Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante as etapas de projeto e execução de rodovias devem ser realizados diversos ensaios para a caracterização de solos, rochas e materiais aplicados. Sobre estes ensaios, é incorreto afirmar que
o coeficiente de empolamento do material deve ser calculado a partir de ensaios de densidade in situ.
o ensaio de índice de suporte Califórnia permite avaliar a capacidade de suporte da plataforma a ser executada, com solo compactado, para o projeto da superestrutura do pavimento.
o ensaio de palheta, também conhecido como vane test, é utilizado para determinação da resistência ao cisalhamento de argilas moles.
informações importantes são obtidas a partir de uma análise tátil-visual, tais como a plasticidade e a umidade ótima.
os ensaios de compressão triaxial e de cisalhamento direto são úteis para a determinação da inclinação de taludes de cortes e aterros realizados.
Sobre projetos geométricos de rodovias, é incorreto afirmar que
as ordenadas de Bruckner correspondem às diferenças entre as cotas projetadas para a estrada e as cotas de seu perfil original.
o greide de uma estrada é o conjunto das alturas projetadas para execução de seu perfil longitudinal.
o raio mínimo de uma curva horizontal é definido em função da velocidade de projeto e da taxa máxima de superelevação.
uma curva circular composta é formada por duas curvas circulares consecutivas de raios diferentes.
uma curva circular composta é formada por duas curvas circulares consecutivas de raios diferentes.
Um canal retangular, que transporta uma vazão de 1,0 m3/s, tem em um trecho pedregulhoso uma profundidade média de 20 cm e uma largura de 1,0 m. Qual será a velocidade se a sua largura for aumentada para 3,0 m, reduzindo a altura da lâmina para 10 cm?
Apesar de ser praticamente impossível executar concretos totalmente livres de fissuras, existem medidas que reduzem sua ocorrência. Sobre fissuras em estruturas de concreto, é incorreto afirmar que
fissuras superficiais no concreto em estado plástico são conseqüência da rápida evaporação da água na superfície do material.
uma das principais medidas tomadas para a redução do fissuramento de concretos é o de cura deste material.
o uso de maiores teores de água e o aumento do teor de agregado graúdo são importantes para a redução da retração hidráulica do concreto.
quanto mais fino for o cimento e os agregados utilizados, maior será a retração do concreto.
a retração química ocorre em função da redução de volume resultante do processo de hidratação do cimento.
A corrosão de armaduras em estruturas de concreto é um dos principais mecanismos de deterioração que afetam a sua durabilidade. Sobre a corrosão em armaduras, é incorreto afirmar que
o processo de corrosão estabelece uma expansão local no concreto, originando o surgimento de tensões de tração no material e sua fissuração.
as estruturas expostas ao ambiente marítimo são altamente propensas a apresentarem problemas de corrosão, principalmente aquelas permanentemente submersas em água salgada.
com relação ao concreto armado, o processo de corrosão eletroquímica é muito mais relevante que o de oxidação.
a presença do hidróxido de cálcio liberado na hidratação do cimento Portland é extremamente importante para a proteção das armaduras contra a corrosão.
a redução da permeabilidade a gases e água do concreto possibilita a redução da ação dos mecanismos de corrosão.
Com relação à sustentabilidade, a NBR ISO 14040 (2001) – Gestão Ambiental – Avaliação do ciclo de vida – Princípios e Estrutura – estabelece algumas definições que serão apresentadas a seguir. Assinalar a opção incorreta.
Aspecto ambiental – elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização, que pode interagir com o meio ambiente.
Entrada – material ou energia que entra em uma unidade de processo.
Ciclo de vida – estágios sucessivos e encadeados de um sistema de produto, desde a aquisição da matéria-prima ou geração de recursos naturais até a disposição final.
As fases da avaliação do ciclo de vida – ACV são objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação de impactos e interpretação de resultados.
A análise crítica aumenta a credibilidade de estudos da ACV, porém ela não deve ser conduzida internamente por especialista interno, mas sempre por especialista externo.
Para a avaliação de sistemas construtivos inovadores, é necessário o conhecimento de definições e metodologia de avaliação adequadas, sendo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo a instituição que mais tem desenvolvido este assunto; posteriormente, em 2000, a Caixa Econômica Federal também editou um manual para a avaliação de sistemas inovadores; ainda, a necessidade de normalização da documentação existente culminou com a apresentação de um projeto de norma da ABNT 02:136.01.001:2002 para a avaliação de edifícios habitacionais. Tendo como base a conceituação já conhecida, que vem sendo empregada ao longo destes anos, assinalar a opção incorreta.
A certificação de conformidade é utilizada para produtos inovadores e a referência técnica ou certificado de homologação é utilizada para produtos convencionais.
Norma de desempenho é o conjunto de requisitos e critérios estabelecidos para um produto, independente da sua forma ou dos materiais constituintes, com base em exigências do usuário.
Norma prescritiva é o conjunto de exigências estabelecidas para um produto específico, com dimensões, formato e materiais constituintes perfeitamente definidos, com base na consagração do uso ao longo do tempo.
Durabilidade é a capacidade de o produto conservar ao longo do tempo propriedades compatíveis com a utilização prevista, sob condições de instalação, operação e manutenção especificadas pelo seu produtor e/ou fornecedor.
A metodologia de avaliação de desempenho de sistemas construtivos inovadores constitui-se basicamente por levantamento das exigências dos usuários; estabelecimento dos requisitos e critérios; e seleção dos métodos de ensaios mais adequados a serem empregados.
A chapa de gesso acartonado para divisórias tem sido utilizada hoje freqüentemente como uma solução para a alvenaria racionalizada. Com base em algumas definições e classificações estabelecidas na NBR 14715 (2001) – Chapas de gesso acartonado – Requisitos –, assinalar a opção incorreta.
As chapas de gesso acartonado são fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua.
Borda rebaixada é a borda longitudinal conformada na fabricação, com rebaixo para facilitar o tratamento das juntas das chapas.
As chapas devem ser sólidas, ter faces planas, sem ondulação e sem manchas, e o cartão deve estar solidário ao gesso.
Quanto aos tipos de chapas, a chapa tipo standard é utilizada em paredes e revestimentos, não sendo recomendada para forros.
São estabelecidas tolerâncias das características geométricas estabelecidas pela norma para espessura, largura, comprimento, esquadro e rebaixo.
A curva S é uma ferramenta gráfica utilizada para controle da aplicação e consumo de recursos ao longo da execução de um empreendimento. Com relação a esta ferramenta, é incorreto afirmar que
a curva S depende da existência de um planejamento adequado para o consumo de recursos durante a execução da obra.
a curva S pode ser utilizada como ferramenta no controle do consumo de concreto durante a execução da obra.
a curva S caracteriza os recursos a serem utilizados apenas em termos monetários, relacionando-os às datas previstas de utilização.
a curva S pode ser utilizada na avaliação do progresso físico da obra em função do custo apropriado.
a curva S apresenta sempre o consumo acumulado de recursos ao longo do tempo de construção.
Considerando-se os principais materiais e equipamentos utilizados durante a etapa de locação da obra, assinalar a opção incorreta.
Madeira bruta.
Arames e pregos.
Trena, nível de mangueira e nível de bolha.
Equipamentos de proteção individual.
Barra de aço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...