Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É necessário que o engenheiro civil tenha um conhecimento básico de leis, no que se refere às definições de obras, serviços, tipos de execução, serviços técnicos especializados etc. Tomando-se como base a Lei no 8.666, assinalar a opção incorreta.

  • A.

    Obra é toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

  • B.

    O patrocínio ou a defesa de causas judiciais ou administrativas fazem parte, juntamente com outros itens, de serviços técnicos e profissionais especializados.

  • C.

    Projeto executivo é o conjunto dos elementos necessários e suficientes para a execução completa da obra, de acordo com as normas da ABNT.

  • D.

    É exigido, no caso do projeto básico, o orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados.

  • E. A execução indireta é a que o órgão ou entidade contrata com terceiros, apenas para os regimes referentes à empreitada por preço global e por preço unitário.

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H, por meio de Itens e Requisitos do Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras – SIQ, estabelece critérios para a implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas construtoras. Sobre tais requisitos, é incorreto afirmar que a empresa construtora deve

  • A.

    estabelecer uma lista própria de serviços controlados, baseada em seu sistema construtivo e na lista mínima apresentada no SIQ.

  • B.

    elaborar um Plano da Qualidade da Obra para cada uma de suas obras.

  • C.

    realizar o planejamento e o controle do andamento da execução de suas obras.

  • D.

    garantir que todos os materiais utilizados são corretamente identificados e manuseados.

  • E.

    monitorar informações relativas à percepção do cliente quanto ao atendimento de seus requisitos.

A sustentabilidade nos dias atuais é uma necessidade, tendo em vista a escassez de recursos nas áreas de energia e de matéria-prima que em breve poderemos enfrentar. A utilização de materiais que possuam uma vida útil prolongada ou permitam a reciclagem, quando findada a sua vida útil, é uma prerrogativa na construção civil. A legislação brasileira vem evoluindo neste campo, e a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio-Ambiente - CONAMA, de 5 de julho de 2002, art. 3º, estabelece que os resíduos da construção se classificam como classe A, B, C e D, sendo correto afirmar que

  • A.

    a classe A considera somente os entulhos cerâmicos que podem ser reaproveitados na própria indústria da construção, em aterros e argamassas de revestimento.

  • B.

    a classe B considera somente os entulhos de concreto e argamassas que, como os resíduos classe A, podem ser reaproveitados na própria indústria da construção, em blocos, meio fio e contrapisos.

  • C.

    classe A são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados.

  • D.

    classe A são os resíduos perigosos, que não podem ser reciclados.

  • E. classe B são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas ainda tecnologias de reciclagem.

A Norma Regulamentadora 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, com o objetivo de implementar procedimentos de aspecto preventivo relacionados às condições de trabalho na construção civil. À luz dessa legislação, responda às questões 57, 58 e 59.

Uma empresa iniciará as atividades em um canteiro de obras para a construção de uma edificação de 18 andares. A obra pode ser dividida em 5 fases: mobilização do canteiro, fundação, estrutura, acabamento e desmobilização do canteiro. A fase de mobilização do canteiro terá uma duração de 45 dias e utilizará 30 funcionários. A fase de fundação terá uma duração de 3 meses e utilizará 40 funcionários. A fase de estrutura terá uma duração de 9 meses e utilizará 110 funcionários. A fase de acabamento terá uma duração de 6 meses e utilizará 290 funcionários. A fase de desmobilização do canteiro fundação terá uma duração de 1 mês e utilizará 20 funcionários. Considerando (I) que a mão-de-obra desse canteiro de obras é formada de homens e mulheres na mesma proporção (50%), e (II) que essas fases não se misturam no tempo, assinale a opção correta

  • A.

    O canteiro de obras não precisará ter um PCMAT implantado na fase de desmobilização do canteiro

  • B.

    Na fase de acabamento, o canteiro deverá ter, no mínimo, 30 chuveiros instalados nas áreas de vivência

  • C.

    O canteiro de obras precisará, obrigatoriamente, ter um SESMT implantado em todas as suas fases.

  • D.

    Em nenhum momento será necessário um engenheiro de segurança do trabalho no canteiro

  • E.

    Caso haja alojamento no canteiro, esse deverá observar a separação de sexos (masculino e feminino).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...