Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tipo de Fundação Profunda
I. em que a própria estaca ou um molde é introduzido no terreno por golpes de martelo.
II. em que a própria estaca ou um molde é introduzido no terreno através de macaco hidráulico.
III. executada por perfuração com trado e posterior concretagem.
IV. executada por perfuração com o emprego de soquete.
I, II, III e IV descrevem, respectivamente, as estacas
cravadas por prensagem, tipo broca, apiloada e cravada por percussão.
cravadas por percussão, cravada por prensagem, tipo broca e apiloada.
cravadas por prensagem, escavada por injeção, tipo Strauss e apiloada.
cravadas tipo Franki, escavada tipo Strauss, estaca escavada e cravada por percussão.
escavadas tipo Franki, cravada tipo Strauss, tipo broca e tipo mista.
Em um concreto dosado a partir de um cimento CP-II-E-32,
I. quanto mais próxima de 0,35 L/kg for a relação água/cimento, maior será a resistência do concreto final.
II. um traço em volume 1:2:4 garantirá uma resistência à compressão a 7 dias certamente maior que 28 MPa.
III. um traço em massa que contenha mais que 420 kg de cimento por m3 de concreto é considerado de alto consumo de aglomerante.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Um local adequado de depósito de sacarias utilizadas em obra deve atender, necessariamente, dentre outros, aos seguintes requisitos:
utilizar, preferencialmente, cimento asfáltico no piso dos depósitos de armazenamento das sacarias; rampa para transporte de sacarias com largura mínima de 1,20 m.
garantir distância máxima de 50 metros entre o local do estoque e o local de uso do material para transporte manual de sacaria; garantir afastamento mínimo de 80 cm entre a pilha e a parede do estoque, para facilitar o acesso de operários.
garantir a distância máxima de 60 metros, para transporte manual de uma sacaria em qualquer situação; garantir que as pilhas montadas manualmente não excedam 20 sacas.
garantir que sacos de peso superiores a 20 kg não sejam transportados por mais de 50 m; separar as sacarias de gesso e de cimento em um único depósito.
garantir estrados de madeira dura, como peroba ou semelhantes, nos depósitos de sacarias; garantir entre as pilhas distância mínima maior ou igual a 30 cm.
Considerando os recalques das fundações nas estruturas de concreto, considere:
I. Refluxo ou ruptura de esgotos e galerias, emperramento das portas e janelas, desgaste excessivo de elevadores, são exemplos de patologias decorrentes de recalques globais lentos.
II. Apenas para os casos de recalques lentos e diferenciais, admite-se diferenças de até 30% entre o menor e o maior valor de recalque.
III. Quanto ao efeito de recalques em estruturas, danos arquitetônicos podem ser traduzidos como aqueles que se manifestam por meio de trincas em paredes, trincas em acabamentos, rupturas de painéis de vidro e ruptura nos revestimentos de mármores e granitos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Com relação ao gesso, é correto afirmar que
pode-se misturar até 10% de gesso ao cimento durante a moagem.
a resistência a tração do gesso é cinco vezes maior que a do cimento.
é uma mistura básica de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.
é utilizado em adição ao cimento como retardador de pega.
pode-se, ao contrário do cimento, adicionar açúcar ao gesso para a aceleração da pega.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Em relação aos princípios aplicados em obras de Construção Civil, considere:
I. É obrigatória a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho, antes do início das atividades, do endereço correto da obra, endereço e qualificação do contratante, tipo da obra, datas previstas de início e fim de obra, e número máximo de trabalhadores previstos para a obra.
II. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 15 trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.
III. Tratando-se de adaptação de contêineres, originalmente utilizados no transporte ou acondicionamento de cargas, deverá ser mantido, no canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico elaborado por profissional legalmente habilitado relativo à ausência de riscos químicos, biológicos e físicos.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
Quanto à execução de fundações, considere as afirmativas abaixo.
I. Nas obras onde há o risco de colapso das camadas do solo devido ao esgotamento local do lençol freático, pode-se injetar solução fraca de lama bentonífica em substituição ao volume de água retirada para evitar o desbarrancamento.
II. A escavação para fundação é feita em conformidade com o alinhamento, cotas e profundidades indicadas no projeto, o que reduz a ocorrência de sondagens complementares e os serviços de reconhecimento do subsolo.
III. Preliminarmente à execução das fundações, a executante deve prever alguns serviços complementares, tais como escavações, escoramentos, drenagens de cavas e rebaixamento de lençol d'água.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II e III.
III.
Sobre a instalação de vidros em obras, considere:
I. A vidraça, no caso de utilização em clarabóias ou telhados, deve ser adequadamente protegida com telas metálicas e, quando não o for, o vidro deve ser de segurança aramado ou laminado.
II. As chapas de vidro instaladas acima do pavimento térreo, quando dão para o exterior e não têm proteção adequada, só podem ser colocadas a 1,10 m acima do respectivo piso; abaixo desta cota, quando sem proteção adequada, o vidro deve ser de segurança laminado ou aramado.
III. O envidraçamento em caixa de escadas deve ser executado em vidro temperado com espessura maior que 8 mm, devidamente encaixilhado em todas as suas bordas, preenchido com massa em duas camadas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Durante uma diligência de rotina, um engenheiro deparouse com uma edificação sem ocupação, que apresentava algum grau de degradação. Ao investigar a obra, verificou que as fundações estavam comprometidas, foram construídas próximas à divisa do terreno, tinham diâmetros de 0,5 m e os espaços entre as mesmas permitiam fácil deslocamento. Sabe-se que durante a execução das fundações foram utilizados tubulações e guinchos. O sistema de fundação utilizado foi estaca do tipo
Raiz.
Franki.
Strauss.
Pré-moldada.
Hélice Contínua.
Durante o processo de pintura de um caixilho em aço, em que se verifica o desencadeamento de um processo de oxidação, o pintor deve optar por
riscar a tinta antiga para permitir a adesão da nova tinta esmalte tradicional, que deve ser aplicada diretamente sobre a base e, em seguida, aplicar uma camada de tinta esmalte especial para uso sobre ferrugem.
lixar levemente o local para criar uma superfície de ancoragem para receber a tinta, aplicar fundo tipo zarcão em uma ou duas demãos e, em seguida, usar tinta esmalte própria para uso diretamente sobre ferrugem.
lixar bem os locais enferrujados ou com começo de ferrugem e, logo após, aplicar uma ou mais demãos de fundo tipo zarcão seguida de uma ou duas demãos de tinta esmalte tradicional.
aplicar zarcão sobre a superfície oxidada para inibir a prospecção da ferrugem, lixar levemente a superfície para facilitar a aderência e aplicar, necessariamente em duas demãos, tinta esmalte comum.
remover toda a tinta antiga, aplicar uma demão de fundo preparador, lixar a superfície com lixa 220, aplicar uma demão de zarcão poliuretano e, em seguida, uma demão de esmalte sintético anti-oxidante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...