Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na concepção moderna da drenagem urbana, a canalização de um curso d'água por meio de galerias fechadas ou de canais artificiais de concreto NÃO é recomendada porque estas estruturas
reduzem a capacidade de vazão e a velocidade no trecho canalizado, resultando em novas inundações locais.
aumentam o risco de falhas do sistema de captação pluvial periférico.
reduzem a velocidade do escoamento e a vazão, evitando que a cheia se propague para jusante.
aumentam a velocidade e a capacidade de vazão, mas transferem os picos de vazão e o lixo carreado para jusante.
aumentam os custos das obras civis e das desapropriações.
Com relação aos tipos mais comuns de vidros utilizados na construção civil, analise:
I. Um vidro de segurança balístico deve, necessariamente, ser composto de lâminas de vidro e películas plásticas alternadas, na quantidade e espessuras adequadas para a proteção contra determinado tipo de disparo de arma de fogo.
II. Um vidro laminado é um conjunto de, pelo menos, dois vidros comuns que são justapostos e temperados ao mesmo tempo, sofrendo uma soldagem natural que diminui ao máximo as tensões residuais.
III. Os vidros que podem ser cortados para ajustes durante as instalações em caixilhos são os vidros planos comuns e os laminados; ao contrário, os vidros que não podem ser cortados são os vidros temperado e o aramado.
É correto o que consta em
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
No assentamento de placas com área de 300 cm2, para revestimento cerâmico em alvenaria, as espessuras em mm das juntas a serem realizadas em paredes internas e externas, devem ser, respectivamente, de
2,5 e 1,5.
2,0 e 5,0.
3,0 e 3,0.
4,0 e 3,0.
3,0 e 5,0.
As espécies de madeira aplicadas à construção civil que estão corretamente apresentadas em ordem crescente de dureza são
mogno, imbuia, aroeira e cerejeira.
aroeira, mogno, virola, e imbuia.
virola, cerejeira, imbuia e aroeira.
aroeira, mogno, cedro e virola.
virola, aroeira, cedro e imbuia.
As "janelas de correr", abaixo representadas, apresentam algumas vantagens que fazem deste um dos modelos mais utilizados em obras residenciais ou comerciais.
O sistema de correr apresenta como vantagens:
a não-projeção de folhas interna ou externamente ao ambiente aplicado; facilita o uso de telas mosquiteiras, persianas ou grades externas; pode ter até 4 folhas.
pode ser utilizado em obras institucionais, comerciais e residenciais; proporciona ampla ventilação nos ambientes através de sua abertura; total estanqueidade para a chuva, além de isolamento térmico e acústico, dada sua condição fixa, com bloqueio à abertura.
pode ser usado como fechamento de fachadas e pele de vidro; permite conjugação com outros modelos de portas e janelas; seu alto desempenho em relação à estanqüeidade à água e cargas de vento permite sua utilização em todas as regiões do país.
permite a montagem de duas ou mais esquadrias em diferentes ângulos; possibilita a união por meio de quadros fixos com modulação de 4 esquadrias ou mais.
protege pessoas de quedas e acidentes em função de desnível de piso; desenvolvido para aplicação periférica em varandas externas, mezaninos e escadarias; tem largura e altura variáveis, podendo chegar até 1,5 m de altura.
Em relação à estocagem de materiais, considere:
I. Quando forem realizados estoques de materiais nos andares de um edifício em construção, os mesmos devem ser distribuídos próximos ao início dos vãos de cada viga daquele andar, escolhendo, preferencialmente, as vigas internas.
II. Os depósitos de placas cerâmicas nos andares específicos devem, preferencialmente, ser posicionados próximos aos equipamentos de transporte, como os guinchos ou elevadores, facilitando o deslocamento dos excedentes para os outros andares.
III. Quando da necessidade de estocagem de materiais em andares de edifícios em obra, estes devem ser posicionados próximos aos pilares existentes, preferencialmente, os pilares internos à planta da edificação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
II.
III.
I e II.
I.
As especificações CV-E, CV-C e CV-P descrevem de maneira normalizada, respectivamente, os seguintes produtos:
cal classe V especial, cal classe V comum e cal classe V em pedra.
cal classe V com escória, cal classe V com clínquer e cal classe V com pozolana.
cal virgem estável, cal virgem calcinada e cal virgem pulverulenta.
cal virgem com escória, cal virgem com clínquer e cal virgem com pozolana.
cal virgem especial, cal virgem comum e cal virgem em pedra.
Considere as tabelas abaixo.
A correlação correta entre as tabelas é
I - Y ; II - W ; III - Z ; IV - X
I - X ; II - Y ; III - W ; IV - Z
I - Z ; II - X ; III - Y ; IV - W
I - W ; II - Z ; III - X ; IV - Y
I - W ; II - Y ; III - X ; IV - Z
Considere:
I. Produto constituído em sua maior parte de silicatos de cálcio com propriedades hidráulicas.
II. Materiais silicosos ou sílico-aluminosos que, quando finamente divididos e na presença de água, reagem com o hidróxido de cálcio, à temperatura ambiente, para formar compostos com propriedades cimentícias.
III. Materiais provenientes da calcinação de determinadas argilas que, quando tratadas a temperatura entre 500 °C e 900 °C, adquirem a propriedade de reagir com o hidróxido de cálcio.
IV. Resíduos finamente divididos provenientes da combustão de carvão pulverizado ou granulado.
As frases acima descrevem, respectivamente,
clínquer Portland, materiais pozolânicos, argilas calcinadas e escória de alto-forno.
clínquer Portland, materiais pozolânicos, argilas calcinadas e cinzas volantes.
materiais pozolânicos, argilas calcinadas, cinzas volantes e clínquer Portland.
materiais pozolânicos, argilas calcinadas, cinzas volantes e escória de alto-forno.
cinzas volantes, escória de alto-forno, materiais pozolânicos e argilas calcinadas.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Considere as afirmativas.
I. O ciclo PDCA, cuja sigla está em Inglês, é um método utilizado para alcançar metas como manutenção da qualidade da atividade ou melhoria do seu padrão. Suas quatro fases são Planejar (P), Executar (D), Verificar (C) e Corrigir (A).
II. O diagrama de causa-efeito demonstra uma estrutura de dados ou informações que possibilita a identificação das possíveis causas de um problema ou efeito.
III. O histograma é um gráfico de colunas que deve ser utilizado, preferencialmente, quando se quer visualizar onde devem ser concentrados os esforços de melhoria.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas
I e II, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...