráfego gerado pela rodovia. Caso haja alguma inconsistência nessas informações, ele deve convocar o projetista para, no menor prazo possível, esclarecer as inconsistências, pois a revisão desses itens pode acarretar alterações nas espessuras das camadas ou no tipo de material aplicado na rodovia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se que a figura ilustra uma rede PERT/CPM, cujas atividades, representadas por letras, possuem durações iguais; e considerando-se ainda que a última data de término do projeto é igual à primeira data de término, é correto afirmar que esse projeto

  • A. possui três caminhos críticos.
  • B. é destituído de caminho crítico.
  • C. dispõe de diferentes durações do caminho crítico.
  • D. tem um único caminho crítico.
  • E. conta apenas com dois caminhos críticos.

No que se refere à fiscalização de obras rodoviárias, julgue os itens que se seguem. É recomendável que o engenheiro fiscal da obra acompanhe pessoalmente os ensaios que constituem o controle tecnológico de cada etapa da construção e seus resultados, condicionando a aceitação dos serviços executados a tais resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em orçamentação de obras públicas, são considerados custos diretos

  • A. os percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço.
  • B. as taxas de risco do empreendimento.
  • C. as taxas de rateio da administração central.
  • D. o seguro e a garantia do empreendimento.
  • E. os encargos sociais da mão de obra que atua nos serviços a serem executados.

Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária, elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem, que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas fossem executadas com grau de compactação igual a 100% do proctor intermediário, para atender determinadas normas.

A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.

O valor unitário do serviço executado com proctor intermediário será equivalente ao do serviço previsto na planilha com proctor normal, pois, embora enseje o aumento do número de passagens do rolo compressor, causa a diminuição do trabalho dos caminhões-tanques.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da coleta de preços de acordo com a metodologia do SINAPI para orçamentação de obras públicas, é correto afirmar que os preços

  • A. de todos os insumos são coletados trimestralmente.
  • B. da mão de obra são dados de custos de regime de empreitada.
  • C. de insumos representativos são coletados semestralmente.
  • D. adotados nas composições de custos são os medianos.
  • E. de todos os insumos são coletados mensalmente.

Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária, elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem, que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas fossem executadas com grau de compactação igual a 100% do proctor intermediário, para atender determinadas normas.

A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.

Apenas se houver impacto financeiro significativo será necessário realizar aditivo contratual para incluir na planilha orçamentária a quantidade e o valor referentes ao serviço de terraplenagem com grau de compactação executado com proctor intermediário, não sendo necessária nenhuma alteração relativa ao proctor normal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária, elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem, que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas fossem executadas com grau de compactação igual a 100% do proctor intermediário, para atender determinadas normas.

A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.

O número de golpes por camada no ensaio de compactação de laboratório é igual ao número de passadas do rolo compressor em campo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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